Na manhã desta terça-feira (19/10/10), o prefeito Junior Filippo e o presidente da EDP Bandeirante, Miguel Setas assinaram o Contrato do Programa Reluz (Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente) na cidade, com o investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.
“Depois de muitas idas e vindas a Brasília, hoje estamos dando um grande passo para que o município alcance a eficiência energética no seu sistema de iluminação pública. Além economizar energia e reduzir a conta, o novo sistema gera uma sensação de segurança na população e contribui para a redução da criminalidade”, resume o prefeito.
O Programa tem como propósito a modernização da Iluminação Pública da cidade, contemplando a troca da estrutura das luminárias e a substituição de 10.525 lâmpadas de mercúrio por equipamentos de sódio, proporcionando economia no consumo, redução de perdas de energia elétrica e melhoria da luminosidade das vias e praças da cidade.
O Programa Reluz proporcionará ao município um acervo de iluminação pública mais eficiente, beneficiando cerca de 112 mil cidadãos e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e segurança. Para a Prefeitura de Guaratinguetá, o Reluz vai gerar uma economia anual estimada em R$ 1.200.000,00 e uma redução de consumo de aproximadamente 7.000 MWh/ano. (Megawatts/ano)
O Reluz é um Programa desenvolvido pela Eletrobrás, através do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), desde junho de 2000 e que deve se estender até 2010, promovendo a conservação de energia elétrica nos sistemas de iluminação pública.
O objetivo é financiar projetos para sistemas eficientes de iluminação pública, o que pode reduzir em até 40% a despesa mensal das prefeituras com energia elétrica. Além de melhorar a luminosidade das vias públicas, reduz os custos de operação e manutenção e a demanda do sistema elétrico nacional, especialmente no horário de maior consumo.
A economia ocorre devido à substituição de lâmpadas mistas e a vapor de mercúrio, menos eficientes, por lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão, mais eficientes. Em alguns casos, a economia chega a 70%.
O Reluz promove melhoria da qualidade de vida e mais segurança para a população. Além disso, lâmpadas mais eficientes reduzem o índice de queima e melhoram a qualidade da iluminação pública.
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 19/10/2010
Área da Notícia: Gabinete
Nenhum comentário:
Postar um comentário