quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza visitas técnicas aos municípios paulistas que foram afetados pelas últimas chuvas no Estado.




A estação de verão, no Estado de São Paulo, caracteriza-se por eventos meteorológicos às vezes extremos, concentrados no período de dezembro até meados do mês de abril, com índices pluviométricos que oscilam a cada ano.
Tais eventos trazem consigo chuvas fortes, muitas vezes excessivamente prolongadas, ou acompanhadas por raios e vendavais, que têm causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e deslizamentos de encostas que causam consideráveis danos, destruições e mortes.
Com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil coordena a Operação Verão em todo o Estado.
Trata-se da operacionalização de um plano de atuação que objetiva otimizar os recursos existentes e antecipar-se às situações de risco, contando com a participação das Secretarias estaduais e municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, equipes de Defesa Civil dos municípios e da própria comunidade.
A fim de obter resultados positivos em seu objetivo de reduzir o número de vítimas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil capacitou mais de 2.500 integrantes pertencentes às defesa civil de diversos municípios do Estado de São Paulo, possibilitando que a cultura de prevenção seja multiplicada em nosso Estado.
As Regiões Metropolitana, de Campinas e São José dos Campos foram as que sofreram maiores danos humanos.
Em decorrência das últimas chuvas o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira realiza visita no município de São José dos Campos e enviou equipes técnicas aos demais municípios paulistas que foram atingidos, a fim de avaliar os danos humanos, materiais, ambientais, além dos prejuízos sociais e econômicos.
O objetivo dessa avaliação possibilitará a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC mobilizar meios humanos e materiais para o restabelecimento da normalidade nas áreas afetadas.
Entretanto, caso os danos e prejuízos estejam além da capacidade de resposta do município, o Estado apoiará de forma suplementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário