terça-feira, 4 de janeiro de 2022

 

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO

Antonio Luiz Barbosa - TST

Evitando Acidentes em casa

Cuidado com crianças

Temos muito cuidado com os bebes, mas isso é relativamente fácil, mamam e dormem com exceção na hora das dores características.

Quando começam a sentar, andar ou correr tudo muda e os perigos de acidentes se tornam muitos. O costume de levar tudo a boca, pode causar engasgo quando tentam engolir, pois normalmente  o objeto é maior que a garganta, podendo até ocasionar cortes se for material duro ou afiado. Evite deixar que brinquem com objetos pequenos ou que soltem pequenas partes como rodinhas, parafusos, botões, bolinhas, etc...

Correr ou subir escadas

Correr é o que toda criança que mal aprendeu a andar já pensa que sabe. Os acidentes com os famosos galos e arranhões passam a ser mais frequentes, podendo até causar quebradura dependendo da queda.

Dentro de casa, observe se o tapete está no trajeto, se tem algum piso quebrado ou degraus que separam um cômodo de outro. Móveis com quina devem ser protegidos com tecido  grosso ou dobrado e nada de levar objetos que possam machucar ainda mais, no caso de queda.

Se a corrida for no quintal ou na calçada o ideal é vestir manga comprida e calça comprida ou abaixo dos joelhos, além de observar os obstáculos naturais como raízes de arvores que estouram o piso, piso quebrado, buracos, degraus, etc.

Escada Móvel ou fixa nunca deve ser escalada pela criança sozinha. O perigo de rolar ou cair de qualquer escada é muito grande, podendo causar quebradura ou até morte.

Queimaduras- Incêndios

Toda criança é curiosa, sempre presta muita atenção em que os adultos fazem e quando têm chance vão repetir. Evite usar fósforo, isqueiro, produtos inflamáveis, principalmente álcool com criança por perto. Na primeira chance irão repetir o ato podendo ocasionar e sofrer graves acidentes.

Não é difícil ver notícias que criança brincando com papel e fósforo colocam fogo em lixo, cortinas, guarda roupas e até podem incendiar a casa se os pais não ficarem atentos.

Produtos químicos também devem ser guardados em local fora do alcance dos pequenos. Dependendo da cor do produto e a embalagem em que é colocado, podem até ingerir, sabão líquido, detergente, água sanitária pensando que é refrigerante causando sérios problemas.

Fogão

Muitos são os acidentes com fogão, causados pelas crianças.

Queimaduras por derramar líquidos que estão fervendo como água ou óleo não são difíceis de acontecer. Um pequeno descuido querem ver o que está na panela e inocentemente as puxam pra cima deles causando queimaduras horríveis.

Outro detalhe é o gás, muitas vezes deixam o botão aberto e o gás vasa até os pais sentirem o cheiro. Nesse caso não acenda nem a luz porque uma fagulha do interruptor poderá causar uma explosão.

Se o fogão tiver acendedor automático, deixe sempre desconectado da tomada quando não estiver na cozinha.

Se usar isqueiro ou fósforo guarde-os em lugar seguro fora do alcance das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário