quarta-feira, 29 de junho de 2011
Guaratinguetá - Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (30/06/11), às 19h, começa a 6ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Faculdade Nogueira da Gama, com a participação do presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, Dr. Ademar Arthur Chioro dos Reis.
A secretária de saúde Nádia Meireles explica que, durante as pré-conferências, realizadas em todas as regiões da cidade, a comunidade apresentou suas reclamações, sugestões e propostas que serão encaminhadas para aprovação nesta Conferência, que vai até o dia 2 de julho.
“Com o tema: Todos usam o SUS – A integralidade e a Atenção Básica, nós queremos destacar essa conquista do povo brasileiro para a saúde pública”, enfatiza a secretária.
Confira a programação:
QUINTA-FEIRA (30/06/11)
• Às 19h – Credenciamento/Inscrição dos participantes e entrega do material
• Às 19h30 – ABERTURA OFICIAL e Composição de Mesa
• Às 20h – PALESTRA: “Todos usam o SUS” – A integridade e Atenção Básica, com Ademar Arthur Chioro dos Reis (Presidente do COSEMS)
• Às 21h30 – REGIMENTO INTERNO
• Às 22h – ENCERRAMENTO/COQUETEL.
SEXTA-FEIRA (01/07/11)
• Às 8h – INÍCIO das atividades com o CREDENCIAMENTO
• Às 9h – COMPOSIÇÃO DA MESA e apresentação das Propostas da V Conferência Municipal da Saúde (ano 2007), por Nádia Maria Magalhães Meireles (Secretária Municipal da Saúde)
• Às 10h – APRESENTAÇÃO DOS EIXOS
• Às 10h30 – INTERVALO para o café
• Às 11h30 – TRABALHOS EM GRUPO, com os coordenadores de eixos
• Às 12h30 – ALMOÇO
• Às 14h – TRABALHOS EM GRUPO, com os coordenadores de eixos
• Às 16h – RELATÓRIO FINAL
• Às 17h – ENCERRAMENTO.
• SÁBADO (02/07/11)
• Às 8h – INÍCIO COM APRESENTAÇÃO DOS EIXOS
• Às 11h – INTERVALO
• Às 11h30 – APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS
• Às 13h30 – RELATÓRIO FINAL
• Às 14h – ENCERRAMENTO.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 29/06/2011
Área da Notícia: Saúde
Guaratinguetá - Departamento de Cultura oferece Teatro de graça
O Departamento de Cultura da Prefeitura, em parceria com a Petrobras – Programa Petrobras Cultura, traz para Guaratinguetá a Companhia São Jorge de Variedades, apresentando dois grandes Espetáculos, vencedores do Prêmio Shell de Teatro:
• QUEM NÃO SABE MAIS QUEM É, O QUE É E ONDE ESTÁ, PRECISA SE MEXER, com Direção de Georgette Fadel, em única apresentação, nesta quinta-feira (30/06/11), à 19h no Espaço VivArte, com uma montagem que começa na rua e vai pra dentro do Teatro.
• O SANTO GUERREIRO E O HERÓI DESAJUSTADO, com a Companhia Paulista, no domingo (03/07/11), às 15h, na Praça Condessa de Frontin (Praça da Estação Ferroviária). Trata-se de uma montagem concebida para a rua, um musical que funde a história de Dom Quixote com a de São Jorge, o Santo Guerreiro, e reflete sobre o sentido do herói nos dias de hoje.
O diretor de cultura Humberto Miranda “Beto Mi” salienta que a Entrada para essas atrações é gratuita.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 29/06/2011
Área da Notícia: Cultura
08 e 09 de agosto de 2011 Blue Tree Premium Morumbi São Paulo
Informações da programação | Inscrições
A edição 2011
Nesta segunda edição, a VIEX preparou uma agenda que abordará de forma profunda questões relacionadas a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a urgente necessidade de organização de toda a cadeia de resíduos no Brasil.
Temas do II Fórum Resíduos Sólidos
e Waste to Energy:
Formatação de planos de gestão nacional, estaduais, municipais, microrregionais e intermunicipais
Metas obrigatórias e cronogramas para regulamentação
Incentivos econômicos e financeiros para operacionalização da regulação
Responsabilidade pós consumo – Responsabilidade compartilhada, sistema de logística reversa e formatação de acordos setoriais
Formatação de planos de gerenciamento para a indústria
Conversão de Resíduos em energia – A Transformação de um Passivo Ambiental em Recurso Energético
Regulação e formatação de um mercado para energia a partir de resíduos
Biogás e incineração - Potencial de geração, modelagem financeira e tecnologias
Local e Data:
08 e 09 de agosto de 2011
Blue Tree Premium Morumbi São Paulo
Avenida Roque Petroni Junior, 1000 São Paulo - SP
Informações e Inscrições de Participantes:
Telefone: (11) 5051-6535
e-mail: atendimento@viex-americas.com.br
Oportunidades de Patrocínio e Exposição:
Telefone: (11) 3791-4732
e-mail: patrocinio@viex-americas.com.br
Call for Speakers:
Interesse em palestrar e mostrar um estudo de caso
Telefone: (11) 3791-4732
e-mail: vinnicius@vxa.com.br
Escola Estadual Coronel Queiroz, em Redenção da Serra, recebe o programa nesta quinta-feira (30/6). Município passa a contar com dois ecopontos de co
A Sabesp implanta nesta quinta-feira, 30/6, o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL) no município de Redenção da Serra.
Serão instalados dois pontos de coleta de óleo de fritura, com perspectivas de se recolher até 500 litros de óleo por ano.
Segundo o coordenador do projeto em Taubaté, Carlos Gouvea, a região de Taubaté passa a contar agora com 29 pontos de coleta desse resíduo. “O programa é uma solução ambiental apresentada pela Sabesp, que depende muito da participação das pessoas para que continue dando certo. É bom para o meio ambiente, para a empresa e para a comunidade”, informa.
Todo material recolhido é destinado à Associação para a Valorização da Pessoa com Deficiência – AVAPE, que tem duas unidades em Taubaté e atende pacientes de toda a região. O material é encaminhado para fabricação de biocombustível e glicerina. A renda obtida é sempre revertida em benefício da instituição.
A partir do lançamento do PROL, o município de Redenção da Serra passará a contar com dois ecopontos: um ecoponto destinado aos estudantes e comunidades do entorno estará disponível nas dependências da Escola Estadual Coronel Queiroz e outro ecoponto, para os clientes da empresa, estará à disposição da comunidade no posto de operação da Sabesp, localizado à rua 2 de novembro, 89, centro.
Desde junho de 2010, a Sabesp vem implantando pontos de coleta de óleo usado na região de Taubaté, onde atualmente há 27 ecopontos, que já recolheram 6 mil litros de óleo, encaminhados para a reciclagem.
O evento – A cerimônia de lançamento do PROL em Redenção acontece a partir das 10h desta quinta-feira (30) na escola estadual Coronel Queiroz, localizada à avenida 7 de setembro, 251, no centro de Redenção da Serra. Participarão do lançamento professores, pais, alunos e representantes da Sabesp.
CARLOS GOUVÊA
Técnico em Gestão II
Divisão de Taubaté-RVDT
Tel: 12 36343096 - Fax: 12 36343030
São Paulo teve a madrugada mais fria dos últimos oito anos
clipping
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou terça-feira (28) a madrugada mais fria dos últimos oito anos na cidade de São Paulo. Os termômetros marcaram de 6,1 graus Celsius (ºC) no Mirante de Santana, na Zona Norte da capital. O frio só não foi mais intenso que o registrado em 2003, quando a temperatura caiu para 5,9º C. O Inmet faz a coleta de dados de forma convencional.
Já de acordo com os dados das estações automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo, as temperaturas foram ainda mais baixas nesta madrugada. Em Parelheiros, extremo sul da capital, foram registrados 2,3ºC. Em Tremembé, na região norte, o termômetro digital marcou 2,4ºC.
Apesar do frio intenso, o taxista Alfredo Ribeiro, de 60 anos, não se mostrou surpreso. “Eu não me surpreendo com o frio porque vivo aqui há muito tempo. Antigamente, tínhamos muito mais frio. Hoje, temos apenas alguns poucos dias de frio durante o inverno”, disse ele.
As baixas temperaturas pegaram a auxiliar de atendimento Vera Gomes de Sousa desprevenida. “Quando fui tomar o ônibus, passei frio no ponto. Eu sabia que ia esfriar, mas não achei que seria tanto”.
Os aeroportos de Guarulhos e do Campo de Marte registraram 3°C por volta das 6h. No Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital, os termômetros marcaram 7°C às 7 horas.
A Polícia Civil de Juquitiba, cidade da Grande São Paulo, confirmou que um morador de rua de cerca de 70 anos pode ter morrido de frio nesta última madrugada. Segundo a polícia, ele foi encontrado, sem marcas de violência, na manhã de terça-feira, na Praça Manuel Jesuíno, no centro da cidade. Ainda será necessária a conclusão da perícia para confirmar a causa da morte do morador, conhecido como Russo.
De acordo com o CGE, as madrugadas deverão continuar frias, com mínimas que podem chegar aos 8ºC. Ao longo do dia, o sol eleva as temperaturas, com máximas previstas em torno dos 21ºC. Como é comum durante o inverno, as condições atmosféricas da capital paulista dificultam a dispersão de poluentes e prejudicam a qualidade do ar. (Fonte: Bruno Bocchini/ Agência Brasil)
O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho
O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.
A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.
Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo - o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).
A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro “serão um teste importante” para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.
O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Guaratinguetá - Prefeito anuncia início da pavimentação de 18 ruas do Jardim do Vale
Nesta segunda-feira (27/06/11), às 19h, o prefeito Junior Filippo participa de reunião na sede da Associação de Moradores do Jardim do Vale, para anunciar oficialmente o início das obras de pavimentação de 18 ruas do bairro.
Com o investimento de R$ 2 milhões referentes à segunda parcela do convênio com o Governo do Estado, para drenagem e pavimentação, a empresa vencedora da licitação – Eskelsen Artefatos de Cimento Indústria e Comércio – deve implantar seu canteiro de obras, a partir desta terça-feira (28/06/11).
A maior parte das ruas está localizada nas proximidades do Santuário de Frei Galvão:
1. Rua Francisco de Assis Castro
2. Rua João Cabet
3. Rua João Marcondes Andrade
4. Rua Manoel Moreira Figueiredo
5. Rua Maria José Menezes
6. Rua Maria Saudade Xavier
7. Rua Mário Galvão Nogueira
8. Rua Maria Paula Santos
9. Rua Professora Maria Aparecida Azevedo
10. Rua Demerval dos Santos
11. Rua Expedicionário Satiro Perez da Silva
12. Rua Expedicionário Silvio Duarte
13. Rua Expedicionário Manoel Queiroz
14. Rua Expedicionário Geraldo Gomes Carvalho
15. Rua Expedicionário Milton Rodrigues
16. Rua Expedicionário Nelson Amaro
17. Rua Expedicionário Orlandes de Oliveira
18. Rua Expedicionário João Verges.
Na oportunidade, o prefeito vai discutir com os moradores o projeto de lei que trata da Concessão do Serviço de Água, encaminhado à Câmara Municipal, e novos investimentos para o bairro.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 27/06/2011
Área da Notícia: Gabinete
Guaratinguetá - SEAMA promove reunião para discutir novo Código Florestal
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Guaratinguetá promove reunião com os moradores do bairro rural dos Pilões, para discutir as implicações do novo Código Florestal na região.
A reunião será nesta quarta-feira (29/06/11), às 18h30, no Posto de Saúde da Família, próximo à Igreja de Santana, com a presença do secretário Washington Luiz Agueda e da subsecretária Giani Bresolin.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 27/06/2011
Área da Notícia: SEAMA
A reunião será nesta quarta-feira (29/06/11), às 18h30, no Posto de Saúde da Família, próximo à Igreja de Santana, com a presença do secretário Washington Luiz Agueda e da subsecretária Giani Bresolin.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 27/06/2011
Área da Notícia: SEAMA
domingo, 26 de junho de 2011
sábado, 25 de junho de 2011
LORENA - “TODOS USAM O SUS! ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE”
No dia 30 de junho, quinta-feira, acontecerá a XI Conferência Municipal da Saúde, que tem como objetivo discutir a política municipal de saúde e as que precisam ser planejadas nas questões ligadas à área, tais como: acesso ao atendimento, qualidade dos serviços oferecidos, mecanismos de controle social e programas de prevenção.
A presidente do COMUS e Secretária da Saúde, Maria Auxiliadora Takano disse que a meta é levantar propostas para a elaboração de um plano de ação para os próximos dois anos. “temos o objetivo de melhorar constantemente o atendimento e os programas de saúde do município. Esse plano será elaborado tendo como base as propostas e indicações da comunidade, seguindo as diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde” nos informou Dora Takano.
Veja a Programação da Conferência:
08:00 h - Início as com credenciamento, inscrição e entrega de material;
09:00 h – Abertura, pelo prefeito municipal Dr. Marcelo Gonçalves Bustamante e composição da Mesa de trabalhos. Na seqüencia, falará a Secretária da Saúde, Maria Auxiliadora Takano;
09:30 h – Apresentação dos Eixos e Trabalhos de Grupos;
11:00 h – Palestra: Reflexão sobre “Acesso com qualidade no SUS”, pelo Dr. Herbert Thomas Luckmann;
13:30 h – Apresentação dos Eixos;
1. Saúde da Mulher
2. Saúde da Criança/Adolescente
3. Saúde do Adulto/Idoso
4. Saúde do Trabalhador
5. Saúde Mental
6. Atenção Básica/Humanização
14:00 h – Formação dos grupos e discussão dos Temas;
15:30 h – Coffee Break;
16:00 h – Plenária;
17:00 h – Votação das propostas;
18:00 h – Encerramento.
A conferência de saúde será realizada no Clube Comercial de Lorena, Praça Geraldo Prudente de Aquino, 01 Centro / Lorena-SP.
Fredney Borges
Secretaria da Saúde
quinta-feira, 23 de junho de 2011
As batatas
O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma sacola plástica para a aula.
Durante a aula, ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da sacola.
Algumas das sacolas ficaram muito pesadas.
A tarefa consistia em, durante uma semana, levar para todos os lados a sacola com as batatas.
O incômodo de carregar a sacola, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona.
Bem como o fato que, ao colocar a atenção na sacola, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
Esta é uma grande metáfora sobre o preço que se paga, todos os dias, para manter a dor, a bronca e a negatividade.
Principalmente quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o estresse e roubando nossa alegria.
Perdoar e deixar estes sentimentos ir embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.
Vamos lá... jogue fora suas "batatas" e sorria!
Autor Desconhecido
‘Estancamos a hemorragia’, afirma chefe do Ibama sobre desmatamento
clipping
O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, disse nesta quarta-feira (22) que, apesar de o desmatamento em Mato Grosso ainda ser maior que em 2010, conforme revelado em reportagem do Globo Natureza, o gabinete de crise criado pelo governo contra a devastação na região amazônica está fazendo efeito. “Conseguimos estancar a hemorragia, mas ainda não podemos dizer que estamos em saúde perfeita”, observou.
O sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indica que Mato Grosso teve 93,7 km² de florestas devastadas em maio, índice 77% menor que o registrado em abril, quando o estado teve 405,5 km² de devastação, mas, ainda assim, superior em 80% a maio do ano passado, quando perdeu 51,8 km² de mata.
Foi o estado que registrou maior destruição de florestas na Amazônia Legal no mês passado. Mato Grosso é motivo de preocupação por causa da alta no desmatamento registrada ali desde março.
“O índice é superior a 2010, mas há uma curva descendente acentuada em relação a março e abril. O esforço do poder público está dando resultado”, avalia Trennepohl.
O Ministério do Meio Ambiente havia anunciado para esta quarta-feira (22) a divulgação completa dos dados do desmatamento em maio, mas a apresentação foi cancelada. Um dos relatórios a respeito, no entanto, ficou disponível na página do instituto espacial, que, consultado pelo Globo Natureza, confirmou os dados.
Trennepohl disse que a decisão de postergar a divulgação oficial dos dados se deve a que o Ibama está fazendo uma análise qualitativa dos focos de desmatamento detectados, para determinar quais são irregulares e quais têm autorização estadual.
Essa análise é importante, já que nem toda a floresta é derrubada ilegalmente. Em Rondônia, por exemplo, – outro estado com índice relativamente alto de devastação em maio (67,9 km²) – está acontecendo a retirada de vegetação para a instalação das das usinas hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio. “ Já está havendo a supressão lá e estamos monitorando”, diz Trennepohl. (Fonte: Dennis Barbosa/ Globo Natureza)
quarta-feira, 22 de junho de 2011
A quem pertence?
Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que se dedicava a ensinar zen
aos jovens.
Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali,
Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.
O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.
Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus
ancestrais.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.
O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo
a quem os carregava consigo.
A sua paz interior depende exclusivamente de você.
As pessoas não podem lhe tirar a calma.
Só se você permitir...
Autor desconhecido
Guaratinguetá - Inauguração da Unidade de Saúde da Família no São Manoel
A Secretaria Municipal da Saúde informa que, neste sábado (25/06/11), às 10h, o prefeito Junior Filippo vai inaugurar as novas instalações da Unidade de Saúde da Família do bairro São Manoel.
Localizada na Rua Rosemira de Paula Santos, 213, a unidade está sob a responsabilidade da enfermeira Simone Luzia e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, oferecendo os seguintes SERVIÇOS:
• médico generalista (atende clínica, pediatria e ginecologia/ obstetrícia)
• atendimento odontológico
• atendimento de enfermagem, vacinação e coleta de preventivo
• atendimento laboratorial (coleta de material para exames)
• atendimento de agentes comunitários
• dispensação de medicamentos.
A festa de inauguração contará com distribuição de pipoca e algodão doce.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 22/06/2011
Área da Notícia: Saúde
terça-feira, 21 de junho de 2011
“A Bicicleta e O Vendedor"
Cosmo Palácio
Observei um pai, ensinando seu filho a andar de
bicicleta numa rua de Curitiba. Dá para tirar umas lições...
Para a bicicleta andar ou ficar de pé, precisa de equilíbrio ou
de um apoio: parede, poste. Para se equilibrar, precisa andar.
Constatamos os cuidados necessários: sair devagar,
pedalando com firmeza e cautela.
- Olhe o poste - diz o pai segurando pelo selim.
- Segure firme o guidão - acrescenta o irmão mais velho
- Vai devagar e olhe para a frente e não para o chão -
grita a mãe.
- Não esqueça o freio - fala tímida e delicadamente a
irmãzinha que, para aprender custou-lhe, dias atrás, uma investida
numa cerca de arame farpado...
Todos tentando apoiar e investir na aprendizagem do
menino caçula.
Afinal, todos esperam que, após a habilidade
conquistada, gere resultados: ele ande livre e feliz.
Assim é o que acontece com o profissional de vendas dos
dias de hoje...
Para ficar de pé, andando, precisa estar sempre
pedalando. Parou: caiu!
Pedalar na sua constante aprendizagem, com o apoio
inicial de seu superior "segurando pelo selim", neutralizando
os "postes" das objeções que o cliente mais crítico e exigente
coloca.
Segurar firme no "guidão" dos objetivos quantificados
que queremos alcançar e o mercado que se quer atingir.
"Olhar para frente", a fim de não se desviar do caminho
e não bater no "poste". Há muito chão para percorrer,
muitas e fantásticas oportunidades descortinam-se na
atualidade no nosso país.
Ainda, de nada adianta olhar o progresso de globalização,
mundialização de que tanto se fala, sem pisar no chão, ou
melhor, sem pisar no pedal e pedalar...
É desse pedalar constante e prático que surgem os resultados
Guaratinguetá - CONCESSÃO DO SERVIÇO DE ÁGUA em discussão na Câmara
PROJETO DE LEI EXECUTIVO N.º 022/2011 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar, em regime de concessão onerosa, a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água do Município de Guaratinguetá, altera a Lei n.º 3.933, de 18 de junho de 2007, e dá outras providências.
O referido projeto foi encaminhado à Câmara Municipal no dia 1º de junho de 2011.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 21/06/2011
Área da Notícia: Comunicação
Leia na íntegra no: http://www.guaratingueta.sp.gov.br/ e dê sua opinião, faça um comentário.
Guaratinguetá - AME registra elevado índice de faltas a consultas agendadas
A Secretaria da Saúde de Guaratinguetá informa que o levantamento realizado no período de uma semana do mês de maio, na Unidade AME, registrou índices preocupantes de falta de pacientes nas consultas agendadas.
• De 943 pacientes agendados, 231 faltaram (24% de faltas)
• 308 pacientes foram atendidos no Serviço de Acolhimento.
De acordo com o levantamento, dos 32 pacientes agendados para o mutirão de consultas de retorno na especialidade Ginecologia 22 faltaram. E 69% pacientes faltaram à consulta de retorno para levar os exames e dar seguimento ao tratamento.
A secretária Nádia Meireles enfatiza que é importante que o paciente tenha o compromisso com sua saúde.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 21/06/2011
Área da Notícia: Saúde
Guaratinguetá - Agentes levam Educação para o Trânsito à Escola de Aeronáutica
Nessa segunda-feira (20/06/11) os agentes do Programa de Educação para o Trânsito proferiram palestra para mais uma turma de 300 alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica.
Nos três anos dessa parceria do Serviço Municipal de Trânsito com a Escola, 16 turmas já passaram por esse treinamento sobre segurança no trânsito, com os agentes Fornitani, Marcos e Gustavo, sob a coordenação de Carlos Gilberto Filippo Fernandes.
Durante a apresentação, é feita uma abordagem geral sobre comportamento seguro no trânsito, para pedestres, ciclistas e motociclistas:
• Comportamento do motorista e do passageiro
• Impacto de um acidente na família
• Impacto do acidente na Saúde e na sociedade
• Respeito às regras de trânsito.
Os agentes apresentam também o olhar de uma criança quanto ao comportamento do adulto no trânsito, com experiências positivas do trabalho desenvolvido pelo programa nas escolas municipais.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 21/06/2011
Área da Notícia: Trânsito
Inverno será frio e seco na maior parte do país
clipping
O inverno, que começa nesta terça-feira (21), deve trazehttp://www.blogger.com/img/blank.gifr dias frios e com poucas chuvas, ocorrências de neblina e nevoeiro e baixa umidade relativa do ar para quem vive nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em parte da região Nordeste.
Em São Paulo, os efeitos já começam no primeiro dia da estação. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a previsão para esta terça é de umidade do ar em torno de 35% e temperatura entre os 13ºC e os 26ºC.
As temperaturas no inverno deste ano devem ficar dentro do padrão para a estação no Estado de São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O instituto afirma que o período deve ser marcado por forte variação de temperaturas, com períodos de frio intenso seguidos de ondas de calor.
Na capital paulista, o mês de julho deve ser o mais frio, com mínima de 11,6ºC e máxima de 22,1ºC, seguido por agosto e setembro, de acordo com a série histórica.
A ocorrência de geadas é mais provável até agosto, especialmente na Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão e região) e no sul do Estado, além das regiões serradas dos demais Estados do Sudeste e do Sul do país.
Tempo seco – O mês de julho deve ser mais seco da estação, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo. Em agosto e setembro, a previsão é de chuva um pouco acima do normal, com possibilidades de precipitação bastante acima da média em agosto, diz o Inmet. As chuvas de inverno são provocadas quase sempre pela passagem de frentes frias.
Com um volume menor de chuvas e a atuação de massas de ar seco, o inverno deve registrar baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do Estado e no período da tarde, podendo chegar a valores abaixo de 30%.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.
O tempo seco atinge também os demais Estados da região Sudeste, a região Sul e o Centro-Oeste do país.
O CGE destaca uma outra característica do inverno: a ocorrência de inversões térmicas, que causam neblina e nevoeiro. “Essa condição de tempo é extremamente prejudicial ao tráfego aéreo, causando interrupções em pousos e decolagens. Também reduz a visibilidade nas estradas, elevando o potencial para acidentes automobilísticos”, afirma Adilson Nazário, técnico em meteorologia do órgão.
Pelo Brasil – A região Sul do país deve ter as mais baixas temperaturas do inverno, podendo chegar a -7ºC, de acordo com o Inmet. Podem haver ocorrências de neve em algumas áreas.
Além do Sudeste, o Sul também deve ter fortes neblinas e nevoeiros, dificultando o transporte aéreo e rodoviário.
No Centro-Oeste, as temperaturas devem cair principalmente no início da estação, chegando a 10ºC. A região deve sofrer bastante com o tempo seco e pode registrar umidade relativa do ar de 10%, segundo o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet em Brasília.
A baixa umidade do ar prejudica a saúde e aumenta o potencial para incêndios.
No Nordeste, o inverno também causa queda nas temperaturas – especialmente na região serrana – e tempo seco na região entre interior do Maranhão, interior do Piauí e parte da Bahia. Na maior parte do Estado, porém, a estação é de chuva.
O Norte do país é a região menos afetada pela estação. Deve haver queda de temperatura no sul da região. O extremo norte, porém, continua chuvoso e com temperaturas altas. (Fonte: Folha.com)
sábado, 18 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Guaratinguetá - SEAMA e DAEE ampliam parceria para ações no município
Nesta sexta feira (17/06/11), o secretário Washington Luiz Agueda recebeu o novo Diretor da Bacia do Paraíba do Sul e Litoral Norte – DAEE/BPB, engenheiro Nazareno Mostarda Neto, na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA).
Eles trataram de assuntos administrativos, referentes aos convênios entre município e o DAEE (Polder Piagui/Guaratinguetá) e propostas de novas parcerias para, dentro da capacidade, potencializar as ações das duas instituições.
Entre diversos pedidos entregues ao novo diretor, o secretário destaca os seguintes:
• Apoio do DAEE para o desassoreamento de cursos d’água e áreas de drenagem na área urbana, como medida preventiva para o próximo período chuvoso;
• Apoio na elaboração de projeto técnico de ampliação do canal principal de irrigação da Colônia do Piagui.
“Com o projeto nas mãos o prefeito poderá viabilizar recursos para essa obra de fundamental importância para a área de rizicultura do município, além de promover o uso racional dos recursos hídricos disponíveis naquela bacia hidrográfica”, destaca o secretário.
Na oportunidade, os dois se reuniram no campo com os produtores rurais, que estão participando do V Mutirão de Limpeza e Manutenção dos Canais de Irrigação do Polder Piagui.
“É fundamental esta aproximação do município com o DAEE, conhecemos o engenheiro Mostarda, sabemos da vontade, capacidade, conhecimento e dedicação do novo diretor principalmente em relação às áreas de várzea do nosso Vale do Paraíba, onde nossos produtores desenvolvem todo trabalho de produção e utilização dos recursos hídricos principalmente para a produção de arroz irrigado”, conclui Washington.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 17/06/2011
Área da Notícia: SEAMA
Guaratinguetá - Campanha de Prevenção ao Alcoolismo promove Oficina na Praça
Dentro do Plano Integrado de Combate ao Crack e Outras Drogas, a Secretaria da Saúde de Guaratinguetá realizou, nesta semana, a CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá (Escola da Família).
Além de atividades como roda de conversa nas escolas municipais e estaduais, neste sábado (18/06/11), a partir das 9h, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, será realizada Oficina para Confecção de Murais de Grafite.
A secretária Nádia Meireles salienta que o uso abusivo de álcool é um grave problema de saúde pública em todo o país e está claramente associado a graves consequências agudas e crônicas.
Dentre essas consequências agudas, destacam-se a embriaguez (responsável por acidentes de trânsito e episódios de violência, incluindo homicídios) e doenças como hepatite e pancreatite. O uso abusivo de álcool é responsável por 70% das mortes violentas e por 60% dos acidentes de trânsito e de trabalho.
Dentre as consequências crônicas, destacam-se o quadro de dependência do álcool e doenças como a cirrose hepática e problemas cardíacos.
O uso considerado nocivo, para homens, é qualquer ingestão diária, não cumulativa, maior do que 2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho ou 1 dose de whisky. Para mulheres, a ingestão máxima diária é a metade da dose para os homens.
Dentre as vantagens de não se consumir álcool, podemos destacar: melhor desempenho no estudo, melhor resultado no trabalho, melhor relacionamento com os amigos e a família, utilização mais adequada do dinheiro, melhores condições de saúde, ausência de “ressaca” e maior segurança ao dirigir.
Com essa campanha, os estudantes receberam informações sobre as características básicas desse mal, estimulando a manutenção de uma vida saudável sem o uso abusivo do álcool, foi também uma excelente oportunidade para debater um problema tão relevante em termos de saúde pública, responsável pela maior parte das mortes evitáveis no mundo.
Confira a relação das escolas visitadas durante a campanha:
• Escola Estadual Dinah Mota Runha (Parque São Francisco)
• Escola Estadual Joaquim Vilela (Nova Guará)
• Centro de Recuperação Nova Vida em Cristo
• Escolas da Unidade da AME
• UBS Oswaldo Cuz e Centro de Saúde
• Unidade São Dimas - Salão Paroquial
• UBS da Pedrinha.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 17/06/2011
Área da Notícia: Saúde
Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos nos EUA
clipping
Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.
A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.
A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens. ‘Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo’, disse Owens.
Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada. A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.
“A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial”, um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.
Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.
E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos. “A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra ‘no’ (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia ‘on’, (ligada em inglês)”, conta Steve Bunn. Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho. (Fonte: G1)
Árvores derrubadas por chuvas no PR rendem R$ 1,2 milhão
clipping
A madeira de árvores nativas arrastadas aos rios pela força das chuvas que atingiram o litoral do Paraná em março deve render R$ 1,2 milhão às famílias atingidas pelo desastre.
O material começou a ser removido nesta semana, após a conclusão de estudos.
Pelo menos 144 pessoas ainda estão desabrigadas (tiveram suas casas destruídas) e outras 210 estão desalojadas (não podem voltar para casas que estão em área de risco) no litoral, segundo a Defesa Civil Estadual.
Ao todo, cerca de 42 mil metros estéreos (medida de volume para lenha e que equivale ao metro cúbico) de madeira devem ser retiradas dos rios Jacareí e Miranda, que cortam a região.
Segundo o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), instituto que coordena o projeto, pelo menos cinco empresas já estão interessadas em comprar a madeira, que pode ser utilizada para a produção de energia ou em marcenarias.
O dinheiro será aplicado em recursos para cerca de 200 famílias que viviam nas áreas afetadas pelas enchentes e deslizamentos nas cidades de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba.
Elas receberão o valor conforme a necessidade: roupas, material de construção, eletrodomésticos, entre outros. Parte do dinheiro também deve ser investido em um projeto de geração de renda para essas famílias.
“A partir do que ficou do desastre, vamos fazer a reconstrução”, afirma o superintendente do Provopar, Luiz Carlos de Melo dos Reis.
O trabalho de remoção da madeira deve durar três meses. O processo é acompanhado pelo Instituto Ambiental do Paraná, responsável pela fiscalização e por autorizar o transporte e a venda da madeira, entre outros órgãos do governo e institutos de preservação ambiental. (Fonte: Natália Cancian/ Folha.com)
quarta-feira, 15 de junho de 2011
TREINAMENTO
Cosmo Palasio de Moraes Jr. cpalasio@gmail.com
Clima Geral:
* O treinamento deve ser conduzido em uma atmosfera relaxada e amigável. Isso aumenta a capacidade de aprendizado.
* O local deve estar bem iluminado, a temperatura mantida em nível confortável e provido dos materiais necessários (papel, lápis, projetor de transparências, flip-chart, etc.).
* A sala deve acomodar bem o grupo. Desconforto gera resultados pobres e pouca atenção.
Processo:
* Pratique sua apresentação antes de estar em frente ao grupo.
* Não fale durante muito tempo sem parar. Colha feedback e estimule os comentários.
* Não fique parado em um só lugar. Mova-se pela sala, pare nos locais de trabalho das pessoas e acompanhe os progressos.
* Obtenha o envolvimento dos participantes fazendo o seguinte:
o Parando após pontos chave e fazendo perguntas.
o Escrevendo pontos em painéis / folhas, levantando opiniões.
o Usando recursos visuais e perguntando pelas idéias dos participantes.
* Quando tiver feito uma pergunta, aguarde pela resposta.
* Sempre que possível, use atividades de equipe para permitir que os membros resolvam questões e tragam soluções. Isto faz com que eles apreendam muito uns sobre outros.
* É importante lembrar que não é você a “estrela” do treinamento, mas sim o grupo sentado à sua frente. Qualquer coisa que você faça deve ser para o benefício deles.
* Tenha certeza de que os objetivos que foram definidos para o treinamento serão cumpridos.
* Tente manter a atmosfera leve e solta. Não hesite em brincar com o grupo.
* Mostre interesse genuíno nos comentários deles.
* Sempre que necessário conceda tempo no programa para uma sessão de Perguntas e Respostas.
Conceitos Sobre Material:
* Forneça algum tipo de manual que possa ser levado pelo participante. Isto permite que possam rever o assunto quando desejarem.
* Os materiais fornecidos devem ser claros, concisos e diretos. Evite palavreado excessivo.
* Esteja certo de que os materiais que você criou apóiam os objetivos da atividade.
* Onde for possível, crie materiais que propiciem algum tipo de ação do grupo. Por exemplo, áreas nas quais eles devem fazer anotações, completar questões, fazer comentários, etc.
* Crie alguma forma de medir o resultado final do treinamento. Um formulário que pergunte coisas como:
o Sua apresentação atingiu o alvo?
o Como foi, em sua opinião a clareza dos materiais?
o Que utilidade prática tem para você os conceitos e conhecimentos expostos?
o Houve questões não resolvidas? Quais?
o Opinião geral sobre o programa. Uma nota de 1 a 5, por exemplo.
Clima Geral:
* O treinamento deve ser conduzido em uma atmosfera relaxada e amigável. Isso aumenta a capacidade de aprendizado.
* O local deve estar bem iluminado, a temperatura mantida em nível confortável e provido dos materiais necessários (papel, lápis, projetor de transparências, flip-chart, etc.).
* A sala deve acomodar bem o grupo. Desconforto gera resultados pobres e pouca atenção.
Processo:
* Pratique sua apresentação antes de estar em frente ao grupo.
* Não fale durante muito tempo sem parar. Colha feedback e estimule os comentários.
* Não fique parado em um só lugar. Mova-se pela sala, pare nos locais de trabalho das pessoas e acompanhe os progressos.
* Obtenha o envolvimento dos participantes fazendo o seguinte:
o Parando após pontos chave e fazendo perguntas.
o Escrevendo pontos em painéis / folhas, levantando opiniões.
o Usando recursos visuais e perguntando pelas idéias dos participantes.
* Quando tiver feito uma pergunta, aguarde pela resposta.
* Sempre que possível, use atividades de equipe para permitir que os membros resolvam questões e tragam soluções. Isto faz com que eles apreendam muito uns sobre outros.
* É importante lembrar que não é você a “estrela” do treinamento, mas sim o grupo sentado à sua frente. Qualquer coisa que você faça deve ser para o benefício deles.
* Tenha certeza de que os objetivos que foram definidos para o treinamento serão cumpridos.
* Tente manter a atmosfera leve e solta. Não hesite em brincar com o grupo.
* Mostre interesse genuíno nos comentários deles.
* Sempre que necessário conceda tempo no programa para uma sessão de Perguntas e Respostas.
Conceitos Sobre Material:
* Forneça algum tipo de manual que possa ser levado pelo participante. Isto permite que possam rever o assunto quando desejarem.
* Os materiais fornecidos devem ser claros, concisos e diretos. Evite palavreado excessivo.
* Esteja certo de que os materiais que você criou apóiam os objetivos da atividade.
* Onde for possível, crie materiais que propiciem algum tipo de ação do grupo. Por exemplo, áreas nas quais eles devem fazer anotações, completar questões, fazer comentários, etc.
* Crie alguma forma de medir o resultado final do treinamento. Um formulário que pergunte coisas como:
o Sua apresentação atingiu o alvo?
o Como foi, em sua opinião a clareza dos materiais?
o Que utilidade prática tem para você os conceitos e conhecimentos expostos?
o Houve questões não resolvidas? Quais?
o Opinião geral sobre o programa. Uma nota de 1 a 5, por exemplo.
Senado aprova projeto que torna escolas responsáveis por inibir o bullying
http://agenciahttp://www.blogger.com/img/blank.gifbrasil.ebc.com.br
Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (14) um projeto de lei que determina ser responsabilidade da escola, pública ou privada, evitar episódios de bullying. A matéria, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), foi aprovada em caráter terminativo e seguirá agora para apreciação da Câmara dos Deputados.
O senador quer que os estabelecimentos de ensino fiquem incumbidos de inibir situações em que os estudantes fiquem expostos a agressões de colegas. Além disso, o texto aprovado prevê que as escolas devem garantir um ambiente seguro e prevenir o bullying.
Caso também seja aprovada na Câmara, a matéria deverá ser incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O bullying é caracterizado, na maior parte dos casos, por agressões físicas e verbais e perseguições de colegas a alunos. Em alguns casos, a vítima desenvolve depressão, perde o interesse pelos estudos e chega a abandonar a escola.
Edição: Aécio Amado
Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (14) um projeto de lei que determina ser responsabilidade da escola, pública ou privada, evitar episódios de bullying. A matéria, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), foi aprovada em caráter terminativo e seguirá agora para apreciação da Câmara dos Deputados.
O senador quer que os estabelecimentos de ensino fiquem incumbidos de inibir situações em que os estudantes fiquem expostos a agressões de colegas. Além disso, o texto aprovado prevê que as escolas devem garantir um ambiente seguro e prevenir o bullying.
Caso também seja aprovada na Câmara, a matéria deverá ser incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O bullying é caracterizado, na maior parte dos casos, por agressões físicas e verbais e perseguições de colegas a alunos. Em alguns casos, a vítima desenvolve depressão, perde o interesse pelos estudos e chega a abandonar a escola.
Edição: Aécio Amado
terça-feira, 14 de junho de 2011
Ambientalistas colocam barco de tetra pak em canal alemão
clipping
Um barco com nove metros de comprimento, fabricado com embalagens do tipo tetra pak, flutuou nesta segunda-feira (13) pelo canal de Karl-Heine, na cidade alemã de Leipzig.
O artista conceitual Frank Boelter, que idealizou o embarcação, disse que as embalagens simbolizam o fim da Era Industrial e, ao mesmo tempo, criticam a mentalidade do desperdício.
Segundo os organizadores do evento, o ato serve para pedir pelo retorno da topografia fluvial original em regiões urbanas. (Fonte: Folha.com)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | QUARTA-FEIRA | 15/06/11 | Sabesp realiza manutenção do sistema de distribuição de água, na próxima quarta-feira
Sistemas de captação, distribuição e reservação, que atendem integralmente São José dos Campos, passam por manutenção programada no dia 15 de junho. Moradores são orientados a utilizar a água com economia, sobretudo durante os serviços. A normalização do abastecimento é prevista par ocorrer no mesmo dia a partir das 17h
A Sabesp irá realizar na próxima quarta-feira (15/6) intervenção programada no sistema de água que abastece todo o município de São José dos Campos.
Os serviços são essenciais para a garantia da qualidade da água distribuída e serão realizados em três frentes distintas: sistema de captação de água bruta, localizado na altura da Estrada Municipal, s/no, no Vale dos Pinheiros, região Oeste; sistema de tratamento, localizado na estação de tratamento de água, na rua Paulo Setúbal, 19, região Central; e no reservatório de água tratada localizado na rua Porto Novo, 55, Jardim Satélite, região Sul da cidade.
Haverá intermitência em toda a cidade. Os serviços serão iniciados às 7h da manhã, com normalização prevista para ocorrer a partir das 17h do mesmo dia.
A empresa recomenda o uso econômico da água armazenada nas caixas d'água e reservatórios residenciais, para uso nesse dia.
Notificações de emergências e solicitações de outros serviços podem ser direcionadas à Central de Atendimento Sabesp, no 0800-05-50-195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.
Confira a seguir as áreas atendidas pelos sistemas Sabesp, que passarão pela manutenção.
REGIÃO CENTRAL
Centro, Vila Santa Luzia, Jardim São Dimas, Vila Paganini, Bairro Igualdade, Banhado, Vila Maria, Jardim Bela Vista, Vila Terezinha, Jardim Santa Helena, Jardim Mascarenhas, Vila Letônia, Jardim Aeroporto, Vila Nair, Vila Nova Conceição, Vila das Acácias, Jardim Esplanada do Sol, Vale dos Pinheiros, Jardim Esplanada I e II, Vila Santa Rita, Jardim Nova América, Vila Nova Europa, Vila Higienópolis, Chácara dos Eucaliptos, Jardim Apolo I e II, Jardim Augusta, Jardim Oswaldo Cruz, Vila Ema, Jardim Renata, Jardim Maringá, Vila Adyanna, Vila Rubi, Vila Jaci, Vila Betânia, Vila Luíza, Jardim Aparecida, Vila Sanches, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Vila Icaraí, Jardim Azevedo, Vila Zelfa, Jardim Margareth, Vila Guaianazes, Jardim Santa Madalena, Jardim São Dimas, Vila Nove de Julho, Vila São Pedro, Jardim São José, Vila Bandeirantes, Jardim Frei Leopoldo, Vila Progresso, Vila Cardoso, Jardim Jussara, Vila Kennedy, Jardim Paulista, Jardim Vale Paraíso, Vila Ipiranga, Vila Corinthians, Monte Castelo, Vila Piratininga, Vila Lúcia, Jardim Topázio, Residencial Martins Pereira e adjacências.
REGIÃO NORTE
Santana, Vila Cristina, Vila Nova Cristina, Jardim Ouro Preto, Portal de Minas, Vila Santos, Vila Nova São José, Vila Tupi, Vila Guarani, Vila São Paulo, Vila Abel, Vila Machado, Vila Paulicéia, Vila Esmeralda, Jardim Anchieta, Vila Rhodia, Vila Dona, Vila do Carmo, Vila Rangel, Jardim Jaci, Vila Chiquinha, Vila Alexandrina, Vila Rossi, Pasto Alto, Vila Zizinha, Vila César, Vila Simone, Jardim Telespark, Jardim Santarém, Jardim Maritéia, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila Leonídia, Vila Veneziani, Vila Leila, Vila Sinhá, Vila Monte Alegre, Vila Berfares, Alto da Ponte, Vila São Geraldo, Caetê, Chácara Miranda, Jardim Guimarães, Chácara Oliveira, Altos de Santana, Vila Unidos, Olaria, Vila Dirce, CDHU São Geraldo e adjacências.
REGIÃO SUL
Jardim Satélite, Vidoca, Bairro Cidade Jardim, Floradas São José, Jardim América, Jardim Paraíso, Kanebo, Jardim San Marino, 31 de Março, Parque Industrial, Recanto dos Pinheiros, Recanto dos Eucaliptos, Parque Independência, Jardim Veneza, Jardim Petrópolis, Residencial Morada do Sol, Residencial De Ville, Parque Industrial, Palmeiras de São José, Vila Cinelândia, Jardim das Azaléias, Vale do Sol, Centro Empresarial Eldorado, Jardim Anhembi, Jardim Morumbi, Jardim Residencial Sul, Terras do Sul, Chácaras Reunidas, Rio Comprido, Jardim Oriente, Jardim do Céu, Jardim Rosário, Conjunto Residencial Sol Nascente, Jardim Oriental, Vila Letônia, Vila São Bento, Projeto SS, Vila Luchetti, Conjunto D. Pedro I e D. Pedro II, Conjunto Elmano Ferreira Veloso, Campo dos Alemães, Jardim Morumbi, Residencial Gazzo, Bosque dos Ipês, Parque dos Ipês, Residencial Altos do Bosque, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Colonial, Jardim Imperial, Jardim Nova Republica, Jardim Santa Edwirges, Residencial União, Jardim Santa Júlia e adjacências.
REGIÃO OESTE
Urbanova IV, V, VI e VII, Altos da Serra II, III e IV, Residencial Sunset Park, Jardim Limoeiro, Jardim Pôr do Sol, Jardim das Indústrias, Jardim Alvorada, Bosque Imperial, Jardim Aquarius, I, II, III, IV e V, Altos do Esplanada e adjacências.
REGIÃO LESTE
Vista Verde III, Parque Novo Horizonte, Jardim Pararangaba, Jardim Pararangaba II, Jardim Nova Detroit, Condomínio Terra Nova, Jardim Americano, Jardim de Alah, Jardim Nova Florida, Residencial Ana Maria, Jardim Três Josés, Vila Araújo, Águas da Prata, Jardim Rodolfo, Pousada do Vale, Jardim Santa Cecília, Jardim Nova Michigan, Jardim Nova Michigan II, Jardim Cerejeiras, Parque Nova Esperança, Condomínio Residencial Panorama, Jardim Santa Hermínia, Vila Matilde, Jardim Majestic, Jardim Portal do Céu, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Rita, Jardim San Rafael, Jardim Dom Bosco, Jardim Primavera I e II, Jardim Ebenezer, Nossa Senhora do Bom Retiro, Capão Grosso, Bairrinho, Bairro do Serrote, Jardim Helena, Chácara Santa Helena e adjacências.
REGIÃO SUDESTE
Jardim da Granja, Parque Santa Rita, Jardim Souto, Vila São Benedito, Jardim Cambuí, Parque Martim Cererê, Bairro Santos-Dumont, Jardim Colorado, Jardim Bell Park, Jardim Uirá, Chácara São José, Residencial São Francisco, Parque Residencial Flamboyant, Recanto dos Eucaliptos e adjacências.
Assessoria de Imprensa da Sabesp
Telefones: 12-3922-9197
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Guaratinguetá - Campanha contra Poliomielite e o Sarampo começa dia 18
A Secretaria de Saúde de Guaratinguetá informa que começa no próximo dia 18 de junho (sábado) a Campanha contra Poliomielite e a Campanha contra o Sarampo.
A vacina contra a pólio é para crianças com idade entre 0 a 5 anos. Já a vacina contra o sarampo é para crianças com idade entre 0 a 7 anos.
Todas as crianças nessas faixas etárias, mesmo com o calendário vacinal em dia, devem procurar uma Unidade de Saúde para receber a vacina.
No sábado da Campanha, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h e diversos postos volantes serão montados em pontos estratégicos da cidade e na zona rural.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 09/06/2011
Área da Notícia: Saúde
Guaratinguetá implanta Sistema de Coleta Seletiva do Município
Neste sábado (11/06/11), às 9h, a Prefeitura de Guaratinguetá implanta oficialmente o Programa de Coleta Seletiva de Lixo em toda a cidade. A festa de lançamento será no Parque Ambiental Santa Luzia com a participação de autoridades, estudantes da Rede Municipal de Ensino e de moradores de todos os bairros.
O lançamento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e contará com todas as atrações da Ação Cidadania: atendimento de saúde, recreação infantil, brinquedos e show musical.
O assessor de planejamento estratégico da prefeitura, engenheiro André Marques salienta que, a implantação do Programa de Coleta Seletiva no município visa atender às políticas públicas do prefeito Junior Filippo na área de meio ambiente. "Depois do fim do lixão e da criação da Cooperativa Amigos do Lixo como prestadora de serviço para separação do lixo, o município dá um passo a frente na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos", afirma André.
Segundo ele, a intenção é a implantação da Coleta Seletiva em 100% da cidade, que será feita gradativamente, objetivando que até o final do ano, todos os bairros do município já estejam com o sistema implantado.
O engenheiro explica que, para a realização dessa meta, um moderno sistema de monitoramento está sendo implantado nos caminhões que farão a coleta seletiva. Cada veículo terá um GPS e no site da SAEG será disponibilizado um mapa onde será possível observar o translado desse caminhão: o local em que se encontra e por onde já passou. Dessa forma, o munícipe poderá acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema. “A transparência é um dos destaques desse sistema. Caso haja falha na coleta é possível identificá-la com precisão para eventuais correções”, enfatiza André.
Segundo ele, todo o lixo seco será enviado para a Cooperativa Amigos do Lixo, que fará sua separação para a reciclagem. “É importante ressaltar que a coleta do lixo úmido não muda, mas a população deverá ficar atenta para colocar o lixo na data certa. Quem pratica Coleta Seletiva, contribui com o meio ambiente e também com a economia, pois quanto menos lixo úmido gerado, menos vamos pagar pela sua coleta e destinação final em aterro sanitário. Futuramente, isso vai reduzir inclusive a taxa de lixo paga pelo consumidor”, ressalta o assessor.
No site da SAEG, também será possível acompanhar em um mapa a evolução da implantação do sistema na cidade. Conforme o bairro começar a ser atendido, a cor da região no mapa irá mudar. No site da Prefeitura e no do SAEG o morador poderá se informar sobre os dias da semana em que o caminhão da coleta seletiva passará por seu bairro a partir do dia 11 de junho.
Futuramente, a Prefeitura pretende instalar no Parque Ambiental um posto de coleta apelidado de “ECOTUDO”. O local será uma referência para que o munícipe entregue o lixo que ele não sabe qual destino dar, como por exemplo, aparelhos eletrônicos. “Com a coleta seletiva em toda cidade, e
posteriormente, com a implantação do ecotudo, poderemos garantir que Guaratinguetá é uma cidade que pratica 100% de coleta seletiva”, finalizou André Marques.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 09/06/2011
Área da Notícia: Gabinete
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Guaratinguetá comemora aniversário de 381 anos
Na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, feriado municipal do aniversário da cidade, a Secretaria da Educação e Cultura vai realizar uma solenidade em comemoração aos 381 anos de Guaratinguetá.
O evento será no Bosque da Amizade, na avenida Presidente Vargas – Vila Paraíba, a partir das 9h, com a seguinte programação:
• Apresentação da Banda da Escola de Especialistas da Aeronáutica
• Execução do Hino Nacional com hasteamento das bandeiras
• Leitura do texto sobre a História de Guaratinguetá
• Palavra do Prefeito Junior Filippo
• Execução do Hino de Guaratinguetá cantado por alunos da Escola Luzia de Castro Mittidiéri.
Além dos gestores escolares, diretores, vice-diretores e professores das escolas da Rede Municipal de Ensino, a secretária de educação Gilda Cortez Pereira conta com as presenças de autoridades municipais e de munícipes.
“Todos os anos, a Secretaria da Educação e Cultura promove esta solenidade, expressando o orgulho que temos em sermos filhos e moradores desta cidade. Além disso, acho que é um importante momento para podermos resgatar a nossa história”, enfatiza Gilda Cortez.
A secretária salienta que, nesses 381 anos, Guaratinguetá vivenciou importantes momentos no desenvolvimento da região e do país: Como segunda Vila do Vale do Paraíba, Guaratinguetá se tornou o principal centro de abastecimento para os sertões mineiros durante os ciclos da cana de açúcar e do café. O nome de Guaratinguetá foi exaltado em todo o país e no mundo por seus filhos ilustres e hoje é uma cidade empreendedora, com destaque nas áreas comercial, social e da educação.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 08/06/2011
Área da Notícia: Educação
EDITORIAL - Junho
Diz a lenda que, ao completar quarenta anos, o bico alongado e pontiagudo da águia se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas e voar se torna muito difícil. A águia, então, só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
A águia não se entrega: ela sobe até a montanha mais alta e retira todas as suas penas, depois disso, bate o bico contra a parede rochosa até que ele se quebre. A águia sofre uma dor intensa e quando já não pode mais suportar, começam a nascer novas penas e um bico forte.
E é assim que vejo Guaratinguetá. São 381 anos que a nossa cidade completa este mês, renovando sua estrutura, sua gente, sua cultura. Uma cidade em que criei raízes, fiz grandes amigos e vivo com a minha família.
Guaratinguetá é como a águia: forte, bonita e que se renova de acordo com o tempo. Desde os seus primórdios, temos visto grandes nomes se destacarem, tais como Frei Galvão, primeiro santo brasileiro; Rodrigues Alves, Presidente do Brasil; Euríclides de Jesus Zerbini, médico cardiologista e pioneiro no transplante de coração no Brasil.
Nossa cidade, é uma das pioneiras na imprensa do Vale do Paraíba, juntamente com Taubaté. O primeiro jornal foi O Mosaico, que circulou entre o final da década de 1850 e o início da seguinte.
Na indústria, temos empresas de porte internacional, como a Basf e a Liebherr. E, rumo à expansão industrial, a cidade ganha mais uma nova fábrica, com a instalação empresa japonesa AGC.
Nosso comércio é destaque na região. Recebemos pessoas de diversas cidades vizinhas como Lorena, Piquete, Canas, Pindamonhangaba, Cunha, para prestigiar nossas lojas, nossas campanhas, nossos comerciantes.
Estamos, hoje, em uma situação privilegiada, alcançando voos cada vez mais altos. Como a águia, estamos com a visão aguçada sobre as prioridades para o presente e o futuro, nossas asas estão renovadas para voarmos em busca de um crescimento não só para Guaratinguetá, como para toda a região do Vale do Paraíba.
Nós, da ACEG, também estamos contribuindo com todo esse avanço, conquistando mais segurança, melhoria na infraestrutura, parcerias para o nosso comércio e diversas outras ações que, com certeza, serão grandes conquistas para a nossa cidade.
Agradeço ao Prefeito de Guaratinguetá , Junior Filippo, e ao Vice-prefeito, Miguel Sampaio, que de maneira bastante solícita tem atendido a todos os pedidos da ACEG, trabalhando juntamente conosco para o fomento da economia guaratinguetaense e da região do Vale do Paraíba e pelo desempenho na administração pública de nossa cidade, que está se destacando cada vez mais.
Dedico, também, meus sinceros agradecimentos ao Presidente da Câmara, senhor Georges Nicolas que, juntamente com todos os vereadores, tem trabalhado diariamente para o fomento do comércio e da economia guaratinguetaense.
Parabéns, Guaratinguetá!
Márcia Molina
marcia.molina@aceguaratingueta.com.br
Guaratinguetá - VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: 4 de julho
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) instituído pela Lei Municipal nº 2922, de 27 de novembro de 1995 e a Secretaria Municipal de Assistência Social estão preparando a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, visando fortalecer o conceito do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.
Com o tema "Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores", a Conferência será realizada no dia 4 de julho, das 18h às 22h, no Espaço Cultural dos Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratinguetá.
As Pré-Conferências para levantamento de propostas e sugestões serão realizadas nas seguintes datas:
Dia 14 de junho (terça-feira): às 19h, na ASABEN (Associação de Amigo do Bairro do Engenheiro Neiva), situada na Rua Benedito A. Oliveira, 97 – Engenheiro Neiva.
Dia 15 de junho (quarta-feira): às 19h, no Salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situado na Rua Niterói, 350 – Jardim Vista Alegre.
Dia 16 de junho (quinta-feira): às 19h, no Salão da Obra Social Nossa Senhora da Glória, situado na Rua Tupinambás, 520 – Pedregulho.
Dia 20 de junho (segunda-feira): às 19h, no Grupo da Fraternidade Irmão Altino, situado na Rua Álvares Cabral, 381 – Campo do Galvão.
Dia 21 de junho (terça-feira): às 19h, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, situado na Rua Dom Bosco, 171 – São Benedito.
Dia 22 de junho (quarta-feira): às 19h, na Associação dos Amigos do Bairro da Rocinha, situada na Rua da Associação, 113 – Rocinha.
O secretário Marcos Antonio dos Santos explica que a Pré-Conferência é um espaço de participação popular democrática, de modo a qualificar e aproximar tudo que for decidido da real necessidade da população.
“A colaboração direta dos beneficiários e dos trabalhadores da Assistência Social permitirá um debate e a construção de um novo caminho no fortalecimento das Políticas Públicas, avaliando os avanços obtidos, a qualidade dos serviços ofertados, programas e benefícios e propondo estratégias para fortalecer o que é oferecido pelo Sistema Único de Assistência Social no combate à vulnerabilidade social”, conclui Marcos.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 08/06/2011
Área da Notícia: Assistência Social
Sabesp celebra Semana do Meio Ambiente e promove conscientização ambiental
Na Semana do Meio Ambiente, uma série de atividades serão oferecidas e apoiadas pela Sabesp em sua área de atuação
Fiel aos princípios ambientais pilares da sua ação, a Sabesp, empresa que tem como atribuição planejar, construir e operar sistemas de água, esgotos e efluentes industriais, celebra o Dia do Meio Ambiente com os seus públicos e colaboradores, durante ações desenvolvidas neste mês de junho, por meio de uma série de iniciativas realizadas nas comunidades onde opera.
O cuidado com o meio ambiente é fundamental para a qualidade de vida da população e do planeta. Por essa razão a Sabesp segue rumo à universalização do saneamento investindo em programas que visam o correto destino do esgoto gerado pelas comunidades, livrando os corpos d’água da carga de poluição.
Na região do Vale do Paraíba, a Sabesp está implantando obras de despoluição da bacia do rio Paraíba do Sul e na região da Serra da Mantiqueira. Há obras em andamento nos municípios de São José dos Campos, Queluz, São Bento do Sapucaí, Guararema, entre outras.
São obras de despoluição que irão equacionar o destino correto dos esgotos gerados e universalizar o tratamento dos esgotos na região, contribuindo para a preservação da bacia do Paraíba do Sul e de outros mananciais na Serra da Mantiqueira.
Ao cumprir sua missão e preservar o meio ambiente, a Sabesp celebra o seu compromisso com a vida.
Conheça, a seguir, mais sobre a programação de eventos, realizados e apoiados pela Sabesp, em comemoração pela Semana do Meio Ambiente.
PROGRAMAÇÃO
São José dos Campos
8 de junho – das 8 às 19h
Apoio à Semana do Meio Ambiente promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente, com distribuição promocional de brindes ecológicos e exposição de banners educativos, alusivos à preservação do meio ambiente no município. São aguardadas 100 mil pessoas, no Parque Burle Marx.
Taubaté
Até o dia 10 de junho – das 8 às 16h
Sabesp realiza exposição de banners, cartazes e distribuição de folhetos-sementes nas áreas de atendimento ao público. Evento também será realizado em Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha e Tremembé e tem o objetivo de disseminar informações sobre a sustentabilidade, a cerca de 1,5 mil clientes.
12 de junho – das 8 às 13h
Em parceria com a Igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Sabesp participa a 11ª edição do SOS Rio Paraíba, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Mourisco, onde é aguarda a presença de cerca de 300 moradores.
Pindamonhangaba
13 de junho - 8 às 11h
Empresa recepcionará 160 profissionais, integrantes das equipes da Promoção Social da prefeitura municipal, que irão conhecer os processos desenvolvidos nas estações.
Caçapava
10 de junho – das 10 às 11h
Palestra para 100 crianças e adolescentes, filhos de funcionários da Nestlé, que recebem o Projeto Água Viva e assistem uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgotos do município.
Roseira
14, 21 de junho – das 10 às 11h
Palestra para 100 crianças e adolescentes, filhos de funcionários da Nestlé, que recebem o Projeto Água Viva e assistem uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgotos do município.
Queluz
17 de junho – das 8h30 às 13h
A Sabesp apóia a prefeitura municipal, através da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, que promove a II Parada Ambiental de Queluz e a Gincana da Reciclagem. A Sabesp realizará ações promocionais e informativas e fará o lançamento do Programa de Reciclagem de óleo de Fritura (PROL), no município. Cerca de mil pessoas deverão ser atendidas nessa ação de educação ambiental.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Energia elétrica produzida em usina de cana poderá ter selo verde
clipping
Empresas que comprarem energia elétrica produzida em usina de cana poderão receber o Selo Verde a partir de agosto. Um protocolo de intenções neste sentido foi assinado nesta segunda-feira (6) entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank.
As usinas já produzem energia elétrica a partir da queima do bagaço e da palha de cana gerando uma energia que é considera “limpa”, pois é renovável e seu processo de produção, segundo a Unica, não emite de gases de efeito estufa.
A ideia do Selo Verde é estimular o comércio dessa energia. Empresas que comprarem energia das usinas poderão solicitar a certificação. “A certificação é um reconhecimento da bioeletricidade como energia limpa”, afirmou Marcos Jank
Segundo ele, as usinas de cana estão preparadas para produzir uma quantidade de energia equivalente a três vezes a que será produzida pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. “Temos três usinas de Belo Monte adormecidas. Precisamos despertá-las”.
A assinatura do protocolo de cooperação do Selo Verde foi feita durante a abertura de um congresso sobre etanol, em São Paulo. No evento, o governador assinou também um decreto que desonera os investimentos em bens de capital feitos por usinas paulistas.
Com a mudança, usinas de cana que comprarem máquinas pagarão menos Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). (Fonte: Vinicius Konchinski/ Agência Brasil)
PROGRAMA MEU AMBIENTE - Rádio Sabesp está no ar
O ritmo de desmatamento da Mata Atlântica caiu 55 por cenhttp://www.blogger.com/img/blank.gifto nos últimos dois anos. Porém, o problema ainda é grave. Entre 2008 e 2010, a Mata Atlântica perdeu quase 312 quilômetros quadrados de sua área, que pega 17 estados ao longo da costa brasileira: vai do Rio Grande do Sul até o Piauí. É sobre isso, as soluções encontradas para diminuir o desmatamento que o "Meu Ambiente" de hoje está falando.
O diretor da Ong SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, explica que foi preciso muito trabalho para ter avanços. Um trabalho sério de monitoramento do desmatamento foi feito para conter esse crime que prejudica tanto a vida de todos no planeta.
Marcelo Morgado, assessor de Meio Ambiente da Sabesp, complementa as informações dadas por Mantovani, enaltece o que é feito pela SOS Mata Atlântica e fala sobre o que é feito pela Sabesp na área de reflorestamento. Plantar árvores também significa trabalhar pela manutenção dos mananciais e garantia da qualidade de nossa água.
Acesse: http://site.sabesp.com.br/site/fique-por-dentro/Podcasts-Detalhes.aspx?secaoId=65&id=2305
segunda-feira, 6 de junho de 2011
A partir de 2012, sacolinhas plásticas estarão banidas de SP
clipping
O cenário urbano deve mudar a partir de janeiro de 2012,http://www.blogger.com/img/blank.gif quando os supermercados e outros estabelecimentos de São Paulo estarão proibidos de distribuir gratuitamente sacolas plásticas.
Sai esse tipo de embalagem, introduzida no Brasil nos anos 1970, entram os carrinhos de feira, o desfile de coloridas sacolas de lona e produtos em grandes caixas de papelão, que poderão significar um desembolso extra para os clientes.
Uma lei municipal, sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab em maio deste ano, pretende acabar com o impacto das embalagens feitas de derivados de petróleo, que levam 200 a 400 anos para se decompor e podem entupir bueiros.
“Proibir apenas não resolve, é preciso haver ações combinadas, envolvendo educação ambiental, comunicação, ampliação da coleta seletiva, por exemplo” diz Adriana Charux, pesquisadora do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).
Também um acordo firmado entre o governo do Estado de SP e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) determina que até o final do ano não se distribuam mais sacolas plásticas gratuitamente nos supermercados.
Ficou estabelecido que as lojas deverão oferecer ao cliente a opção de comprar sacolas de plástico à base de amido, bem menos poluentes por levarem seis meses para se degradar. Essa sacola custa R$ 0,19 ao consumidor.
Despesa - Mas a despesa extra pode não terminar por aí. Ter de usar o saco de lixo no lugar da sacola de supermercado também é um gasto. O consolo é que o saco de lixo é menos nocivo que a sacolinha.
“O impacto ambiental dos sacos de lixo [pretos ou azuis grossos] é menor, porque já são parcialmente produzidos com material reciclável, diz Gerardo Kuntschik, professor do curso de gestão ambiental da USP.
Segundo Kuntschik, as sacolas não são produzidas com componentes recicláveis, já que vão embalar alimentos e poderiam liberar alguma substância tóxica.
Para o professor, pagar pelas sacolas também ajuda a conter o consumo e, em alguns países, fez a reciclagem aumentar. Além disso, os sacos de lixo são projetados para não vazar, enquanto as sacolinhas podem furar – elevando o desperdício.
Caixa de graça – Em maio deste ano, o Grupo Pão de Açúcar eliminou as sacolinhas plásticas à base de petróleo de duas de suas lojas de São Paulo: a de Indaiatuba (90 km da capital) e a do bairro de Vila Clementino (zona sul).
Serão oferecidas em toda a rede opções já existentes nas duas unidades como caixas de papelão (gratuitas), oito modelos de ecobags (a partir de R$ 2,99), caixas plásticas dobráveis (R$ 29,90) e carrinhos de feira dobráveis (de até R$ 59,90). (Fonte: Maria Emília Kubrusly/ Folha.com)
Oficinas de reciclagem marcam Semana do Meio Ambiente
clipping
Com objetivo de despertar a atenção para a questão da recihttp://www.blogger.com/img/blank.gifclagem, a artesã Vanessa Wentzel proporcionou neste sábado (4) aos visitantes da exposição da Semana do Meio Ambiente, na Concha Acústica, em Brasília, uma aula de como usar a criatividade e a imaginação para dar nova função e forma a materiais que seriam descartados.
A atividade integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5). Na oficina de reciclagem de garrafas PET, Vanessa mostrou aos participantes técnicas de reaproveitamento do material por meio de confecção de flores e borboletas artesanais. Para isso, utilizou garrafas de refrigerente de dois litros, tecidos de algodão e cola.
A artesã explicou que, colocando a criatividade em ação, diversos materiais podem ser produzidos, como porta-objeto, candelabro, brinquedos e peças de artesanato. Ao final, todos que participaram levaram suas confecções para casa e uma sacola retornável de brinde.
Vanessa ensinou também a fazer um modelo de porta moedas customizado com caixa de leite. Para isso, utilizou apenas dobraduras, após ter cortado a parte de cima da embalagem, que ainda foi reaproveitada para fazer a aba de fecho do porta moedas com finalização em velcro. O produto final foi revestido com tecido colorido, dando forma e acabamento ao acessório. De acordo com a artesã, com a caixa de leite ainda é possível fazer bolsas artesanais e carteiras de mão para festa.
Crochê de sacolas plásticas – Já a artesã Margareth Sabóia apresentou técnicas de trabalhos de crochê de sacolas plásticas, que são cortadas e transformadas em um grande fio, torcido e enrolado nos dedos até formar um novelo. A partir desse ponto, é só usar a técnica tradicional do crochê para produzir sacolas, bolsas, carteiras e outros acessórios. A dica da Margareth é sempre molhar a ponta da agulha em óleo para evitar que o plástico grude na mão.
Além das sacolas plásticas, é possível reutilizar sacos de fralda, de jornal, de verdura, de papel higiênico, de revista, de travesseiro, de pão de forma, enfim, todo tipo de saco. Basta utilizar em uma peça sempre o mesmo tipo de saco, com a mesma espessura, para que não dê diferença no produto final. (Fonte:
Aloma Petine/ MMA)
Ministra pede que população ajude com a coleta seletiva do lixo
clipping
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nehttp://www.blogger.com/img/blank.gifste domingo (5), em pronunciamento em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que a população precisa colaborar com a coleta seletiva de lixo. A data em homenagem ao meio ambiente é comemorada neste domingo.
Em pouco mais de dois minutos de pronunciamento, a ministra pediu que a população “pense junto” a questão do lixo, considerada pelo governo como “um dos mais graves problemas do planeta”. Segundo a ministra, cerca de 183 mil toneladas de lixo são produzidas por dia no Brasil, sendo que boa parte deste material não é reaproveitado.
“O Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano por não reciclar tudo que é possível”, disse Izabella.
A ministra pediu que a população separe o lixo úmido do lixo seco, o que, segundo ela, auxilia no trabalho dos catadores. Izabella ainda afirmou que o trabalho realizado pelos catadores, muitos reunidos em cooperativas, auxilia na geração de renda do país.
“A simples atitude de separar o lixo facilita o serviço dos catadores”, disse. (Fonte: G1)
Brasil detém a maior área de florestas tropicais do planeta
clipping
Seguindo a recomendação da Organização das Nações Unidas http://www.blogger.com/img/blank.gif(ONU), que declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, o Brasil prepara uma série de atividades para este ano. O país é detentor da maior área de florestas tropicais do planeta e o segundo em extensão de florestas, perdendo só para a Rússia, onde predominam as florestas temperadas.
De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, as atividades de divulgação, do Brasil, referentes ao Ano Internacional de Florestas, vão ressaltar a importância da proteção e envolvimento do homem com as florestas.
“Quando se fala em maior área de florestas tropicais, isso significa e faz uma diferença grande em termos de biodiversidade, diferentemente de quando se fala de florestas temperadas. Porque a biodiversidade é significativamente maior do que nas florestas temperadas”, observou Medeiros.
Para o diretor, essa característica faz com que o Brasil assuma um papel de destaque no que diz respeito a uma política nacional e no sentido de chamar a atenção para a relação do homem com a floresta. “A ideia é realmente aproveitar o Ano Internacional como uma forma de difundir a importância da preservação, como algo essencial para garantir a qualidade e o desenvolvimento das comunidades humanas e integrar um pouco mais o homem com a floresta.”
Ele lembrou ainda da importância da relação dos biomas florestais com o clima global. “No momento em que o planeta inteiro sofre não só uma crise de biodiversidade, mas, agora, de forma até mais emblemática e séria, esses efeitos das mudanças climáticas e a vinculação estreita das florestas com a regulação do clima do planeta, essa indicação do Ano Internacional de 2011 é importante para auxiliar neste movimento”, afirmou.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) instituiu como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora neste domingo (5) o slogan Florestas: a Natureza a seu Serviço. E a Índia foi escolhida como anfitriã das comemorações. Segundo o Pnuma, o tema “ressalta a relação intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais e, abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU”.
O dia 5 de junho foi recomendado como a data comemorativa do meio ambiente pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, foi implantada em 1982, como parte do calendário de atividades de conscientização ambiental, a Semana Nacional do Meio Ambiente
No mundo, ambientalistas, cientistas, pesquisadores e a sociedade civil fazem mobilizações, realizam paradas, concertos, campanhas, divulgam estudos com o objetivo de chamar a atenção de seus governantes sobre os problemas causados pelo aquecimento do planeta e as necessidades de implantação de políticas públicas com o objetivo de preservar o meio ambiente. Com o tempo, surgiu a necessidade de ampliar as celebrações com a criação da Semana Mundial do Meio Ambiente.
Os cientistas destacam a importância da realização de estudos sobre a interferência do homem na natureza e suas influências para o planeta Terra. Segundo o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Oití Berbert, a situação do planeta tende a se agravar com o aumento da população, que deve chegar a 11,2 bilhões de habitantes até o final do século.
“As novas tecnologias que têm surgido rapidamente têm ajudado a entender, primeiro, o planeta Terra. Em segundo lugar, a entender os fenômenos que acontecem na Terra. Há questão de 50 anos, não era possível, por exemplo, se prever uma erupção vulcânica. Hoje, já conseguimos prever com segurança. Ainda não se pode prever um terremoto, mas a ciência está desenvolvendo uma metodologia que, um dia, vai permitir a previsão de terremotos”, observa.
Berbert afirma que manter um ambiente com qualidade e saudável é dever de todos: governantes, empresários, pesquisadores, cientistas e cidadãos. “A ciência está ajudando na resolução de problemas, como deslizamentos de encostas e no planejamento territorial urbano. Está resolvendo problemas, também, de despoluição de águas superficiais e vai desenvolver soluções para despoluição eventual da água subterrânea, que vai ser uma das principais, senão a principal, fonte de abastecimento humano no futuro”. (Fonte: Deogracia Pinto/ Radiobrás)
07/06 – Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil
A liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as sociedades democráticas. O Brasil, ao restabelecer o regime democrático com a promulgação da Constituição de 1988, voltou a viver sob um clima de ampla liberdade, embora algumas circunstâncias ainda gerem apreensões. O restabelecimento da liberdade de expressão ocorreu antes mesmo da promulgação da Carta, mas alguns textos legais seguem ameaçando os profissionais e os veículos de comunicação. É o caso da Lei de Imprensa de 1967, em vigor, um resquício do período ditatorial com dispositivos incompatíveis com a democracia.
Ao mesmo tempo, diversas propostas em tramitação no Poder Legislativo, algumas delas de iniciativa do Poder Executivo, representam perigo real de restrições à liberdade de expressão no país.
A legislação eleitoral, igualmente, inclui dispositivos que implicam restrições à liberdade de informar. Em períodos que antecedem eleições, o clima de acirrada competição entre partidos e entre candidatos leva a ações e a decisões judiciais com conseqüências graves, como a proibição de veicular determinadas informações e até mesmo ameaças de impedir a circulação de jornais.
A luta pela liberdade de expressão e de imprensa, por qualquer meio de comunicação, não é tarefa de um dia; é um esforço permanente e com isso a ANJ está comprometida. Esse compromisso foi confirmado pelo Brasil quando endossou a Declaração de Chapultepec (em agosto de 1996, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e em maio de 2006, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva).
A Associação Nacional de Jornais acompanha, investiga, denuncia, pede providências e se manifesta em defesa da liberdade de expressão. De longa data, é reconhecida nacional e internacionalmente como referência na defesa da liberdade de imprensa no Brasil.
Fonte: www.anj.org.br
domingo, 5 de junho de 2011
POLÍCIA MILITAR REALIZA WORKSHOP EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Na próxima segunda feira, dia 06, o Comando de Policiamento do Interior – 1 realizará um Workshop na Univap – Aquarius, em São José dos Campos.
O Workshop, que terá como tema “Perspectivas do Desenvolvimento do Cone Leste Paulista – Estratégias Proativas da Polícia Militar” contará com a presença do Secretário Estadual de Planejamento, Emanuel Fernandes, e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel PM Álvaro Batista Camilo.
O evento começará às nove horas, com a abertura oficial e, em seguida, haverá uma palestra proferida pelo Secretário Estadual de Planejamento, Emanuel Fernandes, com o tema “Perspectiva do Desenvolvimento do Cone Leste Paulista”.
Logo após, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Álvaro Batista Camilo, proferirá uma palestra, com o tema “Objetivos Estratégicos 2011-2012 e Perspectivas da Polícia Militar do Estado de São Paulo”.
Encerrando o ciclo de palestras do período da manhã, o Prof Doutor Eliezer Arantes da Costa proferirá uma palestra com o tema “Gestão Estratégica – da Empresa que temos para a Empresa que queremos.
O evento prosseguirá durante o período da tarde, quando os participantes do Workshop terão oportunidade para uma imersão reflexiva sobre o Sistema de Gestão do Comando de Policiamento do Interior – 1.
O evento será encerrado com uma discussão e apresentação de propostas estratégicas proativas para a região do Cone Leste Paulista, para os próximos 10 anos.
Cerca de 200 Oficiais do Comando de Policiamento do Interior – 1, que atuam em posições de liderança nos trinta e nove municípios do Cone Leste Paulista participarão do evento.
Assinar:
Postagens (Atom)