quinta-feira, 7 de abril de 2022

 

 Prefeitura Municipal de Guaratinguetá


Dicas para a posse responsável de pets

➡️ – Antes de incluir um pet em sua vida, considere:

Ao invés de comprar um animal, opte por adotar seu companheiro de uma das protetoras de animais da cidade.

Ser preconceituoso ao escolher um pet (seja quanto a cor ou raça), só aumenta o número de cães e gatos abandonados. Dê uma chance ao um animal que não tem escolha.

➡️ – Sobre proteção e cuidados:

Castrar o animal é importante para controlar crias indesejadas e evitar animais abandonados nas ruas, além de prevenir doenças como câncer. A Secretaria do Meio Ambiente realiza mutirões de castração periodicamente. Para que seu pet seja atendido, realize o cadastro através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7m3uXeOcad_d4UIact98Jw2h2ZyYr48bcVviZlDkHiba09A/viewform

Não deixe seus pets soltos na rua. Eles podem ser atropelados, causar acidentes, ou serem atacados por outro animal. Esteja ciente que, caso seu cão ou gato ataque outra pessoa ou animal, você responderá por isso.

Cuidados com a saúde de seu animal devem incluir: vacinas contra doenças transmissíveis, remédios, boa alimentação, água, abrigo do sol e da chuva, banhos, um ambiente limpo, e principalmente muito amor.

Dedique um tempo ao seu pet todos os dias. Não somente para seu cuidado, mas também para a troca de carinhos, que estreitam a relação de afeto com seu amigo de quatro patas.

➡️ – Sobre passeios e segurança:

É responsabilidade de todos colaborar por uma cidade limpa e livre de doenças. Para tal, sempre recolha as fezes do seu animal de estimação durante um passeio.

Ao levar seu pet para passear, conduza-o com coleira e guia. No caso de cães com comportamento agressivo, a focinheira é indispensável para garantir a segurança de todos.

Faça a microchipagem de seu animal, ou identifique-o com uma plaquinha junta de sua coleira. Isso facilitará a devolução de seu cão ou gato no caso de fuga ou perda.

➡️ – Considere apoiar animais comunitários

Animais comunitários são aqueles sem donos, que estabelecem ligação com a comunidade onde vivem, recebendo o cuidado de todos. Caso seja uma possibilidade para você, considere apoiar um animal em situação de rua próximo de você.

O cão comunitário está previsto em lei. Mesmo que ninguém possa adotá-lo e levá-lo para a casa, um dos vizinhos pode se tornar o tutor legal, mantendo o cãozinho pelo bairro.

🔴 LEMBRE-SE QUE ABANDONAR É ATO CRUEL, E CRIME PREVISTO NA LEI FEDERAL n°9605/1998.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário