segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Oceano arrasta lixo de 45 países a uma grande reserva natural mexicana




cliiping
As autoridades ambientais do México detectaram lixo arrastado pelo oceano proveniente de pelo menos 45 países na reserva natural Sian Ka’an, localizada no Caribe mexicano e declarada patrimônio natural da humanidade pela Unesco em 1987, informaram neste sábado (6) fontes oficiais.
A Secretaria do Meio Ambiente do México (Semarnat) explicou que, através da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp) e com o apoio da Prefeitura da cidade de Tulum e da associação civil Amigos de Sian Ka’an, iniciará um programa permanente de limpeza das praias nessa reserva natural, localizada no estado mexicano de Quintana Roo.
A limpeza inclui toda a região entre o Arco Maya até Ponta Yuyum, detalhou a secretaria em comunicado. O comissário Nacional de Áreas Naturais Protegidas, Luis Fueyo Mac Donald, explicou, na nota, que as autoridades “encontraram vasilhas provenientes de 45 países, alguns bem afastados como a Rússia e Finlândia, em sua maioria vasilhas plásticas”.
O funcionário manifestou que o lixo não é produzido pelos “visitantes nem pelos habitantes das comunidades” que moram no interior de Sian Ka’an – em língua maia “porta do céu” -, que ocupa mais de 520 mil hectares. Fueyo indicou também que os animais da região frequentemente confundem os resíduos com comida e, ao serem ingeridos, podem levar a morte.
Os trabalhos de limpeza coincidem com o 25º aniversário da reserva natural, o primeiro lugar no México decretado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O programa de remoção de resíduos é financiado por diversos proprietários de terrenos na zona litorânea da reserva, e com recursos do Programa de Conservação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (PROCODES), operado pela Conanp. (Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário