terça-feira, 13 de março de 2012
Pinda - Mutirão atrai mais de 1000 pessoas para confecção do Cartão do SUS
12/03
O mutirão para confecção do Cartão Nacional do SUS já atendeu mais de 1000 moradores de Pindamonhangaba, em dois dias de atividades. Os munícipes que ainda não realizaram o cartão podem participar dos mutirões que serão realizados nos dias 17, 24 e 31 de março. Esse serviço está sendo realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social.
O mutirão será realizado das 8 às 17 horas, no Centro de Especialidades Médicas, nos PSFs do Feital, Jardim Regina, Cidade Nova e na UBS do Crispim. Para fazer o cartão o morador precisa levar o RG e comprovante de residência. As pessoas que não possuem RG podem levar a Certidão de Nascimento.
Os atendentes realizam o serviço entre 10 e 15 minutos eo cartão é impresso no ato do cadastro, nas cores preto e branco, que pode ser plastificado pelos moradores. No caso de falha no sistema de cadastro os atendentes darão as devidas instruções aos moradores.
O Cartão Nacional do SUS é um avanço no sistema de saúde, pois identifica os usuários do Sistema Único de Saúde e organiza a gestão a partir das necessidades da população e dos fluxos de uso do sistema. A idéia é criar um banco de dados único para agilizar os atendimentos e garantir a transparência da aplicação dos recursos destinados à saúde. As informações poderão ser acessadas pelos profissionais de saúde, em qualquer unidade do país.
“Tem acontecido uma procura grande no mutirão, mas é importante que todos os moradores façam o cartão até o final de março, pois é obrigatória a apresentação dele para agendamento de consultas e atendimento médico”, ressaltou a diretora de Assistência à Saúde, Sandra Lujan.
Os pacientes que possuem convênio médico também precisam ter o Cartão Nacional do SUS conforme exigências do Ministério da Saúde. Os moradores que fizeram o cartão nos anos anteriores, que neles está escrito provisório,precisam fazer o cartão novo.
De 12 a 16 de março, das 17 às 22 horas, o PSF do Araretama também realizará mutirão para confecção do Cartão Nacional do SUS.
Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3644-5988.
Exigências do Ministério da Saúde
No dia 10 de março, entrou em vigor a portaria Nº763, de 20 de julho de 2011, que determina a obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde – ou Cartão SUS – para todos os atendimentos realizados, sejam na Rede Pública ou Privada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário