terça-feira, 9 de agosto de 2011

Guaratinguetá - Campanha contra Paralisia Infantil começa neste sábado




A Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá começa, no próximo sábado (13/08/11), a 2ª fase da Campanha contra Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil. Todas as Unidades de Saúde estarão abertas além de diversos postos volantes que serão montados nas zonas urbana e rural.
Nesta Campanha, todas as crianças com idade entre 0 e 5 anos, mesmo com o calendário vacinal em dia, devem procurar uma Unidade de Saúde para receber a 2ª dose da vacina.
Para esta Campanha, a Secretaria de Saúde espera vacinar 6.637 crianças, o que corresponde a 95% do total de crianças na faixa etária que deve receber a vacina.
A expectativa da secretária Nádia Meireles é vacinar o maior número possível de crianças no chamado dia D (sábado).
“É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para receber a vacina neste dia, nos diversos postos de vacinação. Por isso, neste sábado, mostre o quanto você se preocupa com a saúde de seu filho e procure o posto de vacinação mais próximo de sua casa!”, apela a secretária.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave e, na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
A doença é causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba.
Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Outras informações na Ouvidoria da Vigilância em Saúde (telefone: 3133-5188).
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 09/08/2011
Área da Notícia: Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário