segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como Agir no Elevador em Pane - Utilidade Pública

Em um programa de televisão bombeiros ensinaram como agir em caso de elevador que trava, pára, dá pane.
76 pessoas no ano passado morreram porque confiaram no zelador, e ele usou uma chave de fenda, abriu certo pino e a pessoa que estava dentro, tentou sair pela metade aberta do elevador. O elevador movimentou-se e a pessoa, foi cortada ao meio. Outras tiveram mãos, braços, cabeças cortadas.

NUNCA tente sair pelo buraco ou parte aberta!!!

O procedimento correto é o seguinte:

Aperte o botão do alarme, ou o que indica que está avisando alguém.

Sente-se num canto; em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo... Procure lembrar-se que você está trocando tempo por segurança.

Não aceite ajuda de estranhos, e nem saia com o elevador aberto pela metade... (ele pode subir ou descer de repente).

O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo, e totalmente inoperante.. .

Daí ele avisa o outro bombeiro (via rádio) que faça o procedimento junto à porta do elevador... E este (elevador) vai subir, ou descer, completando o ciclo dele e parando em ponto seguro.

Explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total, e jamais um elevador cai, sem mais nem menos.

Portanto, a pessoa tem que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!

Além disso, ANTES de entrar sempre olhar se o elevador está parado . ESPERAR que as pessoas saiam ANTES de você entrar, e ficar atento no nº de ocupantes... Se está compatível com o peso que diz na placa!

Quando muito cheio, evite entrar, pois pode haver problema!!!

Então, resumindo, se ficar preso só saia com ajuda dos bombeiros... e não do zelador, ou de um 'abelhudo' que diz que tudo 'já está sob controle'.

E em caso de incêndio, JAMAIS use o elevador... Somente faça uso da escada...

Repasse aos seus amigos.
Você pode salvar uma vida.

Bombeiros - telefone: 193

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vale do Paraíba é a maior região produtora de arroz do Estado

A 1ª Festa da Abertura Oficial da Colheita do Arroz do Vale do Paraíba, de 4 a 6 de fevereiro, teve seu ponto alto na manhã de sábado (06/02/10), com a presença do prefeito Junior Filippo, que recebeu o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Queiroz, além de prefeitos e outras autoridades da região.
Na oportunidade, a secretário Antonio Queiroz trouxe uma mensagem muito positiva ao enfatizar que o Vale do Paraíba está na agenda do Governo do Estado de São Paulo como uma prioridade dentro do novo programa de rizicultura, que será lançado oficialmente em breve.
“Trata-se de incentivos à cultura do arroz no Vale do Paraíba, que vão proporcionar uma mudança de conceito e o renascimento dessa cultura que já foi muito importante em outros tempos. O Vale do Paraíba é nossa prioridade porque é a única região do estado que não reduziu a área plantada”, completou o secretário.
Segundo ele, o plantio de arroz no Estado de São Paulo já ocupou 340 mil hectares e, hoje, essa cultura não chega a 20 mil hectares.
O prefeito Junior Filippo agradeceu a presença do secretário e destacou a importância de Guaratinguetá sediar essa 1ª Festa de Abertura Oficial da Colheita do Vale do Paraíba, com uma série de eventos visando a transferência de tecnologia da cultura do arroz.
“É um evento regional que proporciona aos nossos produtores a oportunidade de se atualizar em relação a produtos e equipamentos, visando à produção de um arroz de melhor qualidade”, enfatizou.
Junior Filippo salientou que, atualmente, o Estado de São Paulo planta pouco mais de 17 mil hectares de arroz, sendo 16 mil hectares no Vale do Paraíba.
“Considerando que nosso Estado ainda compra 95% do arroz necessário para o consumo interno, existe muito espaço para o crescimento da nossa produção no mercado paulista”, concluiu o prefeito.
O secretário Washington Agueda destacou o planejamento na organização do evento, que começou em maio de 2009.
“Hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho de equipe que começou com a criação da Associação Rural do Piagui, passou pela mobilização de produtores e empresas do setor arrozeiro, pela instalação das vitrines tecnológicas (em setembro) e culminou com essa abertura oficial da colheita do arroz”, resumiu o secretário.
PREMIAÇÃO
Durante a Solenidade, o Concurso Campeão de Produtividade de Arroz Irrigado premiou os seguintes produtores:
• 1º Lugar: Luciano Zangrandi, com 12.330,69 quilos por hectare;
• 2º Lugar: Beto Barbeta (11.413,72 quilos por hectare);
• 3º Lugar: Julio Rossato (10.722,77 quilos por hectare);
• 4º Lugar: Rafael Roma (10.703,34 quilos por hectare);
• 5º Lugar: Wanderley Zangrandi (10.447,71 quilos por hectare).