terça-feira, 30 de agosto de 2011

Guaratinguetá terá sistema próprio para monitorar rio Paraíba




A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá informa que o Ceivap (Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul) aprovou seu projeto para a implantação de um sistema piloto de previsão e alerta de cheias do Rio Paraíba em parceria com a Vale Verde Associação de Defesa do Meio Ambiente, de São José dos Campos.
De acordo com a proposta aprovada, após a assinatura do contrato, o Ceivap vai liberar R$ 362.300,00 para a Vale Verde desenvolver o plano, investindo mais R$ 30 mil em contrapartida. Os recursos que serão liberados são da cobrança pelo uso da água do rio, pela ANA (Agência Nacional de Águas) e a previsão é que o sistema esteja implantado no primeiro semestre de 2012.
O secretário Washington Luiz Agueda destaca a importância desse sistema para o trabalho da Defesa Civil. “Essa parceria com a Vale Verde é muito importante porque vai possibilitar que Guaratinguetá tenha sua própria Sala de Situação com informações do município referentes a eventos da natureza, visando ao monitoramento hidrológico com sistema de previsão e alerta de cheias numa estação linimétrica” enfatiza Washington.
O secretário lembra que ao longo dos anos estamos sofrendo com eventos climáticos em maior frequência, como o aumento de chuvas localizadas, provocando inundações e enchentes como as ocorridas em São Luis do Paraitinga, Cunha e Guaratinguetá. Segundo ele, a defesa Civil do Estado de São Paulo vem trabalhando junto a vários órgãos do Governo, universidades, institutos de pesquisas e outros com o intuito de gerar Salas de Situação em todo o Estado.
O secretário explica que a Sala terá comunicação com a Defesa Civil do Estado e o DAEE, por meio da Defesa Civil Municipal, tendo o monitoramento em tempo real dos níveis do Rio Paraíba do Sul e proporcionando informações para o melhor planejamento de uso e ocupação do solo no município. Outro ponto inovador é o sistema de alerta que este projeto prevê, que possibilidade informações de alerta por telefonia celular, como ocorre no Japão.
De acordo com os termos da parceria, a Ong Vale Verde instalará a Sala de Situação e capacitará os agentes da Defesa Civil Municipal no decorrer de um ano, e assim o município estará preparado para dar continuidade ao sistema operacional dessa Sala de Situação.
Na avaliação da Defesa Civil Municipal, a população beneficiada diretamente em relação aos pontos de inundação, alagamento e escorregamento, esta em torno de 10 mil habitantes. Atualmente, em Guaratinguetá existe monitoramento nos seguintes bairros: Vila Galvão, Coelho Neto, Beira Rio I e Jardim Vista Alegre.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 30/08/2011
Área da Notícia: SEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário