quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vinte e duas Estações de Tratamento de Esgoto da Sabesp são recomendadas para receber certificação ISO 14001

Com estas, companhia chegará a 26 instalações certificadas pela Norma, conquistando o melhor
resultado entre as empresas de saneamento no Brasil
A Sabesp teve 22 de suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) – da Região Metropolitana de São Paulo e também do interior - recomendadas para receberem a certificação ISO 14001. O anúncio foi feito durante a apresentação dos resultados das auditorias externas realizadas na empresa, na última semana. A certificação conjunta coloca a Sabesp como a primeira no Brasil a conseguir o resultado. Somadas, a empresa terá 26 ETEs certificadas, uma vez que as estações de Biritiba Mirim, Arujá e Salesópolis (Sede e Remédios) já tinham a certificação 14001. A meta é certificar 65 instalações até o final de 2010.

“O processo de certificação das instalações da Sabesp tem sido um aprendizado constante no sentido de incorporar a dimensão ambiental às boas práticas de gestão empresarial. Além disso, representa um enorme avanço no sentido de alcançar a universalização do saneamento, considerando a utilização sustentável dos recursos naturais, a partir da integração de estratégias e habilidades para a melhoria contínua das operações e negócios da Sabesp”, define o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

Além do atendimento aos requisitos legais, a norma ISO 14001 requer uma atuação comprometida com os princípios da prevenção à poluição e da melhoria contínua dos trabalhos de cunho ambiental desenvolvidos na companhia.

“A certificação sela os resultados positivos da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas instalações da Sabesp. O sistema é destinado a controlar os diversos aspectos e os possíveis impactos sobre o meio ambiente decorrentes das atividades e processos oriundos das ETAs e ETEs, com vistas a melhorar de forma contínua suas operações”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, Wanderley Paganini.

Juntamente com a implementação do SGA, foram fundamentais os processos de regularização das licenças ambientais e outorgas, além da contratação de serviços para realizar a complementação dos monitoramentos das ETEs, corpos d’água e resíduos, conforme a legislação vigente.


ETES QUE RECEBERÃO A CERTIFICAÇÃO

- Itapetininga/Distrito Rechan
- Pedrinhas Paulista/Sede
- Tupã/Parnaso
- Águas da Prata/Sede
- Colômbia
- Igarapava
- Rifânia/Sede
- Serra Azul/Sede
- jarinú
- Paulínia/EteCentral
- Pratânia/Sede - Bacia B
- Recreio Charqueada
- Caraguatatuba/ Massaguaçú
- Pariquera-açu/Sede
- Jacupiranga/Sede
- Pedro de Toledo/Sede
- Registro/Arapongal
- Itanhaém/Anchieta
- Mongaguá/Bichoro
- São José dos Campos /São Francisco Xavier
- Cachoeira Paulista/Distrito Embaú
- Suzano

Assessoria de Imprensa da Sabesp
Mariangela Devienne Ferreira
mferreira.fsb@sabesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário