domingo, 21 de agosto de 2011

Guaratinguetá - Prefeitura transforma área de risco em Parque Linear





A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que, na manhã desta sexta-feira (19/08/11), o prefeito Junior Filippo, o secretário Washington Agueda e o assessor de Planejamento Estratégico, André Marques, realizaram um plantio simbólico de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com a participação de mais de 100 alunos da Escola Carmelita, no Jardim Primavera.
Os alunos fazem parte do Programa Semente do Amanhã e o objetivo do encontro foi dar inicio à Implantação do Parque Linear do Jardim Primavera no local onde foram demolidas 57 casas construídas em área de risco na margem direita do Rio Paraíba.
“Efetivamente Guaratinguetá esta fazendo a lição de casa e já é referência quanto à desocupação de áreas de risco e agora queremos ser referência na recuperação dessas áreas”, destaca Washington.
Em sua fala aos alunos o secretário enalteceu a administração do prefeito Junior Filippo que, desde 2009, quando fortes causaram inundação e deslizamentos de terra em vários pontos da cidade, a Defesa Civil agiu imediatamente retirando as pessoas dessas áreas de risco e demolindo as casas. Washington salientou que ninguém ficou desamparado, porque o prefeito incluiu essas pessoas no programa municipal de habitação, viabilizando recursos para construção de casas e a prefeitura está pagando aluguel social às famílias afetadas há 18 meses.
“Agora estamos transformando essas áreas em Parques Lineares e em breve as famílias vão receber suas casas podendo dormir tranquilamente, sem precisar no meio da noite, com desespero, tentar salvar além de suas vidas, bens que muitas vezes se quer foram pagos, as primeiras prestações”, enfatizou o secretário.
A SEAMA está trabalhando na implantação de três grandes áreas para prática de esportes e laser, que antes eram consideradas áreas de risco:
• Parque Linear do Jardim Primavera: Onde foi construído um dique de contenção, sistema de bombeamento, serão construídas pista de caminhada implantação de Mata Ciliar e paisagismo.
• Revitalização da área próxima à ponte Rosinha Filippo: Obras em andamento, onde serão realizados planos de manejo da arborização existente, criação de pistas de caminhada e instalação de academia ao ar livre, toda essa área será iluminada, para que os munícipes possam ter maior segurança e possam fazer as sua prática de esportes e laser com tranquilidade, praticamente no centro da cidade.
• Implantação do Parque Linear do Ribeirão São Gonçalo: As obras de engenharia de contenção das encostas do bairro da Pedreira estão em andamento e, após esta fase, a Prefeitura iniciará o detalhamento e implantação do Parque, com mais uma área verde, garantindo a segurança e a qualidade de vida dos munícipes. Só nessa região serão investidos mais de R$ 3 milhões para que, no próximo período chuvoso, não tenha mais problemas de ordem social, pois as casas já foram demolidas e as famílias amparadas pela Prefeitura receberão suas casas em breve.
“Efetivamente esta é uma gestão pública diferenciada, que atua dentro de um sistema participativo e que realiza, com planejamento, eficiência, modernidade e, sobretudo com humanidade”, concluiu Washington.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 19/08/2011
Área da Notícia: SEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário