terça-feira, 24 de agosto de 2010

Guaratinguetá - CAMPANHA CAMPO LIMPO: saiba como participar



A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) realiza, nesta quinta-feira (26/08/10), das 8h às 17h, no bairro rural da Colônia do Piagui, a Campanha Campo Limpo.
O secretário Washington Luiz Agueda salienta que todos os produtores do município de Guaratinguetá poderão participar da Campanha, devolvendo as embalagens vazias de agrotóxicos com ou sem as notas fiscais. “É dever de todos os produtores rurais a devolução dessas embalagens para cumprir o que determina a Lei Federal nº 9974/2000”, enfatiza o secretário.
A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana, do meio ambiente e possibilita o aproveitamento do produto resultante da lavagem das embalagens. Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas.
A Campanha Campo Limpo não receberá produtos de uso veterinários (vidros, seringas e agulhas). Nesses casos, o agricultor tem o prazo de até 1 ano (contado após a compra dos produtos) para devolver as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade indicada na nota fiscal de compra do produto.
As embalagens vazias devem ser preparadas para a devolução e cada tipo de embalagem deve receber um tratamento diferente. As embalagens terão que ser furadas (inutilizadas) e lavadas 3 vezes.
Saiba como lavar e devolver suas embalagens:
• Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque pulverizador.
• Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.
• Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos.
• Despejar a água no tanque do pulverizador.
• Realizar essa lavagem por 3 vezes.
• Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
O comprovante de entrega será emitido no local da devolução e deverá ser mantido por um ano para fins de fiscalização.
O secretário destaca que o plano de Ação para realização da Campanha Campo Limpo foi elaborado em conjunto e com apoio da CETESB, INPEV, Defesa Agropecuária, Polícia Ambiental e ADIAESP.
“Dessa forma, todas as ações estão amparadas na legislação ambiental vigente e irão contribuir para a melhoria do meio ambiente, em especial prevenindo possíveis contaminações de solo, a saúde do produtor rural e conseqüentemente de seus funcionários, destinando corretamente as embalagens de Agrotóxicos. Além do cumprimento da Lei, essa importante ação tem como objetivo a capacitação e integração dos produtores e instituições do segmento agropecuário”, conclui Washington.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 24/08/2010
Área da Notícia: SEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário