sábado, 16 de janeiro de 2010

Simples cuidados previnem doenças contraídas nas enchentes

A Secretaria da Saúde de Guaratinguetá alerta sobre a possibilidade do aumento do risco de doenças infecto-contagiosas como consequência do contato com enchentes e alagamentos comuns no período de fortes chuvas como as que ocorreram na virada do ano.
Um dos cuidados necessários é evitar o contato com a água suja das chuvas que carregam bactérias e vírus. Quem tiver a casa ou o estabelecimento invadido pela água das enchentes precisa se acautelar na hora da faxina: usar luvas e botas ou sacos plásticos para proteger as mãos e os pés.
É importante jogar água sanitária diluída antes de arrastar a lama e descartar remédios e alimentos que tiveram contato com as águas de enchentes.
A leptospirose é a doença mais preocupante pois, nos casos mais leves, o paciente pode ficar internado até uma semana. Em geral 10% dos casos são graves, quando o paciente apresenta insuficiência respiratória e renal e, às vezes, hemorragia pulmonar. Os cuidados com estes pacientes são especiais, pois além de tomar antibióticos recomendados por médicos, eles podem precisar até de internação na UTI.
Os primeiros sinais da doença são: Febre, Dor muscular, Dor de cabeça, Urinar demais (em alguns casos), Olhos amarelados e Náuseas.
No contato com as enchentes é possível contrair outras doenças como DIARRÉIA, HEPATITE, além de correr o risco de ser picado por cobras. Caso alguém sinta algum desses sintomas deve procurar o Serviço da Saúde.
Os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estão visitando todas as famílias que tiveram as casa alagadas para entregar frascos de hipoclorito de sódio (a 2,5%) e orientar sobre a desinfecção da água, com a receita básica: duas gotas para cada litro de água.
As pessoas abrigadas nas escolas e associações estão sendo assistidas por técnicas da Secretaria Municipal da Saúde, com cuidados especiais para algumas que são diabéticas, hipertensas, mulheres grávidas ou que já tenham alguma doença em tratamento e que perderam seus medicamentos. Nestes casos, elas recebem os medicamentos no abrigo, onde também são fornecidos outros medicamentos como analgésicos.
Os casos mais graves são levados ao Pronto Socorro Municipal e, em casos de emergência, a equipe do Resgate Saúde está atenta aos chamados.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 07/01/2010
Área da Notícia: Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário