terça-feira, 30 de agosto de 2011

Guaratinguetá - Prevenção e Combate à Dengue é responsabilidade de todos




Dando sequência ao planejamento das ações conjuntas para o combate de zoonozes (doenças causadas por animais), a Secretaria da Saúde de Guaratinguetá promoveu a segunda reunião, desta vez com representantes da Secretaria da Educação, Secretaria de Serviços Urbanos, SAEG e Assessoria de Comunicação.
A diretora de Saúde Coletiva da Vigilância em Saúde, Michele Mansor, salienta que as ações iniciais priorizarão o controle e combate do mosquito da dengue e o principal objetivo é eliminar criadouros, por meio de limpeza, remoção de entulhos e controle químico.
"Ao final do trabalho a equipe fará a entrega do bairro limpo à Associação de Moradores, que deverá fazer o acompanhamento e monitoramento junto com os moradores visando manter o bairro livre de criadouros”, enfatiza Michele.
Nesta reunião foram estabelecidas as competências de cada área envolvida e, com base nos dados epidemiológicos, ficou definido que o primeiro bairro a receber a equipe para início da primeira ação será a Nova Guará, na próxima segunda-feira (05/09/11).
Segundo ela, paralelamente ao trabalho de limpeza e controle químico, os agentes de controle de zoonozes desenvolverão abordagens nas casas, para lembrar os moradores que é preciso que cada um faça a sua parte, vistoriando calhas, ralos, vasos de plantas, armazenando corretamente seus resíduos, para que não acumulem água parada.
A subsecretária de Saúde, Maria Cláudia, participou da reunião e destacou que este será o primeiro passo de uma grande campanha de mobilização da população, que faz parte das ações planejadas pelo grupo, pois a Prefeitura fará a limpeza de todas as áreas públicas.
“Mas, é fundamental que cada munícipe faça a sua parte, cuidando da limpeza de sua residência. Somente com a união de esforços, Prefeitura e Comunidade, poderemos diminuir os criadouros e manter a dengue sob controle na nossa cidade” conclui Maria Cláudia.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 30/08/2011
Área da Notícia: Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário