quinta-feira, 9 de junho de 2011

Guaratinguetá implanta Sistema de Coleta Seletiva do Município




Neste sábado (11/06/11), às 9h, a Prefeitura de Guaratinguetá implanta oficialmente o Programa de Coleta Seletiva de Lixo em toda a cidade. A festa de lançamento será no Parque Ambiental Santa Luzia com a participação de autoridades, estudantes da Rede Municipal de Ensino e de moradores de todos os bairros.
O lançamento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e contará com todas as atrações da Ação Cidadania: atendimento de saúde, recreação infantil, brinquedos e show musical.
O assessor de planejamento estratégico da prefeitura, engenheiro André Marques salienta que, a implantação do Programa de Coleta Seletiva no município visa atender às políticas públicas do prefeito Junior Filippo na área de meio ambiente. "Depois do fim do lixão e da criação da Cooperativa Amigos do Lixo como prestadora de serviço para separação do lixo, o município dá um passo a frente na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos", afirma André.
Segundo ele, a intenção é a implantação da Coleta Seletiva em 100% da cidade, que será feita gradativamente, objetivando que até o final do ano, todos os bairros do município já estejam com o sistema implantado.
O engenheiro explica que, para a realização dessa meta, um moderno sistema de monitoramento está sendo implantado nos caminhões que farão a coleta seletiva. Cada veículo terá um GPS e no site da SAEG será disponibilizado um mapa onde será possível observar o translado desse caminhão: o local em que se encontra e por onde já passou. Dessa forma, o munícipe poderá acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema. “A transparência é um dos destaques desse sistema. Caso haja falha na coleta é possível identificá-la com precisão para eventuais correções”, enfatiza André.
Segundo ele, todo o lixo seco será enviado para a Cooperativa Amigos do Lixo, que fará sua separação para a reciclagem. “É importante ressaltar que a coleta do lixo úmido não muda, mas a população deverá ficar atenta para colocar o lixo na data certa. Quem pratica Coleta Seletiva, contribui com o meio ambiente e também com a economia, pois quanto menos lixo úmido gerado, menos vamos pagar pela sua coleta e destinação final em aterro sanitário. Futuramente, isso vai reduzir inclusive a taxa de lixo paga pelo consumidor”, ressalta o assessor.
No site da SAEG, também será possível acompanhar em um mapa a evolução da implantação do sistema na cidade. Conforme o bairro começar a ser atendido, a cor da região no mapa irá mudar. No site da Prefeitura e no do SAEG o morador poderá se informar sobre os dias da semana em que o caminhão da coleta seletiva passará por seu bairro a partir do dia 11 de junho.
Futuramente, a Prefeitura pretende instalar no Parque Ambiental um posto de coleta apelidado de “ECOTUDO”. O local será uma referência para que o munícipe entregue o lixo que ele não sabe qual destino dar, como por exemplo, aparelhos eletrônicos. “Com a coleta seletiva em toda cidade, e
posteriormente, com a implantação do ecotudo, poderemos garantir que Guaratinguetá é uma cidade que pratica 100% de coleta seletiva”, finalizou André Marques.
________________________________________
Redação: Serviço de Comunicação | Data da Notícia: 09/06/2011
Área da Notícia: Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário