quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Pinda adere Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
28/11
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultural, aderiu ao “Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa”, um programa de formação para professores. Pindamonhangaba já cadastrou mais de 200 professores.
O pacto é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Em 2013, os educadores realizarão o curso de formação de linguagens escritas e, em 2014, de matemática. A avaliação dos alunos está prevista para ocorrer em 2015.
Todas as escolas de educação básica podem ser contempladas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e pelas Ações do Pacto, o que inclui as escolas rurais.
Segundo a secretária de Educação, Bárbara Zenita, o período de alfabetização de crianças até oito anos é um momento muito importante. “Se a criança tem uma alfabetização tranquila e produtiva, ela colherá bons frutos. A nossa meta é que todos os alunos do nosso município complete o 3º ano do ensino fundamental, sabendo ler e escrever de maneira efetiva”, finalizou.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
I – alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
II – realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
III – no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário