quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

 


EDP investe mais de R$ 214 milhões no Vale do Paraíba

em 2021 e lança Operação Verão

Período chuvoso tem reforço do efetivo em campo e nos canais de atendimento; durante o ano, Companhia ampliou e modernizou o sistema elétrico do Vale do Paraíba, investindo 78% a mais do que em 2020

 

São Paulo, 15 de dezembro de 2021 – Com a proximidade do fim do ano, as chuvas já estão ficando mais recorrentes na região do Vale do Paraíba e, consequentemente, os possíveis impactos sobre a rede de distribuição de energia elétrica. Pensando nisso, com o objetivo de agir preventivamente e minimizar o efeito das condições meteorológicas sobre o fornecimento de energia, a EDP lança oficialmente a Operação Verão 2021/2022.

Neste verão, segundo o Climatempo, a previsão é de chuvas abaixo da média, porém, com a ocorrência de tempestades, incluindo fortes ventos e descargas atmosféricas concentradas em algumas localidades. Para o atendimento das possíveis ocorrências, a EDP está mobilizada com mais de 900 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e gestores, que estarão de prontidão para reparar o sistema elétrico em caso de necessidade. Além disso, a Distribuidora atua de forma contínua em parceria com órgãos municipais, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança da população.

Visando à eficiência também no contato dos clientes com a companhia, num período em que pode crescer o volume de ocorrências, o efetivo da central de atendimento estará também com reforço durante a Operação Verão. Atualmente, 96% das chamadas à Central de Atendimento da EDP são atendidas em até 30 segundos e os serviços também podem ser solicitados por meio dos canais digitais: via WhatsApp, no número (11) 93465-2888; por SMS, com o envio da mensagem Falta Luz para 28037; pelo site EDP Online www.edponline.com; ou pelo aplicativo para smartphone EDP Online. Todos os canais são gratuitos e funcionam 24 horas.

“O lançamento da Operação Verão é um marco que inicia uma fase de reforço das equipes frente aos possíveis desafios que o período de chuvas pode trazer para o sistema elétrico local e, ao mesmo tempo, é o momento de colher os frutos advindos do ciclo anual de investimentos em expansão e modernização promovidos pela Companhia ao longo de 2021. Nosso objetivo é manter a excelência no serviço prestado com a máxima segurança para todos os nossos clientes e colaboradores”, afirma Cristiane Fernandes, diretora geral da EDP em São Paulo.

 

Investimentos

Neste ano, a EDP anunciou um investimento de R$ 3 bilhões entre 2021 e 2025 na área de concessão em São Paulo. O montante é o maior da história já realizado pela companhia no Estado, praticamente duplicando o valor aplicado entre 2016 e 2020.  O aporte tem como foco a expansão da rede, reforçando o sistema elétrico para o desenvolvimento das cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; e investimento em digitalização e atendimento ao cliente. 

 

No Vale do Paraíba, somente neste ano, foram investidos mais de R$ 214 milhões para acompanhar o desenvolvimento das 18 cidades atendidas pela EDP na região, valor 78% maior do que no ano anterior. O aporte possibilitou ampliar a confiabilidade do sistema elétrico local, trazendo mais robustez e permitindo a ligação de novos consumidores residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbana e rural das cidades. Um bom exemplo dessas melhorias foi a subestação Santa Luzia, em São José dos Campos, que contou com investimento de R$ 21 milhões e será energizada ainda neste verão. O empreendimento permitirá a expansão do sistema energético do município em 7%, beneficiando diretamente 18 mil clientes e aumentando a flexibilidade de todo o sistema regional.

 

Também foram realizados investimentos na modernização do sistema existente, com a substituição de cabeamento comum por cabos com tecnologia que proporciona maior proteção contra agentes externos, como pipas, galhos, árvores e objetos lançados contra a rede, principalmente em dias de chuvas e ventos. Ao todo, foram substituídos e construídos mais de 164 quilômetros de redes na região. A poda da vegetação que impacta a fiação elétrica também faz parte do trabalho da EDP. Para este serviço, foram investidos R$ 5,7 milhões nas cidades, visando o equilíbrio do meio ambiente com a qualidade do fornecimento.

Pensando em diminuir o deslocamento das equipes de campo durante a atuação e, com isso, minimizar o tempo de atendimento aos clientes, a Distribuidora construiu três novas bases operacionais na região, em Lorena, Caçapava e no distrito de São Francisco Xavier. Além disso, toda a automação do sistema elétrico, que hoje atinge 55% dos clientes da área de concessão, contribui para reduzir possíveis impactos à qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica ao consumidor.

Este ano também foi marcado pela incorporação de novas tecnologias na operação, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade. A exemplo dos drones, que contribuem com o planejamento e execução das inspeções dos ativos de energia, e do primeiro caminhão com motor e equipamentos de cesto aéreo 100% elétricos, com 250 quilômetros de autonomia, sem lançar nenhum dióxido de carbono na atmosfera, nem emitir ruído, o que diminui também a poluição sonora para a população no entorno do atendimento.

“Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pela equipe da EDP em 2021, sempre buscando inovar com responsabilidade e planejamento estratégico, colocando o cliente no centro das decisões. Nossas obras têm como objetivo garantir uma infraestrutura elétrica alinhada com a expectativa de nossos clientes e com o crescimento dos municípios da região do Vale do Paraíba. Buscamos sempre a excelência em todas as nossas atividades”, diz Cristiane Fernandes. 

 

Sobre a EDP

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

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Mariana Bolognese
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