terça-feira, 18 de outubro de 2011

TV atrapalha o sono das crianças




Eduardo Gama
Em reportagem de Jeffrey Kluger, a edição on line da revista Time (02/06/06) publicou que as crianças dormem melhor se assistem menos televisão.
Essa foi a conclusão de um novo estudo finlandês, veiculado no Journal of Sleep Research . Os pesquisadores analisaram 321 pais de crianças entre cinco e seis anos, com o objetivo de identificar os hábitos familiares em relação à TV e os efeitos que causam no sono das crianças.
De acordo com a reportagem, todas as famílias do estudo tinham ao menos um televisor em casa e o mantinham ligado por cerca de 4.2 horas por dia. As crianças assistiam em torno de 1.4 horas e estavam expostas passivamente a outras 1.4 horas. Em 21% dos lares, as crianças tinham TV no quarto.
O estudo ressaltou que quanto mais tempo a criança assiste ou está exposta às imagens televisas, mais problemas terá para dormir, acordar e evitar o cansaço durante o dia.
Contudo, os especialistas afirmam que nem todo modo de assistir TV tem o mesmo impacto. Assistir sozinho ou durante o horário de dormir causa maior mal.
De acordo com o estudo, os pais devem limitar o número de horas que as crianças assistem TV e manter o aparelho desligado o máximo possível.

Eduardo Gama, redator do Portal da Família e editor do informativo Em Foco (emfoconoticias.blogspot.com), é jornalista, publicitário e mestrando em Letras pela USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário