quinta-feira, 30 de setembro de 2010

30 / 09 / 2010 - Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida




Por clipping
Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.
A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g, fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.
A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.
Não é o primeiro planeta a ser descoberto na “zona habitável” da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para ser conter vida.
Cientistas também estimam que a temperatura média na superfície varia de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a Lua sempre mostra uma face à Terra.
Para os astrônomos, o planeta pode “sustentar vida”, o que significa que ele tem potencial para reunir condições de vida. Os seres vivos podem não ser necessariamente parecidos com humanos.
Segundo Steven Vogt, coordenador da pesquisa que contou com 11 anos de trabalho no Observatório W. M. Keck, localizado no Havaí, a descoberta é um indício de que podem existir muitos outros corpos similares no Universo. O exoplaneta ao redor de Gliese 581 é encarado como o primeiro com potencial real para apresentar vida.
Os resultados serão publicados na revista científica Astrophysical Journal, mas estão disponíveis online no site arXiv.org. Até setembro, 490 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar. (Fonte: G1)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos deve aumentar reciclagem no país

Por clipping
O Brasil produz 57 milhões de toneladas de lixo por ano e, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), só 2,4% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados. Esse percentual é pequeno quando comparado com o de outros países. Contudo, empresas do setor de reciclagem enxergam uma chance de aumentá-lo significativamente.
A expectativa deve-se, principalmente, à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada no mês passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei cria regras para o tratamento do lixo e, para especialistas em reciclagem, abre uma grande oportunidade para o setor. A avaliação foi feita pelos participantes do Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem, aberto nesta terça-feira (28) em São Paulo. O evento faz parte da feira Expo Sucata e reuniu empresários e representantes da sociedade ligados à gestão do lixo.
“Alguns países da Europa reciclam 45% dos seus resíduos. Podemos chegar lá”, afirmou Stefan David, consultor de reciclagem da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidros (Abividro) durante a palestra que abriu o evento.
Segundo ele, a PNRS estabelece que todos os agentes envolvidos na fabricação, distribuição, venda e consumo de produtos sejam responsáveis pelos seus resíduos. Estabelece também o fechamento de todos os chamados lixões – locais em que o lixo é depositado sem tratamento ou separação – até o ano de 2014. Isso, de acordo com David, vai obrigar a sociedade e O Poder Público a buscar alternativas para o lixo produzido nas cidades. O aumento da reciclagem é, com certeza, uma delas.
“Se tivermos uma fiscalização séria, fecharmos mesmo os lixões, teremos oportunidades para todo mundo”, complementou o presidente do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), Marcos Fonseca. “Oportunidades para nós, que trabalhamos com ferro, mas também para quem trabalha com vidro, plástico, papel e no recolhimento destes materiais”.
Para que isso realmente saia do papel, entretanto, empresários cobram ações do governo federal. Apesar de sancionada, a política de resíduos ainda não foi regulamentada e, portanto, não existem normas claras para sua aplicação nos estados e municípios.
Empresários dizem que também não há recursos suficientes para adotar todas as mudanças previstas na lei em um prazo tão curto. Segundo Ariovaldo Caldagio, diretor do Sindicado das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), sem investimentos, o projeto exemplar pode tornar-se somente uma carta de intenção.
“Podemos sonhar com a mudança na coleta do lixo, mas precisamos investir para torná-la real”, disse ele, durante uma das mesas de debate do congresso. (Fonte: Vinicius Konchinski/ Agência Brasil)

EXCLUSIVO: Concurso premia alunos por projetos de produção mais limpa

Por Danielle Jordan / Ambientebrasil
Os projetos desenvolvidos por três alunos do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC, da Universidade de São Paulo, USP, foram premiados em um Concurso de Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp.
Raphael Laraia Rocha de Barros Cobra, foi o primeiro colocado, com o projeto “Redução de Impactos Ambientais e Gastos através da Minimização do Descarte de Peças Reprovadas em Testes de Qualidade”.
O segundo lugar ficou com a aluna Elizabeth Koibuchi Kumoto, com o projeto “Produção de briquetes pelo aproveitamento da casca de coco verde”. Em terceiro lugar, foi premiado o projeto “Utilização da Palha da Cana de Açúcar na Produção de Energia Elétrica”, de autoria de Lucas Augusto Ravanelli de Carvalho.
Entre as características avaliadas, foi verificada a otimização de recursos naturais e de processos, geração de efluentes líquidos, gasosos e resíduos de sólidos, assim como a integração e o relacionamento com a indústria e a apresentação de resultados.
*Com informações da USP.

Sabesp realiza manutenção em Taubaté




Serviços estão programados para o dia 6/10, próxima quarta-feira. Recomenda-se que moradores
utilizem com economia a água de suas caixas residenciais

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que realizará manutenção em Taubaté, no próximo dia 6/10, quarta-feira.
Os serviços programados para interligação de redes estão previstos para ocorrer entre 7 e 18h, período em que será necessário interromper a distribuição de água tratada, o que demandará reflexos na distribuição de parte do município.
A expectativa é a de que o serviço seja finalizado a partir das 18h, quando se inicia o período de recuperação do sistema de abastecimento para a área onde se localizam os bairros Alto do Cristo, Jardim América, Campos Elíseos, Parque Presidente Dutra, Jardim Imaculada Conceição, Alto de São Pedro, Residencial Colinas, Belém, Cidade de Deus, Chácaras Reunidas Brasil, Jardim Paulista, São Gonçalo, Jardim Continental, Chácara Ingrid, Residencial Independência, Independência, Jardim das Nações, Taubaté Village, Portal da Mantiqueira, Bosque Flamboyant, Jabuticabeiras, Chácara Mariano Cursino, Vila Edmundo, Centro, Bosque da Saúde, Terra Nova, Jardim Silvia Maria e adjacências.
A Sabesp estima que a normalização do abastecimento deva ocorrer de forma gradual, a partir das 18h do mesmo dia.
Emergências poderão ser informadas pelo telefone 0800-05-50-195.
Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa da Sabesp – (12) 3922-9197

Guaratinguetá - Secretaria abre PROCESSO SELETIVO para médico do PSF

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Gerência de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde, publicou no Jornal Oficial do Município de 28 de setembro o edital de inscrições e convocação para a prova escrita do Processo Seletivo, visando à contratação temporária de Médico do Programa de Saúde da Família.
O objetivo é selecionar profissionais médicos graduados, inseridos no Sistema único de Saúde SUS ou não, para preenchimento de duas vagas e formação de um cadastro de reserva.
As Inscrições estarão abertas nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Dr. Carlos Rebello Júnior, 265 – Vila Paraíba).

________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 29/09/2010
Área da Notícia: Saúde

Guaratinguetá - Secretaria abre PROCESSO SELETIVO para Técnico de Enfermagem

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Gerência de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde, publicou no Jornal Oficial do Município de 28 de setembro o edital de inscrições e convocação para a prova escrita do Processo Seletivo, visando à contratação temporária de Técnico de Enfermagem para o RESGATE SAÚDE.
O objetivo é selecionar profissionais formados nesta especialidade, inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) ou não, para o preenchimento de 16 vagas nas unidades que compõem o projeto Resgate Saúde, onde se encontrarão distribuídas os veículos de atendimento móvel de urgência:
• Base de Atendimento do Parque São Francisco.
• Base de Atendimento do Engenheiro Neiva.
• Unidades Móveis de Atendimento Médico de Urgência (resgate e de suporte básico).
As Inscrições estarão abertas nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Dr. Carlos Rebello Júnior, 265 – Vila Paraíba).

________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 29/09/2010
Área da Notícia: Saúde

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Governo investirá R$ 76 milhões para estimular a doação de órgãos no país.




O Ministério da Saúde assinou nesta segunda-feira (27), Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, portarias que preveem investimentos de R$ 76 milhões no setor de transplante de órgãos no Brasil.
Entre as medidas anunciadas, o governo pretende criar 80 novos leitos para transplante de medula óssea, implementar centros para transplante de córnea, ossos e pele, além de direcionar investimentos na capacitação de profissionais do setor.
Também foi lançada uma campanha para estimular a sociedade a discutir a importância da doação de órgãos e para que as pessoas informem às suas famílias seu desejo de doar órgãos.
Com isso, o ministério espera um aumento de 20% na quantidade de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS atende aproximadamente 95% dessas cirurgias no país. “O sistema não financia apenas o ato do transplante em si, vai desde o exame até o atendimento após a operação”, afirmou Marcia Bassit, ministra interina da Saúde.
Ela avaliou que há ainda alguns desafios a superar: “Por exemplo, garantir a igualdade no acesso aos transplantes e a redução na fila de espera e melhorar a qualidade dos atendimentos.” A ministra lembrou que aproximadamente 60 mil brasileiros aguardam na fila por transplantes.
O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, alertou para dois outros problemas: uma em cada 4 famílias não autorizam a doação de órgãos e metade dos óbitos causados por morte cerebral não são comunicados pelos médicos para que se possa providenciar a doação dos órgãos. Segundo o ministério, o investimento na capacitação de profissionais do setor resultará na melhora desses dados.
Beltrame também explicou que a fila de espera tende a diminuir no próximos anos. “Isso é em todo o mundo. A tendência é o número de transplantes crescer mais que as filas”, afirmou. A explicação é a maior expectativa de vida, o diagnóstico mais rápido e os investimentos na área.
Questionado sobre o tempo médio de espera por um órgão no Brasil, o secretário disse que o tempo depende principalmente de dois fatores: a região do país e o órgão necessitado. “Por exemplo, em São Paulo, a espera por córneas é praticamente zero.” (Fonte: G1)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Guaratinguetá - Semana de Promoção da Saúde do Idoso



Com o lema “VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ!” a Secretaria da Saúde de Guaratinguetá programou uma série de atividades de 27 de setembro a 1º de outubro, dentro da Semana de Promoção da Saúde do Idoso.

Confira a PROGRAMAÇÃO:
• Segunda-feira (27/09/10), às 9h, na AME: Abertura oficial com a secretária da Saúde Nádia Maria Magalhães Meireles e, em seguida, o fisioterapeuta Felipe Monteiro falará sobre o tema Saúde e Consciência.
• Terça-feira (28/09/10), às 9h, na AME: Orientações para o cuidador do Idoso, com a enfermeira Karina Nunes da Silva.
• Quarta-feira (29/09/10), às 9h, na AME: Palestra sobre Saúde do Idoso e Prevenção de Quedas, com o médico geriatra, Maurício Mazur Lopes.
• Quinta-feira (30/09/10), às 9h, na AME: Palestra sobre Atenção à Saúde do Idoso no Sistema Único de Saúde, com a secretária Nádia Maria Magalhães Meireles.
• Sexta-feira (01/10/10), das 9h às 12h, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves: Tenda da Saúde do Idoso, com Verificação da Pressão Arterial; Teste de Glicemia; e Orientações sobre Prevenção de Quedas.
Como parte das atividades da Semana de Promoção à Saúde do Idoso, a equipe da Vigilância em Saúde, realizará atividades nos asilos e casas de repouso da cidade, com o objetivo de orientar sobre a prevenção de quedas e trabalhar as questões que envolvem a terceira idade.
As atividades artísticas e de expressão corporal serão realizadas das 14h30 às 16h, nos seguintes locais:
• Cantinho do Céu: terça-feira (28/09/10).
• Lar Vicentino do Pedregulho: quarta-feira (29/09/10).
• Casa de Repouso Santa Isabel: quinta-feira (30/09/10).
• Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis: sexta-feira (01/10/10).
• Lar São José: segunda-feira (04/10/10).
Outras informações, na Vigilância em Saúde, pelos telefones 3133-8157 ou 3133-1194.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 27/09/2010
Área da Notícia: Saúde

EXCLUSIVO: Fundo Brasileiro de Educação Ambiental é lançado em São Carlos, SP

Por Danielle Jordan / Ambientebrasil
Nesta segunda-feira, 27, será lançado em São Carlos, SP, o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, FunBEA. Os recursos obtidos pelo fundo serão destinados a projetos e ações de educação ambiental em todo o país que possam subsidiar políticas públicas na área.
O FunBEA foi desenvolvido em projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, em parceria com a Universidade de São Paulo, USP, Universidade de Campinas, Unicamp, Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos, além de profissionais da área e educadores ambientais.
Este é o primeiro Fundo que vai destinar recursos exclusivamente para projetos de educação ambiental. Os principais mecanismos, na atualidade, para financiamentos, são os Fundos Nacional do Meio Ambiente, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
O evento de lançamento é aberto a comunidade e acontece a partir das 19 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail funbea.ambiental@gmail.com.
Durante o lançamento será apresentada uma minuta do Estatuto Social do FunBEA, para regulamentar o Fundo. Na abertura, será realizada uma mesa-redonda com João Paulo Sotero, do Serviço Florestal Brasileiro; Manoel Serrão, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, FUNBIO; e Marcos Sorrentino, do FunBEA.
*Com informações da UFSCar.

sábado, 25 de setembro de 2010

Guaratinguetá - Saúde comemora Dia Nacional do Coração



Em comemoração ao Dia Nacional do Coração (Último Domingo de setembro), a Secretaria da Saúde de Guaratinguetá promoverá diversas atividades de conscientização na próxima segunda-feira (27/09/10).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA UNIDADE OSWALDO CRUZ (Centro de Saúde):
• Colocação de cartazes sobre o tema, nas dependências da UBS.
• Abertura Oficial: às 8h30, na sala de espera da Unidade, com exposição do tema em conversa informal, sobre a importância da atenção ao coração (prevenção, intervenção, pesquisa), com aferição da Pressão Arterial dos presentes.
• Distribuição de folhetos informativos sobre os cuidados com o coração.
• Distribuição de balões e adesivos em forma de coração.
“A melhora prevenção às doenças do coração é adotar um estilo de vida ativo e saudável”, destaca a secretária Nádia Meireles.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 24/09/2010
Área da Notícia: Saúde

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sabesp implanta Centro de Desenvolvimento e anuncia investimento na região do Vale do Paraíba




Assinatura do convênio para implantação do empreendimento no Parque Tecnológico de São José dos Campos acontece no dia 24/9; obras da companhia somam R$ 158,8 milhões e serão fundamentais para despoluição da bacia do rio Paraíba o Sul
A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio da Sabesp, assina nesta sexta-feira (dia 24/9), um convênio com a Prefeitura de São José dos Campos, Parque Tecnológico e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para a instalação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, que terá a Sabesp como âncora.
Os investimentos iniciais da Sabesp no Centro de Desenvolvimento estão estimados em R$ 450 mil e cobrem custos com equipamentos de informática e imobiliário. O espaço inicial de 147 m2 – instalado no Parque Tecnológico - será a contrapartida da prefeitura. Uma comissão de gestão definirá quais pesquisas serão realizadas.
A criação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental é imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias para tratamento de água e de resíduos sólidos, com objetivo de reduzir gastos com energia, produtos químicos, além de custos operacionais.
Entre os trabalhos que poderão ser desenvolvidos no Centro estão pesquisas sobre a utilização de membranas filtrantes, automação de processos, modelos de gestão, medição pré paga de consumo, poluição difusa no eixo da rodovia Presidente Dutra, aquíferos subterrâneos, balanço ambiental.
Mais preservação para o rio Paraíba do Sul
No evento, serão anunciadas importantes obras de despoluição da bacia do rio Paraíba do Sul, que terão papel fundamental no alcance da universalização dos serviços de saneamento ambiental na região, ou seja, 100% de coleta e 100% de tratamento de todo o esgoto da região.
As obras de ampliação da estação de tratamento de esgotos (ETE) Lavapés, em São José dos Campos, na qual a companhia está investindo R$ 38,6 milhões.
Estão sendo finalizadas as obras de implantação da EEE Vidoca, com investimentos totais de R$ 10,2 milhões, que permitirá o recalque dos esgotos para o tratamento na ETE Lavapés. A importância da elevatória está na ampliação dos níveis de tratamento no município, que terá um incremento no tratamento de esgotos no município passando de 45% para 85%. E de 73 % para 90% na região do Vale do Paraíba.
Outra grande conquista será o anúncio da publicação do edital de licitação para a implantação do sistema de tratamento Pararangaba, avaliado em mais de R$ 94 milhões, que atenderá a região Leste, a partir de 2014. Com esta etapa concluída, o município passará a ter 100% dos seus esgotos tratados.
Os anúncios serão feito pela secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e pelo diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini.
Convênio com Prefeitura de São José dos Campos para a criação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; e anúncio de obras para a despoluição do rio Paraíba do Sul
Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima, auditório II, localizado à rodovia Presidente Dutra, km 138, distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos
Data: 24/9 (sexta-feira)
Horário: 11h
Assessoria de Imprensa Sabesp

Outras informações com Mariangela Devienne Ferreira
Tel: 11 3388-9427
mferreira.fsb@sabesp.com.br

Mais de um terço da população mundial está exposto a desastres, aponta relatório




Mais da metade dos 6,9 bilhões de habitantes do planeta já vive em regiões urbanas e, deles, 2,57 bilhões moram em cidades de países de renda baixa e média, expostos a graves riscos, segundo o Relatório Mundial de Desastres 2010, da Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).
O documento, apresentado pela primeira vez fora de Genebra, alerta que a rápida e improvisada urbanização cria riscos consideráveis, sobretudo para os cerca de um bilhão de indivíduos que moram em bairros insalubres nas cidades.
Uma estratégia urbana mais eficiente para evitar a marginalização e medidas para combater a mudança climática, além da melhora dos serviços sociais, são algumas das receitas da Cruz Vermelha para atenuar possíveis catástrofes. (Fonte: Folha.com)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Estado de S.Paulo - "MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA"

Num momento em que o governo do presidente Lula se dedica a investidas quase diárias contra a liberdade de informação e de expressão e critica a imprensa por divulgar notícias sobre irregularidades na Casa Civil, um grupo de personalidades de diferentes setores - entre eles juristas, intelectuais e artistas - decidiu lançar um "Manifesto em Defesa da Democracia", cuja meta é "brecar a marcha para o autoritarismo".
A ÍNTEGRA DO "MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA"
"Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.
Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.
Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.
É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.
É inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.
É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.
É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.
É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há ''depois do expediente'' para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no ''outro'' um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado.
É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.
É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.
É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É um escárnio que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.
Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para rasgar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.
Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos."

Tópicos: Brasil, Versão impressa
Leia mais:estadão.com.br/brasil

Guaratinguetá - Programa Melhor Caminho beneficia 28 km de estradas rurais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) iniciou nesta semana a perenizarão e conservação de 11,5 Km de estrada rurais, através do Programa Melhor Caminho, em parceria com a CODASP, para realizar os trabalhos antes do período chuvoso.
O secretário Washington Luiz Agueda salienta que foram assinados quatro convênios nestes 6 anos de governo, totalizando investimentos da ordem de R$ 2.273.810,14 respectivamente, totalizando 28,5 Km nas seguintes estradas:
• Pilões – 5,0Km/2006.
• Taquaral – 6,5 Km/2007.
• Pessegueiro – 5,5 Km/2008.
• Rio das Pedras/Mineiros/Areião – 11,5Km/2010.
Para o secretário, é importante lembrar que a região do Rio das Pedras foi muito castigada no início deste ano, com as fortes chuvas e vários deslizamentos nestas estradas e ainda que a mesma foi priorizada pelos membros do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).
Segundo ele, serão beneficiados vários produtores que praticam nesta região atividades da pecuária leiteira, pecuária de corte e hortaliças. “Nesta região há também a coleta de lixo e linha Escolar, ou seja, todas estas atividades serão beneficiadas pela implantação do Programa Melhor Caminho”, enfatiza Washington.
A SEAMA informa ainda que o Engenheiro Agrônomo José Eduardo Rocha de Moraes e o Engenheiro Ambiental e Sanitarista Leessander Alves, participarão do Curso Fechado de Licenciamento Ambiental Aplicado, nos dias 22 e 23 de setembro, na Câmara Municipal de Igaratá (SP).
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 21/09/2010
Área da Notícia: SEAMA

terça-feira, 21 de setembro de 2010

RIO PARAÍBA – CONSCIÊNCIA E ESPERANÇA



Com a promulgação da lei estadual 12.094/2005, que instituiu o dia 22 de setembro como o Dia do Rio Paraíba do Sul, um novo foco de atenção passou a ser dado a um dos mais importantes rios do Brasil. Formado pelos rios Paraitinga e Paraibuna, o Rio Paraíba do Sul percorre cerca de 1.150 km até desaguar no oceano Atlântico, na altura do município de São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro. No seu percurso recebe águas de rios como Jaguari, Pirapetinga, Una, Bananal e Piraí. Sua bacia ocupa uma área estimada em torno de 55 mil quilômetros quadrados, atendendo a 14 milhões de pessoas nos 180 municípios dos Estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.
Os serviços de saneamento básico, tanto executados pelo Estado como pelos municípios, tiveram como foco, na década de 1970, empreendimentos visando o abastecimento de água e a coleta e afastamento dos esgotos domésticos, em benefício da saúde pública e com contribuições importantes para a queda da mortalidade infantil. Com o efeito da “desruralização” o aumento da população urbana se deu de forma intensa, muitas vezes até de maneira conturbada, em função da falta de planos diretores nos municípios, que define o crescimento das cidades, de forma estruturada. Daí, a grande dificuldade dos serviços de infraestrutura, principalmente os de coleta e tratamento dos esgotos, que são complexos principalmente pela necessidade de se coletar por microbacias, através da gravidade, seguidamente de estações de bombeamentos até a estação de tratamento.
Junto com o desenvolvimento da região ocorre o aumento da população, das indústrias, do turismo, do agronegócio, entre outros setores que geram passivos com interferências substanciais nas características naturais do rio Paraíba do Sul, principalmente em função dos desmatamentos, esgotos e poluição difusa. Mais de um bilhão de litros de esgotos domésticos chegam a ser despejados diariamente nos rios que formam a bacia do Paraíba, o que nos coloca diante de um grande desafio. Projetar e construir sistemas eficientes de coleta e tratamento dos esgotos passou a ser condição essencial para o desenvolvimento sustentável. Planos diretores municipais, concepções de projetos, projetos executivos, licenças ambientais, recursos financeiros, execução de obras e operação adequada de cada sistema fazem parte de um cardápio de ações que garantirão a efetiva despoluição do Rio Paraíba do Sul.
A Sabesp, que hoje está presente em 24 municípios na região, sendo três da Bacia da Mantiqueira e 21 da bacia do Paraíba do Sul, tem realizado um trabalho importante em relação ao tratamento dos esgotos. Nos últimos três anos, foram investidos recursos da ordem de R$ 283,5 milhões, e mais R$ 63,8 milhões estão sendo aplicados até o final deste ano nos 24 municípios operados pela Sabesp. A região operada pela Sabesp, cresceu nos últimos quatro anos o equivalente a um município do porte de uma Caçapava e o índice de tratamento dos esgotos, que em 2007 era de 45%, hoje se encontra em 73% dos esgotos tratados – índice que será de 90% até o final deste ano nos municípios operados pela Sabesp. O município de São José dos Campos, onde esse índice ainda é de 44%, passará para 87,9% de esgotos tratados em dezembro de 2010. Por outro lado, Taubaté e Tremembé já estão com 98% dos esgotos tratados. Além disso, municípios como Bananal, Canas, Igaratá, Jambeiro, Lagoinha, Redenção da Serra, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Pindamonhangaba e Caçapava já estão tratando mais de 90% dos esgotos coletados. Dessa forma, até o final de 2014, todos os 24 municípios terão 100% dos esgotos domésticos coletados tratados.
A Sabesp também tem prestado apoio aos municípios cujos sistemas são operados pelas prefeituras municipais, como é o caso de Santa Branca (18 a 20 de abril de 2009), Paraibuna, Potim, Aparecida; e se manterá à disposição dos municípios, pois o meio ambiente não tem fronteiras, e as ações em benefício da preservação da bacia do Paraíba do Sul necessitam de gestão integrada.
Entendemos que para avançarmos nas questões relacionadas ao saneamento ambiental, tanto na implementação como na operação dos sistemas, há a necessidade de se romper paradigmas em base científica. E, nesse sentido, a Sabesp deve formalizar um convênio com a prefeitura e com o Parque Tecnológico, para a criação do primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Brasil, a ser implantado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Trata-se de um projeto importante, sugerido pelo prefeito Eduardo Cury, que trará benefícios para o setor de saneamento ambiental, não só para o Estado de São Paulo, como para todo o País.
Os intercâmbios entre as universidades, a Sabesp e as outras empresas trarão ganhos importantes também para o meio acadêmico, acrescentando conhecimentos práticos, e também proporcionarão à empresa a possibilidade de estudar e implantar modelos atualizados e desenvolvidos nas universidades e pelos pesquisadores. Vários municípios do Estado de São Paulo terão seus sistemas em tempo real disponibilizado no Centro de Pesquisa, onde será possível comparar índices de performance dos mais variados indicadores. As melhores práticas serão aperfeiçoadas e disponibilizadas para os demais municípios. Além disso, pesquisas sobre a poluição difusa à beira da Dutra, destinação de resíduos sólidos, tecnologia como membranas filtrantes para tratamento de água e efluentes entre outros, serão temas factíveis de financiamento para que a Empresa apoie a construção do futuro, que ainda é porvir.
É um grande orgulho para a Sabesp operar os 24 municípios, sendo 21 da bacia do Rio Paraíba do Sul, e celebrar o seu dia. Nós, da Sabesp, não mediremos esforços para darmos a nossa contribuição e cumprirmos a nossa Missão, que é: “Prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente”.
Parabéns, Rio Paraíba do Sul.
Por: Oto Elias Pinto, superintendente da Sabesp no Vale do Paraíba


CARLOS GOUVÊA
Técnico em Gestão II
Divisão de Taubaté-RVDT
Tel: 12 36343096 - Fax: 12 36343030

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

21 de Setembro - Dia da Árvore



Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore no Brasil, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Importantes

* Árvore é sinônimo de vida;
* As florestas constituem um valioso recurso natural renovável gerador de bens e serviços
* As florestas contribuem para o equilíbrio do planeta. Têm um importante papel no combate às alterações climáticas e na defesa da biodiversidade
* As florestas mais antigas constituem um importante patrimônio cultural
* As florestas atuais resultam de um longo processo evolutivo de milhões de anos
* Entre 2002 e 2005, a Amazônia perdeu 70.000k do seu território.
* De 2005 a 2010 0 desmatamento está desenfreado na nossa Amazônia.

Sendo no dia 21 de março ( Dia Internacional da Árvore) ou 21 de setembro(Dia da Árvore no Brasil) o importante é tentarmos a conscientização de preservar as nossas florestas e assim contribuir para uma qualidade de vida melhor!

Como fazer uma boa consulta médica?



O que é uma consulta médica?
Consultar é pedir opinião, conselho ou parecer. Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão.
Quais são as dicas mais importantes para uma boa consulta?
• Horário: Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma, chegar adiantado também poderá causar transtornos nas acomodações da recepção e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada. No cinema é assim, não é?
• Acompanhantes: A menos que se trate de pessoa importante e absolutamente necessária para fornecer informações sobre o paciente, o acompanhante não ajuda e pode até atrapalhar a consulta, além de ocupar lugares destinados aos pacientes na recepção. Dentro do consultório médico, pode haver até um certo constrangimento de sua parte ou do médico em perguntar alguma coisa, na presença de acompanhantes que não estejam familiarizados com o problema.
• Cronologia: Procure fazer um resumo do seu problema antes de encontrar o médico. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer. Evite ficar divagando ou "filosofando" sobre o tema.
• Medicação: Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou neste período que você se considera adoentado, mesmo que aparentemente não tenham nada a ver com o quadro. Se possível traga todas as receitas ou bulas destes medicamentos.
• Exames: Traga todos os exames relacionados com sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo que estejam normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Isto dá uma idéia aproximada da época de instalação da doença.
• Dúvidas: Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Roberto Figueiredo, biomédico (Doutor Bactéria):

7 erros cometidos com a higiene na alimentação

- Primeiro erro:
Colocar carnes debaixo da torneira.
Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta
a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que você lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.

- Segundo erro:
Deitar detergente na esponja, para lavar louça
O detergente nunca deve ser colocado diretamente na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente, e o resto de detergente que fica, ao juntar-se com os alimentos pode constituir, no futuro, um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente numa bacia com 1 litro de água.

- Terceiro erro:
Nunca usar tábua de carne de madeira. Na tábua de madeira as bactérias vivem felizes!
Use sempre uma tábua de plástico !

- Quarto erro:
Muita gente evita guardar comida quente na geladeira.
Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa....
Guarde mesmo quente, sim! O único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.

Nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tapado.
O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destampado.
Só 2 horas depois é que você vai fechar.

- Quinto erro:
Abrir a lata de leite condensado com 2 buraquinhos minúsculos, um de cada lado. Com este procedimento, sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias.
Abra a lata inteira! Use um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro e utilize uma colherzinha para servir. Depois tape e guarde na geladeira.

- Sexto erro:
Ignorar as formigas.
Quando se fala em doce, não podem esquecer as formigas...
Você provável não se importaria ao encontrar uma alegre formiga em cima do seu bolo, não é?!.
Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?
Aí você fala. Eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Aí você pensa. Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Pode ser... formigas bonitinhas, mas ordinárias.
As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata!
Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

- Sétimo erro:
Soprar a velinha é o mau hábito que completa o jogo de sete erros.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar intoxicações com 24 horas de vômitos e mal-estar. Por isso, não sopre a velinha do bolo e evite deixar o bolo fora da geladeira.

domingo, 19 de setembro de 2010

Buraco na camada de ozônio está estável há dez anos, diz estudo




Um estudo da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) revela nesta quinta-feira (16) que a camada de ozônio terrestre, que protege o planeta contra o excesso de radiação ultravioleta, ficou estável na última década, com o buraco em sua superfície mantendo o mesmo diâmetro, sem diminuir, nem aumentar.
Divulgado no Dia Internacional pela Preservação da Camada de Ozônio, o trabalho foi feito e revisado por 300 cientistas ligados ao órgão da ONU.
O Protocolo de Montreal é apontado como um dos responsáveis pela preservação da camada pelos especialistas. O montante de substâncias degradadoras de ozônio, lançadas na atmosfera em 2010, foi cinco vezes menor do que o previsto pelo acordo de Kyoto para o período entre 2008 e 2012. O índice que leva em conta a diminuição das emissões expressas em CO2.
A expectativa é que a camada de ozônio volte a ser restaurada nas próximas décadas. Com a interrupção nos aumentos dos buracos na Antártida e no Ártico, o nível da película protetora da Terra deve retornar durante o meio do século 21 ao padrão anterior a 1980, época da criação do Protocolo de Montreal.
Com as campanhas para substituição dos clorofluorcarbonetos (CFC), encontrados em geladeiras e latas de spray, a demanda substituta como o hidroclorofluorcarbonos (HCFC) e hidrofluorcarbonos (HFC) cresceu, especialmente entre 2007 e 2008, segundo a OMM. O HCFC-22 é o exemplo mais abundante, com presença 50% maior no período na comparação com os anos de 2003 e 2004. (Fonte: G1)

Depois da proibição do uso de CFCs (substâncias conhecidas como clorofluorcarbonos, que antigamente estavam presentes em eletrodomésticos e aerossóis), o buraco na camada de ozônio atingiu seu tamanho máximo.
Dia 16 de setembro é considerado o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. Apesar da data marcar o dia da proibição do uso do CFC, que aconteceu no ano de 1987, os efeitos da substância ainda são sentidos na atmosfera hoje.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Casa ATO Guaratinguetá – 7ª Caminhada contra o câncer



A Casa ATO (Apoio ao Tratamento Oncológico) de Guaratinguetá, realizará no próximo domingo 19/09 às 9:00h , a 7ª caminhada contra o câncer.
Esta caminhada tem como objetivo, conscientizar toda a população para a importância da prevenção do câncer.
Quanto mais precoce a descoberta e o início do tratamento, maior é a chance de cura.
Compareça, adquira a camiseta e participe desse Ato de generosidade.
A caminhada sairá do Bosque da Amizade, subirá pela Carlos Rabello passando em frente à Faculdade Nogueira da Gama (Organização Guará de Ensino) descendo pela rua até a Pizza 1, voltando ao Bosque da Amizade onde haverá sorteio de brindes aos participantes.
Vamos participar e levar o nosso apoio.
Deus abençoe e boa caminhada a todos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Guaratinguetá - Prefeitura altera sistema carga e descarga nas proximidades do shopping



O Serviço Municipal de Trânsito da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informa que, a partir desta quarta-feira (15/09/10), está realizando uma campanha no Bairro Campo do Galvão, restringindo a circulação de caminhões e o estacionamento para operação de carga e descarga nas proximidades do Buriti Shopping Guará.
De acordo com as orientações do Serviço Municipal de Trânsito, os caminhões deverão aguardar o horário de abertura do shopping para recebimento de mercadorias, nas vagas de estacionamento regulamentadas nos seguintes locais:
• Ao longo da Avenida J. K., no lado oposto ao shopping, entre a Ponte do Baú e a Ponte Rosinha Filippo.
• Na Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, lado oposto ao SENAC.
Com o objetivo de informar e conscientizar os moradores, o Serviço de Trânsito está entregando nas casas o seguinte COMUNICADO:

A Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, através do Serviço Municipal de Trânsito, da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que está proibida a circulação, estacionamento e operações de carga e descarga de veículos de qualquer tamanho nas imediações do Buriti Shopping, no horário compreendido entre 22h e 6h, de modo a evitar a perturbação do sossego público.
Está proibida a circulação, pelo local, de veículos de tamanho superior a 22m de comprimento e carga superior a 45 toneladas.
Para eventuais reclamações ligue:
• (12) 3132-1009 – Buriti Shopping durante 24 horas todos os dias.
• (12) 3133-1751 – Serviço Municipal de Trânsito das 6h às 21h (de segunda a sexta-feira) e, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
• 190 – Polícia Militar durante 24 horas todos os dias.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 15/09/2010
Área da Notícia: Trânsito

Guaratinguetá - Prefeito entrega certificados e placa na sede do Corpo de Bombeiros



Nesta quinta-feira (16/09/10), às 10h, a Prefeitura de Guaratinguetá e o 11º Grupamento de Bombeiros realizam a cerimônia de entrega de certificados do Curso de Brigada Anti-Fogo, uma das exigências da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para se obter o Selo do Programa Município Verde Azul.
Durante o curso, funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, agentes da Defesa Civil e participantes da Associação Voluntharius que integram o Grupo de Apoio e Resposta às Emergências (GRAE) foram capacitados para combater o fogo nas matas.
Após a cerimônia de certificação, o prefeito Junior Filippo e demais autoridades, farão o descerramento da placa de identificação da unidade da Corporação, localizada no Engenheiro Neiva, que leva o nome do ex-presidente da ACEG, Paulo Lúcio da Silva.
Essa homenagem ao conhecido Paulo Tatuzinho é resultado de um Projeto de Lei do vereador Galvão César, aprovado por todos os vereadores.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 14/09/2010
Área da Notícia: Gabinete

Secretaria promove Feira Verde e Mostra Pedagógica



A Secretaria da Educação de Guaratinguetá informa que a VI Feira Verde do Programa Semente do Amanhã será realizada no último sábado deste mês (25/09/10), das 8h às 12h, em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaratinguetá.
O objetivo é expor os trabalhos realizados durante o ano letivo de 2010 por alunos da Rede Municipal de Ensino e APAE, proporcionando à comunidade um dia especial de conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
O evento conta com a participação de alunos, professores, gestores, coordenadores pedagógicos e da comunidade.
No mesmo sábado, dia 25 de setembro, das 8h às 12h, a Secretaria da Educação promove a 3ª Mostra Pedagógica da Educação Infantil do Projeto de Leitura: Janelas Abertas para o Conhecimento.
Essa Mostra Pedagógica é realizada de dois em dois anos, em todas as unidades escolares de Educação Infantil da Rede Municipal, e tem por objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas Pré-Escolas e Creches Municipais.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 14/09/2010
Área da Notícia: Educação

terça-feira, 14 de setembro de 2010

SABESP INFORMA SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS




Moradores são orientados a utilizar a água com economia, no sábado, 18/9


A Sabesp informa que, devido a execução de serviços programados pela Empresa Bandeirante de Energia (EBE), poderá haver reflexos na distribuição de água em São José dos Campos, no sábado, 18/9.
A operação programada pela concessionária de energia deve ocorrer entre e 8 e 12h na estação de captação de água que atende o município. Por esse motivo está prevista a intermitência no abastecimento de água de todo o município.
A Sabesp estima que a normalização dos níveis ideais de abastecimento deva ser alcançada a partir das 18h do mesmo dia.
Recomenda-se que o uso da água armazenada em caixas e reservatórios residenciais seja o mais econômico possível, principalmente no período das 8 às 18h
Casos de emergência - com prioridade para creches, asilos e entidades dessa natureza - poderão ser notificados pelo telefone 0800-05-50-195.

Assessoria de Imprensa
Siga a Sabesp no Twitter: @CiaSabesp
www.sabesp.com.br

Prefeito reúne-se com investidor do Guaratinguetá Futebol



Na manhã desta segunda-feira (13/09/10), o prefeito Junior Filippo reuniu-se com o empresário Sony Douer, investidor do Guaratinguetá Futebol Ltda, para manifestar seu empenho e dedicação pela permanência do Clube Empresa na cidade.
À tarde, o prefeito retornou de São Paulo e convidou as equipes de reportagem esportiva das emissoras locais para fazer um pronunciamento sobre o assunto e, em seguida, recebeu a comissão representativa das torcidas organizadas para dar ciência à população em relação a essa conversa.
O prefeito disse que ouviu claramente do empresário que seu clube empresa não conseguiu apoio financeiro de empresários da nossa região e, por outro lado, está recebendo diversas propostas de apoio do empresariado de outros municípios, entre os quais da cidade de Americana.
“Porém, não há nada definido. O fato é que o Guaratinguetá Futebol precisa de patrocinadores e está estudando as propostas”, enfatiza o prefeito.
Junior Filippo salientou que, a parceria da Prefeitura foi honrada 100% dentro dos limites que a Lei permite, com o investimento de cerca de R$ 2,5 milhões na adequação do Estádio Dario Rodrigues Leite às exigências da Federação Paulista de Futebol.
O prefeito destacou a importância desse investimento no estádio, que é um patrimônio do município, para acolher o time que leva o nome da cidade e deixou claro que está empenhado junto com sua torcida para que o clube permaneça em Guaratinguetá.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 13/09/2010
Área da Notícia: Gabinete

Nosso Lar no Oscar de 2011

Esta é uma grande oportunidade de contribuirmos para a divulgação da doutrina...e para um Mundo Melhor, " O MUNDO PRECISA DE HISTÓRIAS FELIZES"
Vamos todos votar no Nosso Lar....
Bom fim de semana.


Nosso Lar concorrendo ao Oscar 2011!


O Ministério da Cultura está fazendo uma votação para escolhermos o filme brasileiro que deve competir o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011, e o filme Nosso Lar está concorrendo. Indo pro Oscar, o filme torna-se mundialmente conhecido.
A Votação começa hoje (08/09) e termina dia 20/09. O resultado sai dia 23/09.
Para votar é só entrar no site do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/
Vamos votar bastante para que o Nosso Lar vá para o Oscar e para o mundo todo!

"Unidos somos fortes, separados somos apenas opinião" (Bezerra de Menezes)

domingo, 12 de setembro de 2010



SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR – 1
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


SUGESTÃO DE PAUTA


CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO
DE OFICIAL MÉDICO DA POLÍCIA MILITAR


A Polícia Militar do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o preenchimento de 22 cargos de 2º Tenente Médico Policial Militar ao Quadro de Oficiais de Saúde, ambos os sexos, para servir no Estado de São Paulo através de concurso público. O salário inicial mínimo de R$ 4.663,00 (quatro mil, seiscentos e sessenta e três reais).
O Edital de Abertura do Concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E) - Nº 167, de 02 de setembro de 2010. Nele o candidato encontra todas as informações sobre a realização do concurso. É importante que todos leiam atentamente todo o edital.

O concurso será de Provas e Títulos, composto das seguintes etapas:
a. Prova de Escolaridade (Partes I e II);
b. Exames de Saúde;
c. Provas de Condicionamento Físico;
d. Exames Psicológicos;
e. Prova Oral;
f. Investigação Social;
g. Análise de Documentos e Títulos.

REQUISITOS PARA INGRESSO
a. ser brasileiro;
b. contar no máximo, 35 (trinta e cinco) anos de idade, exceto se integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
c. estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos;
d. estar em dia com as obrigações militares;
e. ser portador do Certificado do Curso de Medicina (registrado no Ministério da Educação), outorgado por órgão de ensino superior (reconhecido pelo MEC);
f. ser inscrito e estar regularmente registrado em Conselho Regional de Medicina e no ato da nomeação estar inscrito e regularizado no CREMESP;
g. ser portador do Título de Especialista ou Certificado de Residência Médica outorgado por órgão competente;
h. ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas e não registrar antecedentes criminais;
i. não ter respondido e não estar respondendo a processo administrativo cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com a função policial-militar, se agente público;
j. ter, no mínimo, descalço e descoberto, 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) de estatura, se do sexo masculino, e 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, se do sexo feminino;
Os requisitos para ingresso devem ser comprovados na data da posse, em 28 de dezembro de 2010.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deverá orientar-se no sentido de recolher o valor da inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos para o Concurso.
As inscrições deverão ser realizadas somente via INTERNET, no período das 10 horas de 07 de setembro até às 16 horas de 21 de setembro de 2010, por meio do site www.vunesp.com.br da Fundação VUNESP, não sendo aceita qualquer outra forma de inscrição ou inscrição fora do prazo.


O valor da inscrição será de R$ 120,00 (cento e vinte reais) e poderá ser paga em qualquer agência bancária.

Maiores informações: Disque PM 0800.555.190, Disque VUNESP 3874.6300 e o site da Fundação VUNESP - www.vunesp.com.br.


Setor de Comunicação Social do Comando de Policiamento do Interior - 1
cpi1p5@policiamilitar.sp.gov.br
Av Dep. Benedito Matarazzo, 9931, Jd Augusta – São José dos Campos - SP
Cep 12216-580 - fones: (12) 3925-9875/9863/9909

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fechamento da igreja do Rosário - Taubaté



A partir da zero hora desta sexta-feira, 10/9/2010, a Igreja do Rosário de Taubaté ficará fechada por tempo indeterminado.
A determinação partiu do bispo diocesano Dom Carmo João Rhoden. Nenhuma atividade está autorizada para aquela igreja.
Embora a igreja tenha sua construção iniciada no século 18, o patrimônio não é tombado poro instituição estadual ou federal. Segundo o bispo, o prédio oferece risco de desabamento, assim como a igreja matriz de Tremembé e a capela do Pilar, em Taubaté. porém, nenhuma delas tem projeto provado de restauração.
Recentemente, obras do pintor Expedito Camargo Freire que estavam na capela do Cristo há mais de 40 anos foram de lá retiradas e guardadas e não estão mais à disposição da admiração pública.

História:
A Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos foi constituída no início do século XVIII, no altar da Igreja Matriz consagrado à Virgem do Rosário.
Uma capela foi construída pela Irmandade entre os anos 1700 e 1705, mas precisou ser reedificada para evitar o desabamento.
A reconstrução da capela começou aproximadamente em 1862, com poucos recursos financeiros, até que 20 munícipes fizeram associação com a Irmandade para auxiliarem nas obras.
A igreja já tomava a forma atual em 1879, quando as reformas estavam adiantadas, até que foram finalizadas em 1882.
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 7 de janeiro de 1925, por determinação do bispo de Taubaté, Dom Epaminondas Nunes de Ávila e Silva, e como 1º pároco, o padre Evaristo Campista César.
A paróquia conhecida como Igreja do Rosário, passou por algumas reformas que não mudaram o padrão arquitetônico colonial paulista, marcado por linhas sóbrias e harmoniosas das construções sacras. O interior da igreja possui o estilo denominado como Barroco Paulista.
A praça em frente à igreja recebeu posteriormente o nome “Praça Barão do Rio Branco”, mas ainda é conhecida com o nome original “Largo do Rosário”.
A igreja é a segunda paróquia criada em Taubaté, que atrai interesses dos estudiosos da arquitetura sacra tradicional do Vale do Paraíba.


Obs.: Quem pode dar mais informações talvez seja o último pároco da igreja,o padre Rodrigo Natal: telefone 8805-4806

CARLOS GOUVÊA

"cesgouvea@sabesp.com.br"

Dia do Médico Veterinário ( 9 de Setembro)



Nesta quinta-feira (09/09/10), a Prefeitura de Guaratinguetá, que mantém 4 médicos veterinários no seu quadro de servidores, cumprimenta a todos os profissionais da área por essa data comemorativa.
No dia 9 de setembro de 1932, por meio do Decreto, o então Presidente Getúlio Vargas normatizou a atuação do médico veterinário e o ensino da profissão no país. Em função disso, a data passou a ser comemorada como o Dia do Veterinário.
No entanto, já existiam duas escolas de veterinária no Brasil, com sede no Rio de Janeiro: a Escola de Veterinária do Exército, fundada em 1914, e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, fundada em 1913.
A partir de 1940, para o exercício da profissão passou a ser exigido o registro do diploma na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador da profissão.
Vinte e oito anos depois, com a lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, a função de fiscalizar o exercício da profissão foi transferida aos conselhos, que também passaram a ser responsáveis pelo registro profissional.
Áreas de atuação
O médico veterinário pode trabalhar em clínica e cirurgia de animais domésticos, silvestres e de rebanhos; nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Também podem trabalhar no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais.
O profissional de veterinária pode ainda fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais, além de fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos por meio de tecnologia adequada.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 09/09/2010
Área da Notícia: Saúde


“O Jornal SegVale deseja também os parabéns a todos os profissionais de veterinária, que garantem com seu trabalho responsável, uma alimentação saudável a toda a população, quando se trata do consumo de carnes, leite e derivados”.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Criança e Trânsito: é desde pequeno que se faz prevenção!



O transporte seguro de crianças.
Segundo estimativas, no Brasil mais de 1.200 crianças morrem por ano em decorrência de acidentes de automóvel. Entretanto, cerca de 90% dessas mortes poderiam ser evitadas com a utilização correta de um equipamento de segurança (É o que se espera com a obrigatoriedade da cadeirinha). Os riscos de lesão, também seriam reduzidos em 71%.
Uma das causas do alto número de acidentes é o hábito de se transportar as crianças soltas ou no colo de um adulto - em caso de colisão, elas podem ser expelidas do veículo ou arremessadas contra as partes internas dos mesmos (vidros, painel, bancos).
A regra número 1 para transporte de crianças no carro é: o lugar delas é no banco traseiro (no centro do banco, de preferência), com cadeirinha de segurança.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina, em seu artigo nº 64, que crianças de até 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente (Resolução nº 15, Art. 1º).
O CTB só admite o transporte de crianças no banco dianteiro no caso do automóvel não dispor de banco traseiro (como picapes) ou, ainda, caso não haja espaço no banco traseiro. Desde que todas as normas de segurança sejam obedecidas.
Instalado dessa forma o bebê tem seu pescoço protegido de quebra, em caso de acidente ou freada brusca - quando o seu corpo tende a ir para frente. A cabeça de um bebê com idade inferior a um ano representa quase metade do seu peso total, por isso é importante que essa região do corpo esteja bem acondicionada e protegida, já que qualquer desaceleração brusca pode provocar danos irreparáveis na coluna cervical.
Para saber se a criança já está grande demais para a cadeirinha, basta observar sua nuca: caso ultrapasse o encosto da cadeira, é hora de comprar um assento maior.
A instalação do equipamento também é fundamental para que a cadeirinha cumpra sua função.
Bem fixada e presa ao banco pelo cinto de segurança do veículo, a cadeirinha não deverá se mover mais do que dois centímetros de um lado para o outro. O bebê deverá estar bem ajustado na cadeirinha, sem folga (mas não atado demais), para impedir que ele se movimente em caso de colisão, evitando o efeito chicote.
Fonte: www.orientacoesmedicas.com.br

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de setembro: Dia da Independência do Brasil

Não existe melhor homenagem à nossa Pátria, que entoarmos o hino tão querido e respeitado pelos nossos irmãos e por irmão de todo o mundo.


Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada, Entre outras mil,
És tu, Brasil,Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, Entre outras mil,
És tu, Brasil,Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!

domingo, 5 de setembro de 2010

amazonia pulmao do mundo (gilson costa e eraldo)

Guaratinguetá - Abertura da Semana da Pátria na Praça Conselheiro



Na manhã desta quarta-feira (01/09/10), a Secretaria da Educação de Guaratinguetá realizou a abertura da Semana da Pátria com a execução do Hino Nacional pela Banda da Aeronáutica, hasteamento das bandeiras, com participação do Prefeito, do Comandante da EEAER e da secretária Gilda Cortez Pereira.
Na terça-feira dia 7 de setembro será realizado o Desfile Cívico na Avenida Presidente Vargas – Vila Paraíba, a partir das 8h30, com a participação de diversas instituições e clubes de serviços.
Depois do Hasteamento das Bandeiras, Revista às Tropas começa o desfile com a participação das seguintes instituições: FEB, EEAR, 5º BIL de Lorena, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Grupo Juvenil Feminino, SAEG, Fundo Social, PROERD/Ensino Municipal, Transporte Escolar, Escoteiros Sub Oficial Palmeira, CCTI Terra das Garças, Liebherr, Jeep Clube e Motoclube Águias do Vale.
Além da Avenida Presidente Vargas, o Serviço Municipal de Trânsito sinalizará a Rua Idalina Motta, Rua Alves Motta, Rua Antônio Motta e Rua Monte Castelo para concentração.

________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 01/09/2010
Área da Notícia: Educação

O QUE É DIABETES?

Diabetes é uma doença que provoca o aumento do açúcar (glicose) no sangue. A glicose é um combustível necessário ao corpo para o seu bom funcionamento. Para isso, ela deve chegar às células e gerar energia. Quem faz esse transporte é a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Quando há deficiência na produção ou na ação da insulina, a glicose fica acumulada no sangue. Então, tem-se instalado o Diabetes.

TIPOS DE DIABETES:
TIPO 1: é o menos comum (apenas 10% da população). Ocorre mais em crianças pela falta total de insulina, devido à inutilização do pâncreas por anticorpos.
TIPO 2: é o mais comum (90 - 95% da população). Ocorre mais em adultos, embora seja crescente a incidência em crianças e adolescentes devido à alimentação inadequada e sedentarismo. É hereditário e associado ao estilo de vida e à obesidade. Os pacientes com o tipo 2 não são dependentes de insulina, apresentam apenas deficiência parcial dela ou defeito na sua ação.
GESTACIONAL: é o diabetes que pode surgir durante a gestação, desaparecendo após a gravidez. Essas mulheres são propensas a desenvolver o tipo 2 futuramente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas mais comuns são: cansaço, desânimo, emagrecimento (mesmo com o aumento do apetite), muita sede, boca seca e urina excessiva. No tipo 2, os sintomas podem passar despercebidos por anos. Já no tipo 1, eles podem rapidamente evoluir para desidrataçãoi severa, levando à internação.
COMO TRATAR O DIABETES?
No tipo 1, o único tratamento é o uso da insulina. Já no tipo 2, uma vez que a deficiência dela não é total, temos várias opções: dieta e exercícios, medicamentos para facilitar a ação do hormônio, para ajudar o pâncreas a produzir mais insulina, ou outros que diminuem a absorção de carboidratos. Com o tempo, o diabético tipo 2 também poderá necessitar de insulina.
É POSSÍVEL PREVENIR O DIABETES?
O tipo 1 não há como prevenir. Porém, recomenda-se a amamentação para fortalecer os mecanismos de defesa do organismo e, ainda, não introduzir o leite de vaca na alimentação antes dos 9 meses de idade.
No tipo 2, além da hereditariedade, a obesidade e a vida sedentária são responsáveis pelo seu desenvolvimento. Dessa forma, o estilo de vida pode ser fundamental para determinar um organismo saudável ou diabético.
ALIMENTAÇÃO:
Uma boa alimentação é feita com o cuidado diário na seleção de alimentos. Deve-se sempre escolher o que faz bem, evitando os produtos industrializados. A melhor comida é a trivial: arroz, feijão, legumes, verduras, carnes e frutas. A melhor dica é evitar os excessos, como alimentos ricos em açúcar: doces, chocolates, refrigerantes, geléias, tortas e biscoitos doces.
ATIVIDADE FÍSICA:
O ideal é se exercitar moderadamente. Caminhadas, pelo menos aos finais de semanas, usar escadas ao invés do elevador, descer do ônibus alguns pontos antes, pedalar, enfim, coloca atividade em sua vida.
CONSEQUENCIAS DO DIABETE:
• Perda dentária;
• Morte prematura;
• Suscetibilidade a infecções;
• Acidentes vasculares cerebrais (derrame);
• Dificuldade do controle da hipertensão arterial;
• Perda progressiva da visão (catarata, glaucoma e lesões na retina);
• Artéria-necrose (arroxeamento dos dedos dos pés, que pode ocasionar amputação);
• Insuficiência renal (podendo levar à hemodiálise e ao transplante renal);
• Insuficiência circulatória (aparecimento de dores com limitação para os movimentos);
• Angina e insuficiência cardíaca (dor intensa no peito, podendo haver infarto no miocárdio);
• Arterioesclerose (deposição de gordura nos vasos sanguíneos).

RECOMENDAÇÕES:
Fique atento ao seu peso. O corpo é inteligente e, se você estiver comendo mais do que precisa, ele mostrará na balança. Pense em cada alimento que está ingerindo. Observe se está se sentindo disposto e animado. Se não estiver bem, algo está errado. Comece a melhorar de dentro para fora, com alimentação saudável, muito líquido e exercícios físicos. Para ter saúde, melhore o seu estilo de viver.

Carmem Luiza Almeida

Rádio Sabesp



Nesta semana (6 a 10 de setembro) a série especial de reportagens "Meu Ambiente" terá como tema Saneamento no país.

Para este programa a Sabesp contou com a participação de profissionais como do SOS Mata Atlântica, IBGE, especialistas em saneamento, além do prefeito de Santos e do presidente da Caesb, empresa de saneamento de Brasília que apresentou bons índices na coleta de esgoto na Pesquisa Nacional de Saneamento.

Atualmente 13 milhões de pessoas ainda não têm acesso a condições sanitárias eficientes; estados como Amapá, Pará e Rondônia apresentam o menor percentual de domicílios com cobertura de esgotos. Em São Paulo, segundo Daniela Barreto, analista do IBGE, registraram-se os melhores resultados e a cidade segue rumo à universalização.

Em entrevista, na terceira edição do programa, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, fala sobre os investimentos no setor. "Cada real investido em saneamento, é possível economizar quatro com saúde e que os altos impostos cobrados pelo governo federal prejudicam o setor".

Saiba mais sobre o saneamento na série especial de reportagens "Meu Ambiente", que também será disponibilizada para mais de 500 emissoras filiadas à Rádio2.

Os arquivos estão disponíveis ainda no site e portal da Sabesp. A partir da rede social Sound Cloud é possível compartilhar, baixar os arquivos e comentar. Acesse:www.soundcloud.com/sabesp

CLAUDETE MOURÃO
Assessora de Imprensa
Unidade de Negócio Vale do Paraíba
Tel.: - Fax: 3925-9613

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Guaratinguetá - Campanha Campo Limpo recolhe mais de 6 mil embalagens

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá informa que a Campanha “Campo Limpo”, realizada no dia 26 de agosto, contou com a participação de 85 produtores rurais que entregaram um total de 6.557 unidades de embalagens vazias de agrotóxicos, totalizando 1.400 quilos.
A campanha foi realizada no galpão ao lado da igreja da Colônia do Piagui, onde uma equipe de três profissionais especializados e treinados para o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP) permaneceu, das 8h às 17h, recebendo e selecionando as embalagens trazidas pelos produtores rurais.
As embalagens limpas, que passaram pela tríplice lavagem e foram inutilizadas, com as tampas separadas e em sacos transparentes, foram colocadas sobre uma lona plástica para evitar contaminações. Em seguida, foram contadas, pesadas, selecionadas de acordo com sua classificação (flexíveis/rígidas laváveis e não laváveis/alumínio/papelão) e acondicionadas para o transporte seguro.
No ato da devolução, os produtores receberam uma declaração da ADIAESP, que deverá ser guardada pelo prazo de um ano.
Para o transporte de todas as embalagens vazias de agrotóxicos recolhidas na Campanha “Campo Limpo” foram necessários dois caminhões trucados, contratados pela Prefeitura de Guaratinguetá, para enviá-las até o Centro de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Biritiba-Mirim (SP).
Essa Campanha contou com o apoio de representantes da Polícia Ambiental, Defesa Agropecuária, CETESB, CLG e das Associações Rurais do Piagui e de Canas.
O secretário Washington Luiz Agueda agradece todos os parceiros e salienta que a Campanha “Campo Limpo” entrará no calendário de eventos da SEAMA.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 01/09/2010
Área da Notícia: SEAMA