sexta-feira, 23 de março de 2012
Guaratinguetá - Saúde promove Oficina de Ações da Atenção Básica
A Secretaria da Saúde de Guaratinguetá realizou, nesta sexta-feira (23/03/12), a “Oficina Repensando e Reorganizando as Ações da Atenção Básica”, para equipes de Saúde da Família dos bairros São Manoel, Vista Alegre, Jardim Esperança e Rocinha.
A secretária Nádia Meireles destaca que o objetivo dessa oficina é melhorar o acesso à Qualidade da Atenção Básica.
Com a participação de 53 profissionais da área, a Oficina foi coordenada por Virginia Castilho, articuladora da Atenção Básica da Regional de Taubaté (DRS XVII).
Segundo a secretária, em maio será realizada outra oficina para as equipes do Jardim do Vale, Jardim Tamandaré e São Dimas.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 23/03/2012
Área da Notícia: Saúde
A atenção primária à saúde (APS), também denominada cuidados primários de saúde (em Portugal) e atenção básica (governo do Brasil), foi definida pela Organização Mundial da Saúde em 1978 como:
Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. (Declaração de Alma-Ata)
Origem: Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário