terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sabesp solta 2.000 peixes no Paraíba do Sul




Os peixes estão de volta ao rio que abastece o Vale do Paraíba e três estados brasileiros; investimentos em tratamento de esgoto continuam e universalização deverá ser alcançada em 2014



São José dos Campos, 20 de setembro de 2011 – Pescadores, funcionários da Sabesp e um grupo de estudantes farão a soltura de 2.000 peixes no Paraíba, na próxima quinta-feira (22), às 9h30, quando se comemora o Dia do Rio Paraíba do Sul.

Os peixes, das espécies piabanha e lambari, foram doados pela CESP e serão soltos em trecho do rio no município de Tremembé, próximo à ponte sobre o Paraíba. O local fica a 200 metros da cabeceira da ponte, na margem esquerda do rio, com acesso pela Rodovia Pedro Celeste, km 4,8. (Veja mapa em anexo)

A soltura dos peixes simboliza o principal ganho ambiental obtido com o tratamento dos esgotos. Em menos de dois anos, os índices médios de coleta e tratamento de esgotos nas 24 cidades operadas pela Sabesp no Vale do Paraíba aumentaram para 85,% e 87,6%, respectivamente, com a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Taubaté/Tremembé e da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Vidoca, em São José dos Campos.

Como conseqüência, o oxigênio dissolvido nas águas do Paraíba aumentou e em 2011 alcançou níveis acima de 5 miligramas por litro –condição para que os peixes sobrevivam– em todo o trecho de São José dos Campos a Queluz, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

O Dia do Rio Paraíba do Sul foi criado pela Lei Estadual 12.094, de 11 de outubro de 2005. Além da CESP, a soltura dos peixes no rio contará com o apoio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Polícia Ambiental e Prefeitura de Tremembé.

Comemorações

Durante as comemorações do Dia do Rio Paraíba do Sul e do Dia da Árvore (21/9) a Sabesp também apoiará eventos promovidos pelas prefeituras de Pindamonhangaba, Taubaté e Lorena, Movimento Nascentes do Paraíba, Associação de Canoagem de Pindamonhangaba e Exército Brasileiro. Veja a programação:

Dia 21
- Lorena: Instalação de ponto de coleta do Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (Prol), da Sabesp, na escola Luiza Chagas. A escola funciona dentro da Floresta Nacional de Lorena. Haverá palestra sobre o Programa de Uso Racional da Água e participação do personagem Zé do Paraíba. Às 8 horas.

Dia 22
- Tremembé: Funcionários da Sabesp, pescadores e estudantes farão a soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul, próximo à ponte. Às 9h30.

- Pindamonhangaba: canoístas descerão o trecho do Rio Paraíba entre a captação de água da Sabesp e o Bosque da Princesa, um dos principais pontos turísticos da cidade, para recolher lixo nas margens do rio. A Sabesp fornecerá água aos participantes. Às 14 horas.

Dia 25
- Taubaté: corrida de encerramento da programação do Dia da Árvore e do Dia do Rio Paraíba do Sul. Os corredores receberão água da Sabesp nos postos de hidratação. Às 9 horas.






Assessoria de Imprensa Sabesp
Iara Gomes
(12) 3925-9632
igomes.cdn@sabesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário