quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fechamento da igreja do Rosário - Taubaté



A partir da zero hora desta sexta-feira, 10/9/2010, a Igreja do Rosário de Taubaté ficará fechada por tempo indeterminado.
A determinação partiu do bispo diocesano Dom Carmo João Rhoden. Nenhuma atividade está autorizada para aquela igreja.
Embora a igreja tenha sua construção iniciada no século 18, o patrimônio não é tombado poro instituição estadual ou federal. Segundo o bispo, o prédio oferece risco de desabamento, assim como a igreja matriz de Tremembé e a capela do Pilar, em Taubaté. porém, nenhuma delas tem projeto provado de restauração.
Recentemente, obras do pintor Expedito Camargo Freire que estavam na capela do Cristo há mais de 40 anos foram de lá retiradas e guardadas e não estão mais à disposição da admiração pública.

História:
A Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos foi constituída no início do século XVIII, no altar da Igreja Matriz consagrado à Virgem do Rosário.
Uma capela foi construída pela Irmandade entre os anos 1700 e 1705, mas precisou ser reedificada para evitar o desabamento.
A reconstrução da capela começou aproximadamente em 1862, com poucos recursos financeiros, até que 20 munícipes fizeram associação com a Irmandade para auxiliarem nas obras.
A igreja já tomava a forma atual em 1879, quando as reformas estavam adiantadas, até que foram finalizadas em 1882.
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 7 de janeiro de 1925, por determinação do bispo de Taubaté, Dom Epaminondas Nunes de Ávila e Silva, e como 1º pároco, o padre Evaristo Campista César.
A paróquia conhecida como Igreja do Rosário, passou por algumas reformas que não mudaram o padrão arquitetônico colonial paulista, marcado por linhas sóbrias e harmoniosas das construções sacras. O interior da igreja possui o estilo denominado como Barroco Paulista.
A praça em frente à igreja recebeu posteriormente o nome “Praça Barão do Rio Branco”, mas ainda é conhecida com o nome original “Largo do Rosário”.
A igreja é a segunda paróquia criada em Taubaté, que atrai interesses dos estudiosos da arquitetura sacra tradicional do Vale do Paraíba.


Obs.: Quem pode dar mais informações talvez seja o último pároco da igreja,o padre Rodrigo Natal: telefone 8805-4806

CARLOS GOUVÊA

"cesgouvea@sabesp.com.br"

Nenhum comentário:

Postar um comentário