quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nelson Mandela e Graça Machel vencem prêmio "Heróis da Década"

O prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela e a mulher, Graça Machel, ganharam um prêmio especial de uma instituição sueca pela ação na defesa dos direitos dos menores, numa eleição em que participaram mais de sete milhões de crianças em todo o mundo.
O Colégio Girassol de Guaratinguetá, foi um dos participantes da Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa e nós do Jornal SegVale estivemos presentes, a convite da Diretora Teresinha de Oliveira, na apresentação das alunas: Karen,Júlia,Carla, Bia, Ana e Carol que falaram sobre a importância dos Direitos da Criança no Brasil e no mundo.
Muita coisa foi feita, mas ainda resta muito por fazer.
Foram enfocadas sete situações de violação mais comum que são:

01 - Nome e nacionalidade: 1 a cada 10 criança nunca foi ou é registrada. Isso significa que não há documento que comprove a sua existência.

02 - Mortalidade infantil: cerca de 1 a cada 100 crianças morre antes de completar 5 anos de idade, geralmente por razões que poderiam ser evitadas.

03 - Saúde e Saneamento básico: 9 entre 10 crianças no Brasil, usam água de fontes impróprias para o consumo. 8 a cada 10 crianças têm acesso a condições adequadas de saneamento básico.

04 - Casa, roupa, comida e segurança: Cerca de 1 para cada 10 crianças no Brasil vive em situação de extrema pobreza, com menos de R$ 2,80 por dia para viver.

05 - Proteção contra a violência: somente 23 países no mundo proibiram todas as formas de punição corporal para crianças. Alguns países ainda permitem castigos físicos na escola.

06 - Trabalho infantil nocivo: cerca de 1 para cada 10 crianças no Brasil trabalha em alguma atividade. Algumas trabalham mais que outras.

07 - Escola e educação: 95 para cada 100 crianças no Brasil vão à Escola. Porém muitas a abandonam muito cedo, ainda no 2º ciclo do ensino fundamental.

No final da apresentação foi com grande alegria que divulgaram o Primeiro Herói dos Direitos da Criança da década: O casal Nelson Mandela e Graça Machel que eles ajudaram a eleger.

Parabéns ao Colégio Girassol em levar seus alunos a interagir com uma questão muito importante a nível mundial, e parabéns aos alunos que estudaram, pesquisaram e aprenderam muito sobre seus direitos.
Importante é não ficar parado por aí e sim divulgar os conhecimentos e
informações a todos os colegas, aos pais e amigos.
Só assim conseguiremos aumentar ainda mais, o respeito para com todas as crianças.
Isso é um dever.

Antonio Luiz Barbosa
TST – Diretor Jornal SegVale

Um comentário:

  1. Parabéns ao Colégio Girassol pela participação
    na escolha do "Heroi da Década".
    Uma lição de cidadania a todos os seus alunos.

    ResponderExcluir