segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como fazer uma boa consulta médica?



O que é uma consulta médica?
Consultar é pedir opinião, conselho ou parecer. Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão.
Quais são as dicas mais importantes para uma boa consulta?
• Horário: Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma, chegar adiantado também poderá causar transtornos nas acomodações da recepção e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada. No cinema é assim, não é?
• Acompanhantes: A menos que se trate de pessoa importante e absolutamente necessária para fornecer informações sobre o paciente, o acompanhante não ajuda e pode até atrapalhar a consulta, além de ocupar lugares destinados aos pacientes na recepção. Dentro do consultório médico, pode haver até um certo constrangimento de sua parte ou do médico em perguntar alguma coisa, na presença de acompanhantes que não estejam familiarizados com o problema.
• Cronologia: Procure fazer um resumo do seu problema antes de encontrar o médico. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer. Evite ficar divagando ou "filosofando" sobre o tema.
• Medicação: Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou neste período que você se considera adoentado, mesmo que aparentemente não tenham nada a ver com o quadro. Se possível traga todas as receitas ou bulas destes medicamentos.
• Exames: Traga todos os exames relacionados com sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo que estejam normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Isto dá uma idéia aproximada da época de instalação da doença.
• Dúvidas: Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário