quarta-feira, 17 de maio de 2023









 

 

 

Maio Amarelo: EDP faz alerta para acidentes no trânsito envolvendo postes

 

Número de clientes afetados pelas ocorrências aumentou 192% no Vale do Paraíba e Litoral Norte nos quatro primeiros meses de 2023

 

São Paulo, 16 de maio de 2023 – Entre janeiro e abril deste ano, 37 ocorrências envolvendo colisão de veículos em postes deixaram mais de 25 mil clientes do Vale do Paraíba e Litoral Norte sem energia. Reforçando a importância de um trânsito mais seguro neste Maio Amarelo, o levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região, mostra que, apesar da queda de 17% deste tipo de ocorrência, a gravidade dos acidentes foi muito maior do que no primeiro quadrimestre do ano anterior, com aumento de 192% no número de clientes impactados.

Entre os motivos para o aumento do número de clientes com o fornecimento de energia interrompido está a maior gravidade dos acidentes de trânsito, com mais complexidade nas estruturas afetadas (postes, equipamentos de grande porte e redes) e a extensão dos danos. Essas ocorrências acabam por demandar maior tempo para os reparos e o envolvimento de um grande efetivo das equipes de manutenção da EDP em parceria com o Corpo de Bombeiros e com as Polícias Civil e Militar.

As duas maiores cidades do Vale do Paraíba, São José dos Campos e Taubaté, são responsáveis por quase metade das ocorrências e reúnem 70% dos clientes impactados com a interrupção no fornecimento da energia por conta dos acidentes.

Em são José dos Campos, por exemplo, uma colisão na madrugada de 6 de maio, na região do Urbanova, provocou a queda de um poste, dano à estrutura de outro e em uma grande extensão da rede elétrica local. Houve a necessidade de interdição da via e, por questão de segurança, o fornecimento de energia ficou interrompido até a finalização do reparo. Já em Taubaté, no dia 21 de abril, houve uma colisão no Jardim Jaraguá que também trouxe transtornos aos moradores da região.

Além de ocasionar a interrupção de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, um abalroamento - como é tecnicamente denominado o choque ou a colisão de veículos em postes – gera risco de mortes ou ferimentos graves naqueles que estão no veículo ou em terceiros, também acarreta danos materiais e pode comprometer o trânsito local. De acordo com Stevon Schettino, gestor da EDP, a prevenção por meio da segurança e da educação no trânsito é o melhor caminho a seguir.

“A nossa prioridade deve ser sempre a vida. O condutor precisa estar atento ao trânsito para garantir a sua própria segurança e a do próximo e, assim, evitar esse tipo de acidente, bem como entender que essas ocorrências também geram outros tipos de transtornos à sociedade, como prejuízos financeiros, falta de energia e trânsito intenso, entre outros. Dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas é crime em todo país e, além disso, é importantíssimo que o motorista pratique a direção defensiva diariamente, respeitando as sinalizações e limites de velocidade”, avalia.

 

Dicas de prevenção e segurança

  • Para evitar colisões em postes, é importante que os motoristas estejam atentos e dirijam com cautela;
  • Se for dirigir, não consumir bebidas alcóolicas;
  • Seguir a direção defensiva, obedecer aos limites de velocidade, principalmente, em dias chuvosos para evitar a aquaplanagem;
  • Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura;
  • Os cuidados devem ser redobrados aos finais de semana e nos feriados, quando o movimento é maior;
  • Em caso de abalroamento em postes, a recomendação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o veículo e o risco de morte por choque elétrico é alto;
  • Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime e nem tente socorrer as vítimas;

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local e acione imediatamente a EDP pelos canais de atendimento:

- EDP Online no www.edponline.com.br;

- Aplicativo EDP Online;

- Whatsapp EDP: (11) 93465-2888;

- Central de atendimento por telefone 0800 721 0123;

-  Agências de atendimento presencial;

 

Acidentes envolvendo o abalroamento de postes no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Período: janeiro a abril

Ocorrências em 2022 – 45

Ocorrências em 2023 – 37

Clientes afetados em 2022 – 8.837

Clientes afetados em 2023 – 25.832

 

São José dos Campos

Ocorrências em 2022 – 15

Ocorrências em 2023 – 10

Clientes afetados em 2022 – 296

Clientes afetados em 2023 – 10.631

 

Taubaté

Ocorrências em 2022 – 7

Ocorrências em 2023 – 6

Clientes afetados em 2022 – 525

Clientes afetados em 2023 – 7.692

 

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

 

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário