segunda-feira, 6 de junho de 2011

Oficinas de reciclagem marcam Semana do Meio Ambiente




clipping
Com objetivo de despertar a atenção para a questão da recihttp://www.blogger.com/img/blank.gifclagem, a artesã Vanessa Wentzel proporcionou neste sábado (4) aos visitantes da exposição da Semana do Meio Ambiente, na Concha Acústica, em Brasília, uma aula de como usar a criatividade e a imaginação para dar nova função e forma a materiais que seriam descartados.
A atividade integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5). Na oficina de reciclagem de garrafas PET, Vanessa mostrou aos participantes técnicas de reaproveitamento do material por meio de confecção de flores e borboletas artesanais. Para isso, utilizou garrafas de refrigerente de dois litros, tecidos de algodão e cola.
A artesã explicou que, colocando a criatividade em ação, diversos materiais podem ser produzidos, como porta-objeto, candelabro, brinquedos e peças de artesanato. Ao final, todos que participaram levaram suas confecções para casa e uma sacola retornável de brinde.
Vanessa ensinou também a fazer um modelo de porta moedas customizado com caixa de leite. Para isso, utilizou apenas dobraduras, após ter cortado a parte de cima da embalagem, que ainda foi reaproveitada para fazer a aba de fecho do porta moedas com finalização em velcro. O produto final foi revestido com tecido colorido, dando forma e acabamento ao acessório. De acordo com a artesã, com a caixa de leite ainda é possível fazer bolsas artesanais e carteiras de mão para festa.
Crochê de sacolas plásticas – Já a artesã Margareth Sabóia apresentou técnicas de trabalhos de crochê de sacolas plásticas, que são cortadas e transformadas em um grande fio, torcido e enrolado nos dedos até formar um novelo. A partir desse ponto, é só usar a técnica tradicional do crochê para produzir sacolas, bolsas, carteiras e outros acessórios. A dica da Margareth é sempre molhar a ponta da agulha em óleo para evitar que o plástico grude na mão.
Além das sacolas plásticas, é possível reutilizar sacos de fralda, de jornal, de verdura, de papel higiênico, de revista, de travesseiro, de pão de forma, enfim, todo tipo de saco. Basta utilizar em uma peça sempre o mesmo tipo de saco, com a mesma espessura, para que não dê diferença no produto final. (Fonte:
Aloma Petine/ MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário