segunda-feira, 19 de novembro de 2012
EDP no Brasil patrocina exposição “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão” em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Com abertura amanhã, 20 de novembro, mostra comemora o mês da Consciência Negra
São Paulo, 19 de novembro de 2012 – No mês da Consciência Negra e para celebrar a presença dos criadores negros brasileiros nas artes, amanhã, 20 de novembro, a partir das 13 horas, será aberta a exposição “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”. A mostra, que acontece no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, e com entrada gratuita, conta com o patrocínio da EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal e com o apoio do Instituto EDP, instituição que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP no Brasil.
Com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra contará com mais de 70 objetos de ofícios urbanos e rurais – muitos deles usados em fazendas e engenhos de açúcar –, compondo um conjunto que realça as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil. No espaço central do museu, o visitante vai conferir moendas de açúcar e milho, prensas de folha de tabaco, mesas de lapidação, forjas de ferreiro, plainas de marceneiros, entre outros objetos que remetem aos séculos XVIII e XIX.
“A EDP acredita que a promoção do acesso à cultura e à valorização das diversas expressões artísticas contribui para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades e é fator muito importante para a redução das desigualdades sociais existentes, ou seja, para a obtenção de progresso sustentável. E esse é um dos nossos objetivos enquanto empresa”, afirma Tereza Rodrigues, Diretora do Instituto EDP.
"Por muito tempo, interessou aos que escreviam a História do Brasil reforçar um passado sofrido e 'coisificado' com o intuito de cristalizar imagens de uma suposta subalternidade. Portanto, essa exposição reescreve a História da Tecnologia do Brasil, pois resgata a Nação sendo construída pelas mãos dos africanos, trazendo assim uma imagem positiva do negro, fundamental para assumirmos com orgulho a presença em nossa identidade", afirma o diretor-curador Emanoel Araujo. Eles levavam um amplo conhecimento das técnicas metalúrgicas e mineradoras, da ourivesaria crioula, da marcenaria, da plantação e da colheita de café e açúcar, da construção de máquinas de engenhos. "Estes homens transmitiram suas habilidades e conhecimentos para seus descendentes, principalmente pela competência do fazer e da oralidade", destaca o curador.
É o segundo ano que a Empresa homenageia está data com patrocínio a projetos culturais destinados a cultura Afro-Brasileira. Em 2010, a EDP no Brasil, apoiou a segunda edição do livro “A Mão Afro Brasileira: Significado da Contribuição Artística e Histórica”, que teve seu lançamento no Museu Afro Brasil, no mês de novembro.
SERVIÇO
Data: 20 de novembro
Hora: a partir das 13 horas
Local: Museu Afro Brasil (Parque do Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo/SP)
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos, é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
Informações para Imprensa:
A4 Comunicação - www.a4com.com.br
Ana Carla Freitas - anacarlafreitas@a4com.com.br - (11) 2185-5961
Mariana Bertolini - marianabertolini@a4com.com.br - (11) 3897-4133 / (11) 9916-8091
Tatiane Pedroso - tatianepedroso@a4com.com.br - (11) 3897-4143 / (11) 9642-7333
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário