A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá informa que a Campanha “Campo Limpo”, realizada no dia 26 de agosto, contou com a participação de 85 produtores rurais que entregaram um total de 6.557 unidades de embalagens vazias de agrotóxicos, totalizando 1.400 quilos.
A campanha foi realizada no galpão ao lado da igreja da Colônia do Piagui, onde uma equipe de três profissionais especializados e treinados para o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP) permaneceu, das 8h às 17h, recebendo e selecionando as embalagens trazidas pelos produtores rurais.
As embalagens limpas, que passaram pela tríplice lavagem e foram inutilizadas, com as tampas separadas e em sacos transparentes, foram colocadas sobre uma lona plástica para evitar contaminações. Em seguida, foram contadas, pesadas, selecionadas de acordo com sua classificação (flexíveis/rígidas laváveis e não laváveis/alumínio/papelão) e acondicionadas para o transporte seguro.
No ato da devolução, os produtores receberam uma declaração da ADIAESP, que deverá ser guardada pelo prazo de um ano.
Para o transporte de todas as embalagens vazias de agrotóxicos recolhidas na Campanha “Campo Limpo” foram necessários dois caminhões trucados, contratados pela Prefeitura de Guaratinguetá, para enviá-las até o Centro de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Biritiba-Mirim (SP).
Essa Campanha contou com o apoio de representantes da Polícia Ambiental, Defesa Agropecuária, CETESB, CLG e das Associações Rurais do Piagui e de Canas.
O secretário Washington Luiz Agueda agradece todos os parceiros e salienta que a Campanha “Campo Limpo” entrará no calendário de eventos da SEAMA.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 01/09/2010
Área da Notícia: SEAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário