quarta-feira, 3 de maio de 2023





EDP inaugura subestação de energia em Jacareí

 

Com investimento de R$ 29 milhões, a subestação vai beneficiar diretamente cerca de 50 mil pessoas e reforça a infraestrutura energética do Vale do Paraíba

 

São Paulo, 3 de maio de 2023 – A EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, inaugurou hoje (3), a sua terceira subestação no município de Jacareí. A unidade Santa Paula está localizada em uma área de 2.000 m², no bairro Rio Comprido, e vai beneficiar diretamente cerca de 50 mil pessoas da cidade.

Com investimentos de R$ 29 milhões, a subestação conta com dois transformadores de potência total instalada de 40 MVA, distribuídos em quatro alimentadores de média tensão, além de uma possibilidade futura para ampliação da sua capacidade. Em linha com as políticas de sustentabilidade da EDP, o empreendimento possui um sistema acústico que evita a propagação do som para o meio externo, garantindo a tranquilidade dos moradores da região e todos os transformadores funcionam a base de óleo vegetal, que reduz impactos ao meio ambiente. A operação é 100% digitalizada, com supervisão, comando, controle e proteção realizado de forma remota, diretamente do Centro de Operações Integrado (COI) da empresa.

“Com esta nova subestação em Jacareí, a EDP reforça seu empenho em atuar ativamente para o desenvolvimento da infraestrutura de sua região de atuação. Com responsabilidade social, priorizando a segurança e a sustentabilidade, entregando aos clientes uma energia elétrica segura e de excelência”, afirma Cristiane Fernandes, diretora da EDP em São Paulo.

 

Melhorias na infraestrutura 

Os investimentos da EDP também estão no sistema de conexão da subestação à rede de energia local, que envolve a instalação de 13,8 km de fiação nova na rede de média tensão. A tecnologia desse cabeamento garante maior proteção e resistência a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Para a sustentação da rede foi feita a instalação de 450 postes ao longo de todo o trecho. Um conjunto de oito equipamentos de proteção e de manobras de carga de forma automatizada foi implantado para limitar o impacto de possíveis ocorrências. O reforço na rede contou, ainda, com a substituição de equipamentos comuns por outros mais robustos em, aproximadamente, 800 metros de linhas de distribuição de alta tensão.

Todas essas ações fazem parte do planejamento estratégico da EDP que tem como foco a expansão da rede, em linha com o desenvolvimento e crescimento das 28 cidades da área de concessão, melhorias operacionais para elevar a qualidade, combate ao furto de energia e digitalização. A rede de distribuição da EDP é composta, atualmente, por 81 subestações de energia que abastecem cerca de 2 milhões de clientes.

Jacareí possui outras duas subestações de energia elétrica e o reforço da capacidade do sistema local com a nova unidade faz parte do planejamento estratégico da EDP, em contribuir com o crescimento econômico do município, da região do Vale do Paraíba e na ampliação da qualidade do serviço fornecido.

 

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

 



 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário