sábado, 24 de setembro de 2011

Guaratinguetá - Comitê de Bacias discute questões ambientais da região




Na próxima segunda-feira (26/09/11), às 14h, o assessor especial de Planejamento Estratégico, André Luis de Paula Marques e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Washington Luiz Agueda participam de reunião na sede do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), em Taubaté, para discussão dos seguintes temas:
• Drenagem Urbana
• Caracterização, definição e uso das áreas denominadas como várzeas e braço morto do Rio Paraíba
• Licenciamentos de áreas consolidadas em APP urbana
• Desassoreamento de cursos d'água
• Ações dos municípios para Implantação do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC)
• Estudos da Morfologia do trecho do Rio Paraíba do Sul, com influencia de assoreamentos
• Investimentos por demanda induzida pelo Comitê de Bacias
• Reavaliação da cota mínima de enchente a jusante do reservatório de Paraibuna.
A discussão das questões ambientais enfrentadas pelos municípios, principalmente quanto à Drenagem Urbana e licenciamentos ambientais foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, representada pelos engenheiros André Marques e Washington Agueda em outra reunião realizada com os dirigentes regionais da CETESB (José Roberto Shmidt) e DAEE (Nazareno Mostarda Neto).
Durante a reunião de segunda-feira, os secretários da Prefeitura farão uma exposição em Power Point, com a contribuição do município de Guaratinguetá para o evento.
O secretário Washington salienta que o relacionamento profissional entre Prefeitura, Cetesb e DAEE tem promovido avanços extraordinários para o desenvolvimento sustentável do município de Guaratinguetá. Segundo ele, esses dois dirigentes, enquanto representantes do Governo do Estado, não tem medido esforços para auxiliar o corpo técnico da Prefeitura e apontar soluções para as questões pertinentes ao meio ambiente e desenvolvimento da cidade.
“Obviamente essa credibilidade é porque todas as vezes que assumimos compromissos com eles, cumprimos dentro de cronogramas pré-estabelecidos, com profissionalismo e respeitando sempre a legislação vigente, somos de fato grandes parceiros”, conclui Washington.
O secretário espera que, efetivamente, essa reunião possa atender às expectativas do município para a solução de alguns processos que ainda dependem de entendimentos e ações conjuntas dos poderes municipais, estaduais, federais e do setor privado.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 23/09/2011
Área da Notícia: SEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário