sexta-feira, 29 de abril de 2011

Guaratinguetá ganha fábrica da maior empresa de vidros do mundo




Na manhã desta sexta-feira (29/04/11), no Clube dos 500 Hotel e Golfe, o governador paulista Geraldo Alckmin e o prefeito Junior Filippo anunciam oficialmente a implantação de uma fábrica da empresa multinacional de vidros planos AGC (Asahi Glass Company), em Guaratinguetá.
Além do governador, do prefeito e do vice-presidente da AGC, Akiro Endo, a cerimônia de assinatura do contrato com a empresa reuniu cerca de 400 pessoas entre deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e empresários da região.
Em seu discurso, o prefeito Junior Filippo destacou que a instalação dessa planta produtiva na altura do Km 60 da rodovia Presidente Dutra, em Guaratinguetá, foi uma grande conquista, pois se trata da primeira unidade da AGC na América Latina.
“Nós vamos devolver o investimento da empresa na aquisição do terreno por meio de ressarcimento de parte do ICMS recolhido pela empresa durante 20 anos”, garantiu o prefeito.
Geraldo Alckmin anunciou também a parceria com o município para as obras de duplicação da via de acesso entre a Dutra e a SP-62, beneficiando várias empresas instaladas naquela área e as cidades que compõem o circuito do turismo religioso.
“Além disso, vamos trazer para Guaratinguetá o programa Via Rápida, com seus cursos de qualificação profissional de 80 horas, para preparar a mão de obra da própria cidade conforme a demanda da nova fábrica” prometeu o governador.
Com o investimento de R$ 750 milhões, as obras de construção da fábrica, em um terreno de 500 mil m², devem ter início neste ano e sua capacidade de produção será de cerca de mil toneladas de vidro plano por dia.
A agência responsável pela atração de investimentos para o Estado (Investe São Paulo) estima que a fábrica entrará em operação em 2013, devendo gerar cerca de 500 empregos diretos, com a produção de vidros planos para o setor de construção civil (80% das vendas) e para a indústria automobilística (20% das vendas).
Nessa unidade de Guaratinguetá serão produzidas placas de vidro para janelas, fachadas, painéis de energia solar, vidros para design de interiores, soluções de arquitetura para construção verde, vidros integrados com iluminação (LED), vidros para carros e displays digitais integrados ao painel de vidro.
A Investe São Paulo informa que a AGC estuda a possibilidade de expansão da unidade de Guaratinguetá com o investimento de mais R$ 450 milhões e a contratação de outros 200 trabalhadores.
O segmento de vidros representa cerca de 45% das vendas globais da empresa AGC, que possui hoje mais de 50 mil funcionários em 200 países.
Neste sábado (30/04/11), às 10h, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, os empresários que pernoitam em Guaratinguetá serão apresentados à população pelo prefeito Junior Filippo. Esse ato será animado por apresentações de escolas de samba.
________________________________________

Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 29/04/2011
Área da Notícia: Gabinete

Um comentário:

  1. Parabéns ao prefeito Junior Filippo.
    Isso vem confirmar que Guaratinguetá está disposta a participar do crescimento do País.
    Essa nova indústria irá trazer novos empregos, desenvolvimento, rendas e maior movimento em nosso comércio e de toda a região.
    Importante lembrar que esse desenvolvimento deve ser totalmente sustentável, pois o nosso meio ambiente já está bastante degradado.

    ResponderExcluir