sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lorena é exemplo de trabalho preventivo contra a Dengue




Na segunda-feira, 30 de janeiro, a TV Band Vale veio até Lorena para mostrar o trabalho de prevenção à dengue que está sendo feito na cidade.

O município, que teve uma das piores situações no ano passado, quando aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentas) pessoas contraíram, oficialmente, a doença (extra oficial fala-se em mais de 15000- quinze mil), chamou a atenção pela capacidade de organização no trabalho preventivo.

Desde que assumiu o executivo municipal, o Dr. Marcelo Bustamante se preocupou com a situação epidemiológica da cidade, convocou diversos secretários e pediu total empenho no trabalho preventivo contra a dengue, nomeando o Enf. MS. Valdemir Vieira como articulador municipal das ações de saúde coletiva e Carolina Codelo como Enfermeira chefe da vigilância epidemiológica de Lorena.

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Outras secretarias também foram capacitadas, como a educação que teve os seus mais de 600 professores se tornaram habilitados na prevenção a essa doença no ano passado pelo educador de saúde Davi Quadros e pelo Enfermeiro Valdemir Vieira.

As ações continuaram nas formaturas dos 2.500 alunos da rede pública de educação, momento cívico em que pais e alunos aprenderam como se livrar do mosquito e dos criadouros em 10 minutos.

E com este tema “Lorena na Campanha 10 minutos contra a Dengue”, a cidade está conseguindo resultados positivos, pois durante o mês de janeiro, nenhum caso positivo foi registrado na cidade e apenas três foram detectados nos últimos meses.

“Eu sempre oriento as pessoas a verificarem as suas casas de cima para baixo, ou seja, primeiro verificando as caixas d’água se estão bem vedadas, retirar água parada das lajes em casas que não tem telhado e verificar se não existe nada obstruindo o fluxo de água nas calhas. Depois recomendo para as pessoas que tem muros com proteção de cacos de vidros a verificarem os gargalos de garrafa, pois se estiverem inteiros, podem armazenar água de chuva e virar um criadouro em potencial. Depois oriento a olhar os pratos de planta e colocar areia até em cima, os ralos do quintal orientamos a colocar cloro uma a duas vezes por semana. Chamamos atenção para o banheirinho dos fundos que fica tempo sem uso, precisa estar vedado e dar descarga pelo menos duas vezes por semana. Falamos sobre os pneus, da lavagem do recipiente de água dos animais, da bandeja da geladeira, enfim, falo que quaisquer recipientes que possam acumular água é um potencial criadouro, até uma tampinha de refrigerante jogada no quintal, um brinquedo velho, qualquer coisa mesmo”, ressaltou o enfermeiro Valdemir Vieira.

O trabalho preventivo consiste em etapas: 1º Visita casa a casa e orientação dos agentes da dengue com retirada de criadouros e trabalho educativo. 2º Nessas visitas, os agentes distribuem um aviso de data e hora da operação cata bagulho para os moradores colocarem tudo que possa acumular ou esconder criadouros para a calçada. Nesta data, a secretaria de serviços urbanos vai para o bairro com máquinas e caminhões para a retirada do material, além da máquina roçadeira que limpa os campos e retira os lixos dos terrenos baldios.

“Lorena tem coleta de lixo três vezes por semana, então não há necessidade das pessoas jogarem lixo nos terrenos baldios. Nossa população tem de se conscientizar que para nos livrarmos desta doença temos de estar todos juntos, cada um fazendo a sua parte, pois como lembra a nossa campanha; DENGUE MATA E PODE TE MATAR OU QUEM VOCÊ MAIS AMA” finalizou Vieira.
Fredney Borges
Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário