segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Guaratinguetá- Programa de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil



A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) de Guaratinguetá informa que está implantando o Programa de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil, visando atender à Resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
O secretário Washington Luiz Agueda explica que o primeiro passo foi o cadastramento dos carroceiros quer participarão da ação que vai garantir o bom funcionamento da Gestão dos Resíduos da Construção Civil. Foram cadastrados 48 carroceiros distribuídos em 26 pontos do município.
Segundo ele, o processo está sendo licenciado junto à CETESB, para que a Prefeitura possa construir os Ecopontos em algumas regiões do município, próximas dos locais, onde hoje os carroceiros já fazem seus pontos. Nesses ecopontos poderão ser entregues resíduos até a quantidade máxima de 1m³ (UM METRO CÚBICO) por carroceiros, diariamente.
"Assim que Prefeitura concluir a implantação dos ecopontos, com as devidas licenças ambientais, os carroceiros deverão entregar suas cargas nesses ecopontos de forma segregada, com os materiais separados e não poder jogar mais em qualquer terreno ou local inadequado”, enfatiza Washington.
Ações já efetivadas:
• Abertura do processo de licenciamento dos Ecopontos e Área do Aterro de materiais inertes pela SEAMA junto a CETESB, que deverá ser finalizado até setembro de 2010;
• Capacitação para os carroceiros quanto ao trato dos animais, feita pelos médicos veterinários da SEAMA Dr. José Fernando de Moura Reis e Dr. Rodrigo Coragem;
• Cadastramento dos carroceiros e levantamento dos pontos de carroça distribuídos no município;
• Pintura e identificação das carroças dos cadastrados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O secretário informa ainda que outras capacitações deverão ser ministradas quanto à triagem dos materiais, para que se tenha uma recepção organizada nos Ecopontos, além dos temas: Segurança no Trabalho e Legislação Ambiental, entre outros.
Quanto a eventuais taxas, a secretário salienta que os carroceiros serão isentos e a administração estuda a possibilidade de um incentivo para motivá-los à correta destinação dos resíduos.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 23/08/2010
Área da Notícia: SEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário