domingo, 28 de agosto de 2011

Guaratinguetá - Saúde promove ações conjuntas de combate à DENGUE




Com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para o combate de zoonozes (doenças causadas por animais), a Secretaria da Saúde de Guaratinguetá promoveu uma reunião com representantes da Secretaria da Educação, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Meio Ambiente, SAEG e Assessoria de Comunicação, nessa quarta-feira, na Casa Ambiente Saúde.
A diretora de Saúde Coletiva da Vigilância em Saúde, Michele Mansor, salienta que esse plano conjunto de ações intersetoriais contemplará com especial atenção c combate ao mosquito da dengue, contando ainda com a participação da Secretaria de Obras Públicas.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde, o município de Guaratinguetá enfrentou nos primeiros meses deste ano (no verão) uma epidemia de dengue, com mais de 400 casos autóctones confirmados e dois óbitos por dengue com complicações.
Neste período de inverno, quando o número de casos deveria diminuir, os técnicos observam que as notificações continuam chegando, em média de UMA notificação por semana. “Isso significa que temos criadouros do mosquito Aedes aegypt e que é grande o risco de termos um número muito maior de casos de dengue no próximo verão”, explica Michele.
E completa: “Por isso, um esforço do poder público, por meio da articulação de suas secretarias é fundamental para enfrentar essa situação. Porém, a participação da população também é muito importante. Se cada um cuidar da sua casa, vistoriando calhas, ralos, vasos de plantas, armazenando corretamente seus resíduos, não teremos criadouros do mosquito e, portanto, não teremos o vetor que transmite a doença”.
Segundo ela, essa parceria formada durante a reunião estabelece metas de controle de outros vetores como o pernilongo, ratos e escorpiões.
Na próxima semana, o grupo voltará a se reunir, desta vez na sede da Vigilância em Saúde, para estabelecer o cronograma de trabalho e marcar a data de seu início das ações conjuntas.

________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 25/08/2011
Área da Notícia: Saúde










Nenhum comentário:

Postar um comentário