quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pindamonhangaba - Moreira César tem cerca de 100 mil atendimentos na saúde




A saúde de Moreira César apresentou um saldo positivo em 2011 com os atendimentos no Pronto Atendimento (PA) e Cisas, localizados na região central do Distrito. O PA teve 76 mil atendimentos e procedimentos gerais. Desde o primeiro trimestre; a fisioterapia atingiu seis mil atendimentos.
O PA de Moreira César, atualmente, conta com sete médicos plantonistas clínicos; sete médicos plantonistas pediátricos; um dentista; seis técnicos de Raio X; um médico radiologista; um ortopedista (ambulatorial); um fisioterapeuta; e duas ambulâncias. O atendimento é 24 horas.
“Assim como em outros locais da cidade, o Distrito de Moreira César atende um grande número de pacientes e o PA recebe diariamente muitos moradores que precisam de nós”, disse a coordenadora de saúde de Moreira César, Sandra Lujan.


Cisas

O Cisas teve 19 mil consultas e 20 mil visitas domiciliares. A Escola de Postura, um projeto que auxilia diversas pessoas que apresentam dores na coluna, atendeu 1.206 pessoas neste ano. O Cisas é composto por três equipes de PSF com três médicos, três enfermeiras; equipe de enfermagem; dois pediatras; três dentistas; e oferece procedimentos de inalação, coleta de preventivo, curativos e vacinação. Há também o atendimento de oftalmologia; farmácia; Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Escola da Postura.
O subprefeito de Moreira César, Carlinhos Casé, e o diretor de saúde e assistência social do Distrito, José Carlos Pinto, destacaram os programas sociais desenvolvidos pelo Cras, localizado dentro do Cisas de Moreira César. “Além do auxílio na saúde, temos os programas que recolocam o jovem na sociedade e o afirma como prioridade na nossa sociedade”, analisou Casé.


UBS Vila São Benedito

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Benedito conta com três pediatras; três clínicos geral; três ginecologistas. Há também o atendimento com cardiologistas, mediante agendamento com encaminhamento na recepção. São oferecidos aos moradores Roda de Terapia Comunitária; grupo de hipertensos e diabéticos; grupo de artesanato; de gestantes e 1ª consulta; e farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário