quinta-feira, 24 de junho de 2010

Guaratinguetá - Casa Ambiente e Saúde: 2 anos de Educação Permanente


Nesta quinta-feira (24/06/10), às 9h30, a Casa Ambiente e Saúde estará de Portas Abertas para a imprensa local e regional. Na oportunidade, a secretária de Saúde de Guaratinguetá, Nádia Maria Magalhães Meireles, apresentará o espaço físico, as diversas ações desenvolvidas na casa e concederá entrevista coletiva.
Inaugurada no dia 24 de junho de 2008, a Casa Ambiente e Saúde, criada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Guaratinguetá destaca-se na região como um Centro Educacional de Saúde Preventiva. Nesses dois anos em funcionamento, recebeu 3.900 pessoas entre visitantes e participantes de cursos de capacitação.
"Este espaço educacional permanente tem por objetivo contribuir para a construção da consciência sanitária, envolvendo aspectos de meio ambiente, produtos e serviços de saúde, pois só a partir dessa conscientização é que o cidadão adotará princípios básicos de promoção e proteção da saúde individual e coletiva. Isto significa uma mudança de paradigmas: do sistema predominante de assistência a doentes para um sistema promotor de saúde”, enfatiza secretária Nádia Meireles.
Salas Educativas da Casa Ambiente e Saúde:
1. Sala de Microscopia, onde os visitantes poderão conhecer substâncias invisíveis a olho nu através de microscópio;
2. Sala do Consumidor, onde serão expostos métodos de se consumir e guardar adequadamente produtos, evitando a ação prejudicial de microorganismos e substâncias perigosas;
3. Sala de Fauna e Flora, com exposição de espécies animais e vegetais existentes em Guaratinguetá e os possíveis riscos do desequilíbrio dessas espécies à população;
4. Sala de Conhecimento sobre Imunização, que explicará os efeitos e necessidades de vacinas e soros;
5. Sala de Pragas Urbanas e Animais Peçonhentos, com exposição de animais que podem causar perigo à saúde pública.
A Casa conta ainda com uma biblioteca, com rico acervo de vídeos e livros sobre saúde e uma sala de vídeo, onde os professores podem exibir documentários aos alunos e visitantes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As visitas de grupos de estudantes devem ser agendadas, para que a equipe programe apresentações nas diversas salas temáticas.
Endereço: Avenida Brasil, 1488 – Engenheiro Neiva, Guaratinguetá-SP.
Telefone: (12) 3132-5527.

Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 23/06/2010
Área da Notícia: Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário