segunda-feira, 10 de julho de 2023

 

 

 


 

 

Alerta para as férias escolares: EDP registra aumento de clientes impactados por pipas na rede elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte


No primeiro semestre de 2023 foi registrado aumento de 57% na quantidade de consumidores afetados, comparado ao mesmo período de 2022

 

 

São Paulo, 10 de julho de 2023 – As férias escolares merecem ser curtidas com a máxima segurança e a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça um alerta importante com relação à brincadeira de pipas. De janeiro a junho deste ano, 34.343 clientes foram afetados pela interrupção da distribuição de energia por conta de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica da região, o que representa aumento de 57% comparado ao mesmo período do ano passado, em que 21.822 clientes foram impactados.

 

Já a quantidade de ocorrências apresentou redução, passando de 743 para 542 no período. O maior número de clientes afetados se deve à localização das ocorrências, em trechos mais populosos. Para se ter uma ideia, em abril deste ano, somente uma ocorrência com pipa deixou 5.219 clientes sem energia em Taubaté. A cidade também é a que apresenta o maior número de clientes prejudicados com as ocorrências deste tipo.

 

“Em muitos casos conseguimos manobrar de forma automatizada o sistema de distribuição de energia para reduzir a abrangência do dano à rede e o tempo de interrupção do fornecimento nesses locais, porém o transtorno provocado por uma pipa que enrosca na fiação ainda é muito grande, podendo deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia. E o mais grave é a questão do risco de ferimentos graves e até de morte para quem pratica esta brincadeira sem segurança”, destaca o gestor de operação da EDP, Stevon Schettino.

 

As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes - causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. 

 

No período de férias e de maior incidência desse tipo de ocorrência, a EDP intensifica o alerta. “A EDP deve ser acionada imediatamente em caso de qualquer ocorrência que envolva a rede de distribuição de energia. Será encaminhada equipe técnica ao local para reparar o dano causado e para o restabelecimento do sistema”, reforça o gestor.

 

Confira abaixo algumas dicas para que a brincadeira possa acontecer com toda a segurança.


- Busque espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

 

- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.

 

- Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves

acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não

deve ser lançado na rede;

 

- Jamais use cerol ou a chamada “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem também provocar acidentes graves e mortes.  Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

 

- Não empine pipas perto de estradas e vias de grande circulação de veículos, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento a quem está praticando a brincadeira.

 

Vale ressaltar que em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais:

 

· Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)

· WhatsApp (11) 93465-2888

· Central de Atendimento: 0800 721 0123

 

Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas

 

Clientes com fornecimento de energia impactado por pipas na rede elétrica por município da região:

 

MUNICÍPIO

 

 

CLIENTES AFETADOS (JAN/JUN 2023)

Aparecida

258

Caçapava

726

Cachoeira Paulista

286

Canas

283

Caraguatatuba

2.739

Cruzeiro

1.099

Guaratinguetá

1.568

Jacareí

2.993

Lorena

2.407

Pindamonhangaba

489

Potim

1.535

Roseira

2

Santa Branca

238

São José dos Campos

1.684

São Sebastião

6.902

Taubaté

10.607

Tremembé

527

 

 

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário