quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sabesp conquista certificação ISO 14001 para 26 Estações de Tratamento de Esgoto




Empresa implanta Sistema de Gestão de Ambiental e concretiza ações voltadas para a prestação de serviços de saneamento com sustentabilidade ambiental


Vinte e seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Sabesp da Região Metropolitana de São Paulo e também do interior e litoral vão receber, hoje, dia 17/11, a certificação ISO 14001 - colocando a Sabesp entre as empresas com mais certificados ISO 14001 no setor de saneamento.

A companhia soma 22 novas ETEs certificadas, uma vez que as estações de Biritiba Mirim, Arujá e Salesópolis (Sede e Remédios) já haviam passado pelo processo.

“A certificação das instalações da Sabesp incorpora a dimensão ambiental às boas práticas de gestão empresarial. Representa um enorme avanço no sentido de alcançar a universalização do saneamento, considerando a utilização sustentável dos recursos naturais, a partir da integração de estratégias e habilidades para a melhoria contínua das operações e negócios da Sabesp”, define o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

Além do atendimento aos requisitos legais, a norma ISO 14001 requer uma atuação comprometida com os princípios da prevenção à poluição e da melhoria contínua dos trabalhos de cunho ambiental desenvolvidos na companhia.

“A certificação sela os resultados positivos da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas instalações da Sabesp. O sistema é destinado a controlar os diversos aspectos e os possíveis impactos sobre o meio ambiente decorrentes das atividades e processos oriundos das ETAs e ETEs, com vistas a melhorar de forma contínua suas operações”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, Wanderley da Silva Paganini.

O programa está em desenvolvimento desde 2007, quando teve início um processo de mudanças na empresa, no qual a gestão ambiental foi incorporada à Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, que teve ampliadas suas atribuições, com a criação da Superintendência de Gestão Ambiental.

“Os empreendimentos de saneamento estão sujeitos a inúmeras leis e regulamentos referentes ao meio ambiente e aos recursos hídricos. Esses dispositivos legais, reiterados pela própria cobrança do poder público e da sociedade, fazem com que a empresa tenha que aprimorar continuamente suas práticas de planejamento e gestão, incorporando obrigatoriamente a variável ambiental nas fases de concepção, implantação e operação dos projetos e empreendimentos”, explica Marcelo Salles, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente. “O desafio é enorme, considerando-se a dimensão e a diversidade da empresa, e a gestão descentralizada de negócios”, conclui.

ETES CERTIFICADAS:


- Águas da Prata
- Anchieta
- Arapongal/Registro
- Arujá
- Bichoró
- Biritiba Mirim
- Charqueada/Recreio
- Colômbia
- Embaú/Cachoeira Paulista
- Igarapava
- Jacupiranga
- Jarinú
- Massaguaçú
- Pariquera-Açu
- Parnaso
- Paulínia
- Pedrinhas Paulista
- Pedro de Toledo
- Pratânia
- Rechan
- Remédios
- Rifaina
- Salesópolis/Sede
- São Francisco Xavier
- Serra Azul
- Suzano


Assessoria de Imprensa/Sabesp
Mariangela Devienne
Tels: (11) 3388-9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário