sexta-feira, 17 de junho de 2011

Guaratinguetá - Campanha de Prevenção ao Alcoolismo promove Oficina na Praça




Dentro do Plano Integrado de Combate ao Crack e Outras Drogas, a Secretaria da Saúde de Guaratinguetá realizou, nesta semana, a CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá (Escola da Família).
Além de atividades como roda de conversa nas escolas municipais e estaduais, neste sábado (18/06/11), a partir das 9h, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, será realizada Oficina para Confecção de Murais de Grafite.
A secretária Nádia Meireles salienta que o uso abusivo de álcool é um grave problema de saúde pública em todo o país e está claramente associado a graves consequências agudas e crônicas.
Dentre essas consequências agudas, destacam-se a embriaguez (responsável por acidentes de trânsito e episódios de violência, incluindo homicídios) e doenças como hepatite e pancreatite. O uso abusivo de álcool é responsável por 70% das mortes violentas e por 60% dos acidentes de trânsito e de trabalho.
Dentre as consequências crônicas, destacam-se o quadro de dependência do álcool e doenças como a cirrose hepática e problemas cardíacos.
O uso considerado nocivo, para homens, é qualquer ingestão diária, não cumulativa, maior do que 2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho ou 1 dose de whisky. Para mulheres, a ingestão máxima diária é a metade da dose para os homens.
Dentre as vantagens de não se consumir álcool, podemos destacar: melhor desempenho no estudo, melhor resultado no trabalho, melhor relacionamento com os amigos e a família, utilização mais adequada do dinheiro, melhores condições de saúde, ausência de “ressaca” e maior segurança ao dirigir.
Com essa campanha, os estudantes receberam informações sobre as características básicas desse mal, estimulando a manutenção de uma vida saudável sem o uso abusivo do álcool, foi também uma excelente oportunidade para debater um problema tão relevante em termos de saúde pública, responsável pela maior parte das mortes evitáveis no mundo.
Confira a relação das escolas visitadas durante a campanha:
• Escola Estadual Dinah Mota Runha (Parque São Francisco)
• Escola Estadual Joaquim Vilela (Nova Guará)
• Centro de Recuperação Nova Vida em Cristo
• Escolas da Unidade da AME
• UBS Oswaldo Cuz e Centro de Saúde
• Unidade São Dimas - Salão Paroquial
• UBS da Pedrinha.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 17/06/2011
Área da Notícia: Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário